Terceirização do serviço de recrutamento e seleção: vale a pena?

A busca por novos talentos é uma demanda que toda empresa tem. Diante da importância desse trabalho, é preciso definir os responsáveis por ele, o que nem sempre precisa acontecer em um processo interno. Sua empresa já pensou em terceirização de recrutamento e seleção?

Delegar o recrutamento a uma empresa qualificada traz inúmeros benefícios, como o desafogo do setor interno, a certeza de contar com processos modernos de seleção, e a captação dos melhores profissionais do mercado.

Se interessou por essa possibilidade? A seguir, saiba mais sobre a terceirização desse serviço e veja como contratar a melhor empresa!

O recrutamento e seleção feitos internamente

Colaboradores competentes são peças importantes para a obtenção de bons resultados. Eles são capazes de se adaptar à cultura organizacional e entender as demandas da empresa, contribuindo assim para o desenvolvimento dela no alcance de suas metas estratégicas.

Entretanto, captar esses talentos é uma missão mais difícil do que parece. Os processos de recrutamento e seleção devem avaliar diversos aspectos dos candidatos, o que requer tempo e dedicação. Naturalmente, essas obrigações são do setor de RH, porém, será que ele é capaz de se dedicar a isso?

As demandas desse departamento são inúmeras: folhas de pagamento, treinamentos internos, controle de pontos e muitas outras obrigações. O setor de Recursos Humanos é fundamental para o bom funcionamento da empresa e, se ela não for de grande porte, pode ser que um processo seletivo o sobrecarregue.

Nesse caso, o problema acontece de duas formas: as demandas cotidianas e de extrema relevância para o bom funcionamento do negócio serão prejudicadas, enquanto o recrutamento e seleção talvez não sejam feitos com a mesma atenção e competência. Vale a pena arriscar?

A terceirização de recrutamento e seleção

Delegar um processo importante a uma empresa 100% especializada vai parecer sempre uma melhor opção. A terceirização de recrutamento e seleção tem crescido como tendência, primeiramente pela capacidade de execução em alto nível, mas também por questões de organização de demandas.

Ao optar por esse modelo de captação de colaboradores, a empresa deixa todo o processo nas mãos de um prestador de serviço capacitado para oferecer o melhor resultado. Essa assertividade vem por meio de procedimentos modernos e capazes de avaliar com precisão a capacitação dos candidatos.

Desse modo, a empresa contratante não precisa se preocupar em equilibrar o processo de recrutamento e seleção com as outras demandas do RH, tendo ainda que garantir a eficiência máxima em todas as demandas. Terceirizar é desafogar com a certeza de que os resultados serão potencializados, ou seja, os melhores talentos farão parte da sua empresa em breve.

A economia obtida com a terceirização

A terceirização de recrutamento e seleção pode ser uma excelente saída para a sua empresa economizar. Como a legislação trabalhista é bastante complexa e dificulta a logística e organização de algumas empresas, pode valer muito a pena avaliar o investimento de serviços terceirizados.

Dependendo do tamanho do seu negócio, o investimento será menor optando pelos serviços de recrutamento e seleção. Pesquise o mercado, as atuais despesas com os profissionais contratados e os investimentos disponíveis. Se tudo indicar que a terceirização é ideal, faça um teste.

Se você está em dúvida se compensa terceirizar os serviços de recrutamento e seleção, basta calcular quanto sua empresa gasta com o departamento interno de recursos humanos.

Considere os valores gastos na contratação de pessoas, na compra de equipamentos gerais (tanto materiais de escritório quanto computadores e eletrônicos), nas possíveis expansões de espaço e outros pontos importantes. Se sair mais barato, pode valer a pena!

Além da economia em dinheiro, deve-se levar em conta que um serviço de RH terceirizado tende a manter os processos tecnologicamente atualizados e em dia com as muitas alterações legislativas.

As vantagens da terceirização de recrutamento e seleção

Na prática, antes de fazer essa opção, é preciso entender o que a terceirização de recrutamento e seleção pode trazer de benefício para a empresa. Conheça agora alguns fatores que ajudam a entender como essa alternativa pode ser a escolha certa para o seu negócio.

Redução de custos

Um processo de recrutamento e seleção gera custos, o que muitas vezes pode pesar nas finanças da empresa. Naturalmente, terceirizar também gera, porém, na maioria dos casos esses valores ficam até mesmo menores, ou iguais. Mas há uma relação custo-benefício muito interessante, já que a empresa não terá nenhum tipo de esforço.

Redução de esforços

Para o setor de RH, se dedicar à captação de talentos é uma demanda que exige muitos esforços, tempo e dedicação. Apesar de ser parte de suas obrigações, pode ser um trabalho que atrapalhe outras tarefas fundamentais, especialmente em pequenas e médias empresas.

Ao delegar a um prestador de serviços especializado, seu negócio pode se dedicar a outras demandas, mantendo o equilíbrio e a organização no setor de RH.

Excelência de resultados

A principal vantagem da terceirização de recrutamento e seleção é a certeza da captação dos melhores profissionais, em resultados de excelência. Evitar a preocupação de equilibrar o tempo e o esforço entre as demandas, fazer um investimento justo e ter um resultado preciso, de acordo com o esperado, parece vantajoso, não?

O que considerar antes de terceirizar

Todas as decisões dentro de uma empresa devem ser tomadas com embasamento forte, uma vez que envolvem fatores cruciais como o tempo para a realização da demanda, quantos colaboradores precisam ser envolvidos, o investimento necessário e, principalmente, o retorno que todo esse processo vai trazer.

A terceirização de recrutamento e seleção pode ser uma opção muito importante para a sua empresa. Mas, para que seja uma decisão acertada e que agrade inteiramente, é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Acompanhe abaixo o que você deve considerar antes de optar por terceirizar esses serviços.

Verifique a qualificação e a especialização

Ao buscar uma empresa de prestação de serviços na área de recrutamento e seleção, é necessário verificar o nível de qualificação dos profissionais que atuam nela. Na hora de contratar, saiba que é preciso haver um treinamento específico sobre a empresa para que o fornecedor tenha plenas condições de atender com excelência as suas funções de recrutamento.

Para se destacar, uma boa empresa de seleção precisa agregar valor e ter um diferencial, e isso depende muito de sua equipe e da capacidade desses profissionais de entenderem as necessidades da empresa contratante. A qualidade dos colaboradores captados pela assessoria terceirizada será compatível à qualidade e à capacitação dos recrutadores. Portanto, preze pelos melhores à sua disposição!

Escolha entre online ou offline

Empresas que prestam assessoria em recrutamento e seleção podem exercer as suas atividades das mais variadas formas. Algumas têm espaço físico onde realizam as atividades, enquanto outras são praticamente 100% virtuais, à exceção de um local que normalmente é utilizado para entrevistas.

Vale avaliar qual é o perfil de serviço que você busca e a sua demanda. Essas questões costumam pesar no momento de optar por um ou outro prestador de serviço. O ideal é se atentar ao custo-benefício, o que envolve entender se a escolha que você fez vai trazer, além de praticidade e comodidade, competência.

Considere o histórico e a credibilidade

Na hora de escolher a agência terceirizada, leve em conta o histórico e os clientes já estabelecidos. Cheque se a documentação está em ordem e se ela não enfrenta problemas trabalhistas. Esse procedimento básico de avaliação vai garantir que, ao final do processo, você tenha o resultado esperado.

Atualmente, é bem mais fácil buscar mais informações sobre o histórico das empresas. Uma simples pesquisa na internet traz resultados concretos, provenientes de sites especializados em avaliar serviços específicos.

As redes sociais também têm um papel importante nessa etapa, graças às avaliações que os próprios clientes podem fazer. Também vale checar esse tipo de feedback, pois ele é autêntico e representa a satisfação de quem contrata o serviço.

Busque empresas alinhadas com os valores do seu negócio

A cultura organizacional da empresa é algo que deve ser muito valorizado nesse processo. Um ponto crucial ao recorrer à terceirização de recrutamento e seleção é deixar claro que o colaborador buscado precisa ser adequado aos valores do seu negócio.

Para conseguir isso, a empresa que vai prestar o serviço deve estar bem alinhada com esses valores, exigências e cultura organizacional. Pode ser frustrante ter um novo funcionário que apresente dificuldades em se adaptar — pior ainda se ele foi captado por meio de uma empresa especializada.

O investimento tem que ser preciso, com o resultado mais próximo possível do esperado pela empresa contratante. Sendo assim, é importante avaliar o alinhamento entre a prestadora e a contratante em relação aos valores e à cultura organizacional.

Exija consideração pelas especificidades da sua empresa

É natural que as empresas apresentem especificidades no dia a dia de trabalho, algo que pode ser influenciado pelo seu tipo de atividade, seu segmento e uma série de outras questões. Consequentemente, esses fatores vão influenciar na maneira como os colaboradores encaram suas demandas no dia a dia.

Dentro dessas situações específicas, é importante captar o colaborador que estará mais bem preparado para atender a essas características que os cargos exigem. Assim, a captação vai ser acertada, ou seja, trará uma pessoa preparada para entregar bons resultados para o negócio.

Buscar por recrutadores especializados é um diferencial que traz resultados a curto e médio prazo para a empresa, e nada impede que isso possa ser terceirizado com excelência. Adotar esse sistema garante possíveis melhorias dos processos de contratação, refletindo não apenas na produtividade do RH, mas no progresso e na qualificação de toda a empresa.

O serviço de consultoria pode ser a melhor opção ao buscar a terceirização de recrutamento e seleção para a sua empresa. Vai garantir que você consiga captar gente preparada para se adaptar ao seu negócio e trazer resultados satisfatórios, fazendo valer o investimento.

O que acha da ideia da prestação de serviços de recrutamento e seleção? Deixe um comentário com sua dúvida ou opinião. Teremos o prazer de interagir com você!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment