Software para empresas: conheça os principais e suas vantagens!

Imagem de capa do post Software para empresas: conheça os principais e suas vantagens!
Imagem conheça o Compleo

Na era digital, recursos tecnológicos e ferramentas avançadas são indispensáveis no mundo corporativo. Encontrar um bom software para empresas é parte crucial do trabalho, independentemente da sua finalidade. Há soluções de todos os tipos, desde a gestão completa de uma empresa até o suporte para processos seletivos.

Entre as diferentes categorias, há algumas ferramentas mais essenciais e que têm sido reconhecidas como indispensáveis. O momento atual praticamente obriga as companhias a terem aplicações que ofereçam suporte ao cotidiano. É fundamental conhecer quais recursos podem gerar mais competitividade e produtividade.

Neste post, você entenderá quais são os softwares mais importantes do momento, quais funcionalidades eles apresentam e quais benefícios proporcionam. Confira!

Software de gestão

Tudo começa pela gestão da empresa e, nesse caso, estamos falando de um ERP. Trata-se de uma plataforma em que todas as demandas da empresa podem ser gerenciadas, operadas e controladas. A ideia é que esse software seja uma interface única e conecte os setores da companhia para que tudo possa ser gerenciado.

O que torna isso possível é justamente a amplitude de operações que são geridas nesse ambiente. Os ERPs são completos e dividido em módulos, geralmente com alguns principais como:

  • logística;
  • financeiro;
  • comercial;
  • contábil;
  • CRM;
  • marketing;
  • RH.

É como se cada departamento da companhia tivesse seu módulo próprio para automatizar tarefas e aproveitar ferramentas de suporte às demandas, além de gerenciar processos e dados. A questão é que os módulos são integrados, ou seja, é possível trocar arquivos e informações dentro desse ambiente sem maiores dificuldades.

O software de gestão também se apresenta de maneira otimizada, na maioria das vezes hospedado em nuvem. Isso facilita muito o uso, já que gestores e colaboradores conseguem acessá-lo de qualquer local e a qualquer hora.

Software para emissão de NF-e

A parte contábil da empresa também precisa de suporte para suas atividades. Não é difícil entender o tamanho da responsabilidade de gerir o faturamento e os resultados referentes às atividades. As NF-e são indispensáveis em qualquer negócio que trabalhe com a venda de produtos, já que o documento é um atestado ao consumidor. Hoje, a emissão é totalmente eletrônica, feita dentro do ambiente de plataformas digitais. Até por isso, a tradicional nota fiscal virou NF-e, ou seja, é um modelo eletrônico.

Os softwares que dão suporte para a gestão contábil e a emissão das notas têm como proposta a automação das tarefas e o aumento da agilidade. Não é preciso mais perder tanto tempo preenchendo informações completas para que constem nas notas, ou mesmo inserir destalhes de tributação, como o ISS.

Com um software de emissão de NF-e, basta preencher o valor do produto, descrever o que foi vendido e então o documento é gerado automaticamente com todas as informações imprescindíveis.

Software para recrutamento e seleção

Um software para empresas também pode ser dedicado a questões mais estratégicas, como a contratação de novos colaboradores. Afinal, encontrar o profissional certo para ocupar uma posição na companhia é fundamental para as pretensões.

Por isso, uma plataforma de apoio à captação de talentos já é uma realidade. É possível contar com um software que trate de todas as etapas do processo, como:

Do início ao fim do processo, gestores e colaboradores de RH conseguem otimizar todas as etapas, tornando esse fluxo muito mais rápido. Não é novidade que um processo tradicional de seleção seja mais demorado e gere custos.

O software ajuda justamente a reduzir a operação, chegando ao talento ideal mais rapidamente. Entre as funcionalidades, a entrevista por vídeo é uma das mais avançadas e que geram resultados precisos.

O candidato grava um vídeo com suas respostas às perguntas enviadas e, com esse material o RH pode fazer uma análise detalhada. Isso é possível graças ao suporte da ferramenta, que consegue trazer percepções por meio do comportamento e das emoções do candidato durante o vídeo.

Software de automação de marketing

Falar de software para empresas sem citar as ferramentas de automação de marketing seria um erro grave. Essas plataformas têm feito muita diferença para dar suporte à entrega de campanhas, à captação de novos clientes e ao disparo de e-mails. Toda estratégia de marketing passa pelo uso desses softwares, cada vez mais indispensáveis. Hoje, uma empresa praticamente não sobrevive no mercado se não tiver boas estratégias de marketing digital bem planejadas.

Para os profissionais da área, lidar com a imensidão do volume de dados e informações necessárias seria impossível sem a automação. Seja na análise de informações de interação com colaboradores, seja no disparo de anúncios, fazer isso manualmente tomaria tempo demais.

A automação é, acima de qualquer coisa, uma ferramenta totalmente indispensável. Mais do que simplesmente ajudar de forma ativa, esses softwares também auxiliam com análise das métricas referentes às ações de marketing. Elas trazem resultados do seu próprio trabalho, o que ajuda a gerar indicadores e acompanhar a eficácia das campanhas planejadas pelo setor.

Software de gestão de equipes e tarefas

Entre uma seleção básica de software para empresas, os que são voltados à gestão de tarefas e equipes são indispensáveis. Cada departamento da empresa tem projetos mais complexos e demandas que precisam de várias pessoas envolvidas, formando equipes de trabalho.

Elas precisam ter a organização necessária para garantir que essas demandas sejam finalizadas. Nesses softwares, é possível criar diferentes grupos de trabalho, sempre incluindo as pessoas envolvidas nele. Assim, a plataforma terá uma interface voltada para otimizar o desempenho dos processos, gerando um ambiente de troca de informações e registros de quais etapas já foram concluídas.

A gestão dessas equipes em um ambiente próprio para isso traz um ganho muito estratégico para controlar cada tarefa importante na empresa. Dessa forma, os processos ficam mais bem estruturados, com as etapas do fluxo devidamente separadas. A tendência é que isso gere mais organização, atenção e produtividade.

O uso de software para empresas é parte da realidade atual das organizações. Na era da transformação digital, a tecnologia precisa ser parte da estrutura da empresa, que terá melhor desempenho se associar seus processos a essas plataformas.

Mais conteúdos como este podem fazer diferença na sua rotina? Então, assine nossa newsletter e receba nossos posts diretamente no seu e-mail!

E-book Marketing e RH

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados