Software de recrutamento e seleção: saiba como otimizar processos

Imagem de capa do post Software de recrutamento e seleção: saiba como otimizar processos
Imagem conheça o Compleo

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma atividade-chave para o sucesso de qualquer empresa. Quando essa tática é bem estruturada, a companhia ganha tempo, economiza dinheiro e constrói um time de alto desempenho.

Fazer isso do modo tradicional é complexo e bastante trabalhoso. São muitas as etapas e muito tempo é empregado. Por isso, hoje, os gestores contam com a ajuda da tecnologia.

Com um bom software de recrutamento e seleção, todo o processo fica mais fluido e eficiente. É possível gerenciar funções em aberto, receber feedbacks de candidatos, implementar processos de triagem e levantar métricas de desempenho. Tudo em um único lugar!

Pensando nisso, preparamos este post para você. Nele, vamos falar sobre algumas vantagens em utilizar um bom software de recrutamento e seleção em sua empresa. Boa leitura!

Seleção mais eficiente, apurada e precisa

O recrutamento não é um processo complexo apenas pelo fato de ser composto de muitas etapas, mas também pela dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e que tenha aderência ao cargo, à cultura empresarial e à equipe de trabalho.

Com a alta taxa de desempregados atualmente no país, a demanda para cada vaga aberta torna-se maior e, por isso, a equipe de recrutamento consome mais tempo com as triagens dos currículos, sendo que muitos deles estão fora dos requisitos solicitados. Isso causa desgaste do time e impacta a efetividade da etapa.

O software de recrutamento e seleção contribui para eliminar esse problema, atribuindo maior precisão a todo o processo. Com essa tecnologia, é possível cadastrar, procurar e classificar os candidatos de acordo com suas competências.

Além disso, a tecnologia permite que os próprios colaboradores da empresa participem do processo de seleção por meio de indicações e referências de candidatos que conhecem.

Redução do custo por contratação

O custo por contratação pode ser muito elevado em algumas companhias. Isso porque elas investem em canais de comunicação já obsoletos, tais como anúncios em revistas especializadas e em jornais ou agências de recrutamento.

Esses custos consomem a lucratividade da empresa ou o orçamento disponível pelo RH. Quando isso acontece, a empresa deixa de investir em outras atividades da gestão de pessoas, tais como integração, desenvolvimento e bonificação dos profissionais.

software também contribui para mitigar esses custos. Com ele você pode gerenciar melhor todos os anúncios de funções em aberto e compartilhá-los de forma online. Assim, é possível sincronizar o software com sites de anúncios — como Catho ou Indeed.

Alívio do tempo gasto na contratação

Algumas empresas passam meses para preencher uma função em aberto. Esse é um grande problema, afinal, quando não há alguém específico para uma atividade, outro funcionário é sobrecarregado e a empresa perde produtividade e dinheiro.

Um bom software contribui para reduzir drasticamente o tempo gasto com isso que pode ser utilizado em outras atividades estratégicas. A redução acontece porque a ferramenta permite que todo o processo de seleção seja mais claro, simples e funcional, definindo e gerenciando as etapas-chave com qualidade.

Além disso, a combinação de um software de recrutamento e seleção como o Compleo ATS com uma ferramenta de entrevista como o Compleo Vídeo fornece ao setor de RH uma otimização dos processos capaz de simplificar algumas etapas e auxiliar na escolha mais eficiente do perfil solicitado.

Você pode agendar entrevistas por meio de vídeos, realizando a triagem de forma muito mais ágil e descontraída. Para ajudar no entendimento, vamos conhecer as ferramentas que citamos acima e descobrir suas funcionalidades. Confira!

Compleo ATS

Um software completo de recrutamento e seleção que transforma esse processo antes tão complexo em uma experiência inovadora e personalizada, pois entre suas funcionalidades para a empresa estão:

  • customização do módulo: para que as principais funcionalidades utilizadas pelo cliente estejam visíveis e com fácil acesso;
  • autonomia: o RH pode realizar a abertura de vaga sempre que desejar, por meio de um módulo específico;
  • velocidade: o processo será acompanhado em tempo real, conforme os candidatos forem passando pelas etapas online;
  • individualização: a empresa e suas filiais poderão incluir um site de carreira individual com informações sobre determinada unidade para que o candidato seja específico em sua candidatura.

Para que os candidatos também tenham experiências positivas, o Compleo ATS fornece:

  • personalização dos formulários de acordo com a vaga;
  • mensagens de feedback individualizadas;
  • criação de alertas e lembretes para que os talentos não esqueçam os compromissos referentes ao processo seletivo.

Além disso, o RH terá maior controle sobre a documentação e o histórico dos profissionais, pois estará tudo no banco de dados e todos os e-mails trocados estarão em um só lugar.

Essas são atribuições do Compleo ATS, que para funcionar precisa somente da internet, já que não requer instalação de software no sistema e tem atualizações constantes para melhor utilização dos usuários.

Compleo Vídeo

Ferramenta cada vez mais utilizada nos processos seletivos, a entrevista por vídeo é um auxílio importante para o recrutador descobrir no candidato o que não está escrito no currículo, sendo etapa complementar para uma decisão mais efetiva antes da entrevista presencial.

Por meio da entrevista por vídeo, o RH pode realizar testes de fluência em idiomas, descobrir a desenvoltura e a postura comunicativa, além de ter respostas referentes às experiências anteriores, o que proporciona ao recrutador informações necessárias sobre o talento e se ele é ou não capaz de seguir para as próximas etapas.

Outra funcionalidade importante do Compleo Vídeo é que o candidato pode gravar as respostas de onde quiser por meio de aplicativo disponível em Android e iOS ou pelo computador, tudo muito simples e fácil.

Quando o RH recebe o vídeo, pode visualizá-lo quando desejar, além de compartilhá-lo com os líderes dos setores para uma decisão mais efetiva de acordo com o perfil da vaga.

Se a empresa já possui um ERP de recrutamento, a ferramenta é complementar para uma seleção mais eficiente, otimizando os resultados das entrevistas e reduzindo tempo e custo com entrevistas presenciais de candidatos incompatíveis com a vaga.

Seleção mais inovadora e colaborativa

A inovação está no DNA das empresas mais bem-sucedidas do mercado, mas isso não deve se restringir apenas ao departamento de marketing ou P&D. Deve ser, também, parte indissolúvel da área de gestão de recursos humanos.

Processos de seleção inovadores costumam atrair jovens talentos. Além disso, geralmente, é algo mais eficaz e divertido que a seleção tradicional. Por exemplo, por que não realizar triagens por vídeo e deixar as apresentações tradicionais de lado?

Você pode criar uma entrevista estruturada e enviá-la para os candidatos. Depois, peça que eles a respondam por meio de um vídeo. Você pode assistir e avaliar a apresentação no seu tempo, sem pressa ou necessidade de correr para outras atividades.

A colaboração é outra característica da inovação. Você pode contar com o feedback de outras pessoas para avaliar um candidato. Assim, poderá tomar uma decisão mais segura e assertiva, eliminando muitos problemas futuros relacionados à contratação.

Construção de uma marca empregadora

Atualmente, não basta ter um bom processo de seleção. É preciso que a empresa seja um ímã de talentos, atraindo os melhores profissionais para participarem do processo seletivo. Para isso, você deve construir uma marca empregadora.

Grandes companhias, como Unilever Brasil, Ambev, EY (Ernst & Young) e Google já investem na área. E não é à toa: hoje são os melhores talentos que escolhem onde desejam atuar, e não mais o contrário.

Um software de recrutamento e seleção permite que seja criado um site de carreiras. Esse é um lugar onde pode ser falado sobre a cultura da empresa, o crescimento dos profissionais, os exemplos da liderança e outras coisas que inspirem e engajem talentos.

Não se esqueça de que os talentos, hoje, estão ativos nos maiores players de seleção. Por isso, você também deve estar presente neles, gerenciá-los de forma constante e construir uma forte marca empregadora.

Organização do banco de talentos

Você já deve ter visto aqueles amontoados de caixas com perfis profissionais, divididos por ordem alfabética ou outra forma de organização. Pois bem, esse tempo já acabou! Arquivar os documentos assim é perda de tempo e de espaço e um desrespeito com os profissionais.

A tecnologia permite que todo esse trabalho seja eliminado. Você pode arquivar os perfis profissionais no próprio software de recrutamento e seleção e, quando necessário, buscá-los por meio das informações que considera mais relevante.

Também é possível salvar o histórico de conversas com os selecionados e a classificação atribuída a eles. Assim, quando precisar procurar alguma informação, terá mais praticidade, segurança e agilidade.

Apresentamos algumas das principais vantagens em utilizar a tecnologia a seu favor. Veja como todo o processo de recrutamento e seleção pode ser melhorado, otimizando a experiência do candidato e da empresa em geral.

O Compleo ATS e o Compleo Vídeo são ferramentas ao mesmo tempo independentes e complementares. Elas são capazes de oferecer experiências de processos seletivos mais eficientes, otimizados e inovadores, fornecendo à equipe de RH maior engajamento e motivação nas etapas, além da redução de custos e contratações mais assertivas.

Agora que já sabe como otimizar seus processos seletivos com software de recrutamento e seleção, baixe nosso e-book sobre gestão de RH e aumente seu conhecimento na área!


Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados