Quais são as tendências de recrutamento e seleção em 2020?

Imagem de capa do post Quais são as tendências de recrutamento e seleção em 2020?
Imagem conheça o Compleo

As inovações tecnológicas às quais indivíduos e companhias têm tido acesso criaram uma série de mudanças na sociedade e no universo corporativo. Nesse novo cenário em que estamos inseridos, é fundamental que o time de gestores se mantenha por dentro de novidades relevantes, como as tendências de recrutamento e seleção.

Esse cuidado é indispensável, pois, se for deixado de lado, a companhia em questão pode ficar em desvantagem na captação de talentos, uma situação que tende a refletir negativamente em seu desempenho, reduzindo, assim, a sua participação no mercado.

Você gostaria de conhecer as novidades que tendem a impactar o recrutamento e a seleção de talentos em 2020? Leia o artigo e descubra as principais tendências para essa atividade!

Por que o gestor de RH precisa ficar atento às tendências de recrutamento e seleção?

Como foi citado na introdução deste artigo, ao deixar de lado as principais tendências de recrutamento e seleção, o time de gestores coloca a empresa, administrada por eles, em uma situação de desvantagem frente a negócios que já estão alinhados às novidades do mercado. A grande questão é: por que isso acontece?

A resposta para essa pergunta é simples! As novidades na captação de talentos tornam os procedimentos que envolvem essa tarefa mais simples e eficientes, de modo que o sucesso em sua execução atinge níveis mais elevados do que os anteriores, quando novas práticas e tecnologias não eram utilizadas.

Por essa razão, podemos alegar que a aplicação das tendências de recrutamento e seleção abre espaço para que a empresa tenha acesso a talentos de qualidade e permite que ela crie um ambiente interno atrativo para esses profissionais, reduzindo, assim, sua rotatividade e a saída de talentos.

Quais as principais novidades nessa área?

Ao elevar a eficiência na realização de diversas tarefas e, ao permitir que conhecimentos e informações sejam trocados com maior facilidade, o advento da tecnologia influenciou, de modo profundo, nossa sociedade. É natural que esses impactos se estendam ao universo corporativo e cheguem a práticas estratégicas, como a seleção de talentos.

Para que você entenda melhor esse tema, separamos algumas novidades que tendem a crescer e a ganhar espaço já em 2020! Continue a leitura e tenha acesso a esse conhecimento!

Automação de processos

Não é novidade que, durante sua operação, uma companhia deve executar uma série de procedimentos, para que a realização de suas tarefas seja bem-sucedida, uma realidade que obviamente se aplica ao RH e à realização de processos seletivos. O problema é que, ao lidarem com processos repetitivos, os profissionais podem ficar sem tempo para realizar tarefas mais estratégicas com a devida dedicação.

Por exemplo, ao receber um volume muito elevado de currículos, o time de Recursos Humanos pode ter dificuldade em analisar todas as informações relevantes e ainda elaborar as demais etapas do processo seletivo. Felizmente, a automação de processos surge como uma solução para esse problema!

Por meio dela, os colaboradores do RH podem confiar a execução de determinadas atividades a um software especializado, o que abre espaço para que eles foquem a execução de atividades mais estratégicas.

Marca empregadora

Em um mercado competitivo, em que os melhores talentos são disputados pelas empresas, contar com um diferencial para atrair os melhores candidatos é indispensável para que uma companhia alcance o sucesso. Nesse contexto, a marca empregadora é de suma importância.

De um modo mais simples, podemos descrevê-la como o conjunto de qualidades que torna a empresa um ambiente interessante para os profissionais no mercado. Para alcançar esse resultado, a organização em questão precisa fazer mais do que simplesmente oferecer benefícios. Ela deve criar um ambiente em que, de fato, seus talentos possam crescer, conquistando o devido reconhecimento.

Experiência do candidato

É interessante ressaltar que a experiência do candidato está relacionada à marca empregadora. Afinal, o modo como uma companhia trata os participantes de seus processos seletivos tende a se refletir em sua imagem, o que impacta sua marca. Além disso, ao dar mais atenção a cada candidato, a companhia é capaz de identificar talentos com mais facilidade, o que eleva o sucesso do processo seletivo.

Para implementar essa novidade, o time de RH deve pensar na experiência do candidato como um todo, desde a criação da vaga até a realização do processo seletivo e do momento em que ele recebe o feedback a respeito de sua participação.

Banco de talentos

Quando um processo seletivo eficiente é elaborado, um grande número de talentos tende a responder a ele. Desse modo, mesmo os profissionais não selecionados costumam apresentar qualificações e experiências úteis para a empresa. Por essa razão, simplesmente descartar esses profissionais é basicamente um desperdício.

Ao criar um banco de talentos, a companhia é capaz de manter contato com esses candidatos e enviar, para eles, anúncios de vagas alinhadas ao seu perfil, o que tende a tornar os futuros processos seletivos ainda mais rápidos e eficientes.

Entrevistas ao vivo online

O trabalho remoto tem se tornado cada vez mais praticado nas empresas, o que cria uma situação em que, muitas vezes, os colaboradores nem precisam morar no mesmo país em que a empresa está sediada. Nesse cenário, a realização de entrevistas presenciais não faz tanto sentido.

Mesmo para o preenchimento de vagas tradicionais, em que os colaboradores devem realizar suas atividades na empresa, essa prática tende a ser muito vantajosa, pois reduz os custos necessários para a operação e ainda torna todo o processo mais rápido.

Graças a essas características, as entrevistas ao vivo online já são consideradas uma das principais tendências de recrutamento e seleção para 2020.

Como o gestor de RH pode se manter por dentro das tendências de recrutamento e seleção?

Para se manter inteirado a respeito das novidades mais relevantes para a execução de processos seletivos, o gestor pode acompanhar fontes seguras de informações, como o nosso blog.

Outras fontes interessantes de atualização são os eventos e congressos que tratam do assunto, sejam eles no Brasil, sejam eles no exterior.

Quais as novidades do Compleo para 2020?

Atenta a essas mudanças, a equipe do Compleo está atualizando sua plataforma para elevar ainda mais a eficiência de suas funcionalidades, garantindo, assim, um nível ainda mais alto de qualidade para seus clientes. Além disso, a equipe está elaborando novas soluções em Inteligência Artificial e na automação alinhada à análise de dados para o RH.

Tais atualizações têm a finalidade de manter a plataforma do Compleo como a solução mais completa e eficiente para a otimização de processos seletivos.

Em um mercado que evolui rapidamente, manter-se atento às novidades é indispensável para que um gestor seja eficiente. Sem esse cuidado, sua companhia tende a ficar para trás, perdendo espaço para negócios mais alinhados à realidade do mercado.

Depois da leitura deste artigo, você entende a importância de se manter por dentro das tendências de recrutamento e seleção. Que tal contar com os serviços de uma plataforma alinhada às realidades do mercado e que continua se desenvolvendo para atender melhor às demandas de seus clientes? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais da plataforma do Compleo!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados