Software de recrutamento e seleção: use para otimizar processos

Imagem de capa do post Software de recrutamento e seleção: use para otimizar processos
Imagem conheça o Compleo

Com o crescente desenvolvimento de mercado, vários setores têm ganhado mais destaque no que diz respeito ao posicionamento estratégico de uma empresa. Esse é o caso da área de recursos humanos.

Por ser responsável pela integração de pessoas e operações, sua atuação deve ser cada vez mais precisa. Além de ter uma equipe muito bem preparada, tecnologias e plataformas de gestão são boas alternativas para otimizar o trabalho minucioso a ser feito.

Entre as várias ferramentas oferecidas como soluções para essa questão, uma das que mais traz benefícios é o software de recrutamento e seleção. Por meio de um controle automatizado, é possível agilizar diversos processos relativos a esses serviços e ainda conseguir análises e resultados com muito mais precisão. Mas não é só isso: a alternativa ainda gera economia de tempo e dinheiro para a empresa que decide adotá-la.

Quer conhecer outras possibilidades atreladas ao uso de tecnologia para recrutar e selecionar novos colaboradores? Então continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto tão atual e importante.

A segurança no armazenamento é garantida

Hoje, a documentação em papel está sendo deixada de lado aos poucos para ser totalmente digitalizada. Sendo assim, é essencial que os dados sejam mantidos de forma segura, tanto para não se perderem quanto para preservar a integridade dos candidatos participantes de processos de recrutamento e seleção. Com o uso de um software adequado, não há preocupações a respeito disso.

Ele será desenvolvido para memorizar todas as informações necessárias em um servidor ou em computadores autorizados da empresa. Na maioria das vezes, é possível deixá-las ainda mais protegidas ao permitir seu acesso somente por meio de senhas criptografadas.

A segurança garantida pela ferramenta também é importante para se cumprir a lei. Periodicamente, auditorias e fiscalizações são solicitadas e é muito mais fácil verificá-las digitalmente em vez de ter que fornecer e organizar inúmeros papéis.

O cumprimento de prazos é garantido

Grande parte dos aplicativos e softwares de recrutamento e seleção tem uma função para alerta de prazos. Ou seja, sempre que alguma data importante de avaliação, entrevista ou feedback de candidatos estiver próxima, o sistema emite uma notificação para que o responsável tome as providências a fim de cumprir a determinação o quanto antes.

Dessa forma, vários transtornos são evitados e a organização se faz presente de forma intrínseca em todos os processos da etapa de contratação. As obrigações também passam a ser realizadas de maneira mais metódica, o que é muito bom para aumentar o rendimento e a produtividade da equipe que trabalha no setor.

O cruzamento e análise de dados dos candidatos é mais objetivo

Logo no início de um processo seletivo, é fundamental analisar de forma ampla e detalhada o histórico profissional dos interessados. Com a utilização de uma plataforma virtual, a análise é realizada em poucos minutos, o que um profissional demoraria, pelo menos, algumas semanas para finalizar. O relatório obtido pode ser compartilhado com o gestor e com os outros membros da equipe para afunilar as opções.

Por meio dessa organização, fica mais simples identificar os talentos que tenham realmente o perfil da empresa. O software consegue peneirar somente os cadastros que mostrem certas características preestabelecidas e direciona ainda melhor a escolha do RH.

Para completar, as informações obtidas podem ser cruzadas e integradas. Com isso, as decisões relacionadas a salário, benefícios e serviços a serem prestados são tomadas de forma mais estratégica e com o conhecimento de todos os setores que estejam com cargos em aberto.

A economia obtida para a empresa é inegável

O software de recrutamento e seleção também é vantajoso para a empresa que visa corte de gastos. A economia não se dá apenas na otimização de processos para a escolha de candidatos, mas também ao viabilizar novas maneiras de entrevistá-los. Com o uso de um bom programa, é possível criar não só testes online, mas também realizar entrevistas por videoconferência.

A partir disso, os responsáveis pela tarefa podem utilizar o tempo obtido para focar em outros compromissos importantes para o desenvolvimento do negócio. O investimento passa a ser conduzido para outros pontos de urgência e a organização tem uma melhor distribuição do seu dinheiro.

Todos os procedimentos realizados ficam devidamente arquivados e podem ser visualizados quantas vezes for necessário para uma melhor avaliação de perfis e respostas. O candidato também sai ganhando, pois, se morar em outra cidade ou tiver dificuldade com horários, não perderá a chance de participar do processo seletivo.

O software de recrutamento e seleção identifica e traça metas sobre o desempenho de colaboradores

Para mostrarem um bom desempenho em suas novas atividades, os colaboradores contratados devem passar por algumas etapas de avaliação de desempenho. O software pode ajudar a traçar metas que ajudem o funcionário a se adaptar à nova realidade da empresa.

A tecnologia consegue, inclusive, levantar todas as necessidades individuais de um colaborador para que seus superiores fiquem cientes e apresentem soluções adequadas. Com isso, também haverá melhoria nos programas de treinamento e desenvolvimento. Eles serão elaborados de acordo com os resultados de performance apresentados e ajudam a aperfeiçoar a atuação do funcionário dentro da empresa.

O registro dos índices de desempenho será útil para considerar as mudanças periódicas dos colaboradores e perceber se os pontos de falha foram corrigidos ou ainda merecem mais atenção. Por fim, possibilita que todas as qualidades e erros verificados sejam apresentados de forma honesta a quem está sendo avaliado, para que a pessoa esteja ciente das suas práticas internas.

Não há dúvidas a respeito de todas as vantagens que um software de recrutamento e seleção traz para o setor de recursos humanos. Contudo, é interessante ressaltar que a ferramenta agrega imensurável valor à metodologia de captação e retenção de talentos. Com seu uso, há mais transparência em cada etapa de um processo seletivo e mais segurança tanto para a empresa quanto para o candidato.

Ficou interessado pela implantação desse sistema na sua organização? O Compleo pode ajudar! Basta entrar em contato conosco para conhecer melhor todas as incríveis soluções que oferecemos para otimizar processos de RH. Aguardamos você!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados