Software de recrutamento e seleção: use para otimizar processos

Com o crescente desenvolvimento de mercado, vários setores têm ganhado mais destaque no que diz respeito ao posicionamento estratégico de uma empresa. Esse é o caso da área de recursos humanos.

Por ser responsável pela integração de pessoas e operações, sua atuação deve ser cada vez mais precisa. Além de ter uma equipe muito bem preparada, tecnologias e plataformas de gestão são boas alternativas para otimizar o trabalho minucioso a ser feito.

Entre as várias ferramentas oferecidas como soluções para essa questão, uma das que mais traz benefícios é o software de recrutamento e seleção. Por meio de um controle automatizado, é possível agilizar diversos processos relativos a esses serviços e ainda conseguir análises e resultados com muito mais precisão. Mas não é só isso: a alternativa ainda gera economia de tempo e dinheiro para a empresa que decide adotá-la.

Quer conhecer outras possibilidades atreladas ao uso de tecnologia para recrutar e selecionar novos colaboradores? Então continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto tão atual e importante.

A segurança no armazenamento é garantida

Hoje, a documentação em papel está sendo deixada de lado aos poucos para ser totalmente digitalizada. Sendo assim, é essencial que os dados sejam mantidos de forma segura, tanto para não se perderem quanto para preservar a integridade dos candidatos participantes de processos de recrutamento e seleção. Com o uso de um software adequado, não há preocupações a respeito disso.

Ele será desenvolvido para memorizar todas as informações necessárias em um servidor ou em computadores autorizados da empresa. Na maioria das vezes, é possível deixá-las ainda mais protegidas ao permitir seu acesso somente por meio de senhas criptografadas.

A segurança garantida pela ferramenta também é importante para se cumprir a lei. Periodicamente, auditorias e fiscalizações são solicitadas e é muito mais fácil verificá-las digitalmente em vez de ter que fornecer e organizar inúmeros papéis.

O cumprimento de prazos é garantido

Grande parte dos aplicativos e softwares de recrutamento e seleção tem uma função para alerta de prazos. Ou seja, sempre que alguma data importante de avaliação, entrevista ou feedback de candidatos estiver próxima, o sistema emite uma notificação para que o responsável tome as providências a fim de cumprir a determinação o quanto antes.

Dessa forma, vários transtornos são evitados e a organização se faz presente de forma intrínseca em todos os processos da etapa de contratação. As obrigações também passam a ser realizadas de maneira mais metódica, o que é muito bom para aumentar o rendimento e a produtividade da equipe que trabalha no setor.

O cruzamento e análise de dados dos candidatos é mais objetivo

Logo no início de um processo seletivo, é fundamental analisar de forma ampla e detalhada o histórico profissional dos interessados. Com a utilização de uma plataforma virtual, a análise é realizada em poucos minutos, o que um profissional demoraria, pelo menos, algumas semanas para finalizar. O relatório obtido pode ser compartilhado com o gestor e com os outros membros da equipe para afunilar as opções.

Por meio dessa organização, fica mais simples identificar os talentos que tenham realmente o perfil da empresa. O software consegue peneirar somente os cadastros que mostrem certas características preestabelecidas e direciona ainda melhor a escolha do RH.

Para completar, as informações obtidas podem ser cruzadas e integradas. Com isso, as decisões relacionadas a salário, benefícios e serviços a serem prestados são tomadas de forma mais estratégica e com o conhecimento de todos os setores que estejam com cargos em aberto.

A economia obtida para a empresa é inegável

O software de recrutamento e seleção também é vantajoso para a empresa que visa corte de gastos. A economia não se dá apenas na otimização de processos para a escolha de candidatos, mas também ao viabilizar novas maneiras de entrevistá-los. Com o uso de um bom programa, é possível criar não só testes online, mas também realizar entrevistas por videoconferência.

A partir disso, os responsáveis pela tarefa podem utilizar o tempo obtido para focar em outros compromissos importantes para o desenvolvimento do negócio. O investimento passa a ser conduzido para outros pontos de urgência e a organização tem uma melhor distribuição do seu dinheiro.

Todos os procedimentos realizados ficam devidamente arquivados e podem ser visualizados quantas vezes for necessário para uma melhor avaliação de perfis e respostas. O candidato também sai ganhando, pois, se morar em outra cidade ou tiver dificuldade com horários, não perderá a chance de participar do processo seletivo.

O software de recrutamento e seleção identifica e traça metas sobre o desempenho de colaboradores

Para mostrarem um bom desempenho em suas novas atividades, os colaboradores contratados devem passar por algumas etapas de avaliação de desempenho. O software pode ajudar a traçar metas que ajudem o funcionário a se adaptar à nova realidade da empresa.

A tecnologia consegue, inclusive, levantar todas as necessidades individuais de um colaborador para que seus superiores fiquem cientes e apresentem soluções adequadas. Com isso, também haverá melhoria nos programas de treinamento e desenvolvimento. Eles serão elaborados de acordo com os resultados de performance apresentados e ajudam a aperfeiçoar a atuação do funcionário dentro da empresa.

O registro dos índices de desempenho será útil para considerar as mudanças periódicas dos colaboradores e perceber se os pontos de falha foram corrigidos ou ainda merecem mais atenção. Por fim, possibilita que todas as qualidades e erros verificados sejam apresentados de forma honesta a quem está sendo avaliado, para que a pessoa esteja ciente das suas práticas internas.

Não há dúvidas a respeito de todas as vantagens que um software de recrutamento e seleção traz para o setor de recursos humanos. Contudo, é interessante ressaltar que a ferramenta agrega imensurável valor à metodologia de captação e retenção de talentos. Com seu uso, há mais transparência em cada etapa de um processo seletivo e mais segurança tanto para a empresa quanto para o candidato.

Ficou interessado pela implantação desse sistema na sua organização? O Compleo pode ajudar! Basta entrar em contato conosco para conhecer melhor todas as incríveis soluções que oferecemos para otimizar processos de RH. Aguardamos você!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment