Software de recrutamento e seleção: saiba como otimizar processos

Compleo Recrutamento como Negócio, Recrutamento Interno Tags:
0

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma atividade-chave para o sucesso de qualquer empresa. Quando esse processo é bem estruturado, a companhia ganha tempo, economiza dinheiro e constrói um time de alto desempenho.

Fazer isso do modo tradicional é complexo e bastante trabalhoso. São muitas as etapas e muito tempo é empregado. Por isso, hoje, os gestores contam com a ajuda da tecnologia.

Com um bom software de recrutamento e seleção, todo o processo fica mais fluido e eficiente. É possível gerenciar funções em aberto, receber feedbacks de candidatos, implementar processos de triagem e levantar métricas de desempenho. Tudo em um único lugar!

Pensando nisso, preparamos esse post para você. Hoje vamos falar sobre algumas vantagens em utilizar um bom software de recrutamento e seleção em sua empresa. Boa leitura!

Seleção mais eficiente, apurada e precisa

O recrutamento não é um processo complexo apenas pelo fato de ser composto de muitas etapas, mas também pela dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e que tenha aderência ao cargo e equipe de trabalho.

Um recente relatório do ManpowerGroup incluiu o Brasil como um dos cinco países com maior dificuldade de contratar mão de obra. Aqui, 61% dos empregadores relatam ter dificuldades com essa tarefa. Um grande número!

O software de recrutamento e seleção contribui para eliminar esse problema, atribuindo maior precisão a todo o processo. Com essa tecnologia, é possível cadastrar, procurar e classificar os candidatos de acordo com suas competências.

Além disso, a tecnologia permite que os próprios colaboradores da empresa participem do processo de seleção, por meio de indicações e referências de candidatos que conhecem.

Redução do custo por contratação

O custo por contratação pode ser muito elevado em algumas companhias. Isso porque elas investem em canais de comunicação já obsoletos, tais como anúncios em revistas especializadas e em jornais ou agências de recrutamento.

Esses custos consomem a lucratividade da empesa ou o orçamento disponível pelo RH. Quando isso acontece, a empresa deixa de investir em outras atividades da gestão de pessoas, tais como integração, desenvolvimento e bonificação dos profissionais.

O software também contribui para mitigar esses custos. Com ele você pode gerenciar melhor todos os anúncios de funções em aberto e compartilhá-los de forma online. Assim, é possível sincronizar o software com sites de anúncios — como Catho ou InfoJobs.

Alívio do tempo gasto na contratação

Algumas empresas passam meses para preencher uma função em aberto. Esse é um grande problema, afinal, quando não há alguém específico para uma atividade, outro funcionário é sobrecarregado e a empresa perde produtividade e dinheiro.

Um bom software contribui para reduzir drasticamente o tempo gasto com isso. Estima-se que é possível reduzir em média 83% do tempo de triagem e até 35% do tempo final de seleção. Esse tempo pode ser utilizado em outras atividades estratégicas.

Essa redução acontece porque a ferramenta permite que todo o processo de seleção seja mais claro, simples e funcional, definindo e gerenciando as etapas-chave com qualidade.

Além disso, um software contribui para que muitas das entrevistas presenciais possam ser descartadas. Você pode agendar entrevistas por meio de vídeos, realizando, assim, a triagem de forma muito mais ágil e descontraída.

Seleção mais inovadora e colaborativa

A inovação está no DNA das empresas mais bem-sucedidas do mercado, mas isso não deve se restringir apenas ao departamento de marketing ou P&D; também deve ser parte indissolúvel da área de gestão de recursos humanos.

Processos de seleção inovadores costumam atrair jovens talentos. Além disso, geralmente é algo mais eficaz e divertido que a seleção tradicional. Por exemplo, por que não realizar triagens por vídeo e deixar as apresentações tradicionais de lado?

Você pode criar uma entrevista estruturada e enviá-la para os candidatos. Depois, peça que eles a respondam por meio de um vídeo. Você pode assistir e avaliar a apresentação no seu tempo, sem pressa ou necessidade de correr para outras atividades.

A colaboração é outra característica da inovação. Você pode contar com o feedback de outras pessoas para avaliar um candidato. Assim, poderá tomar uma decisão mais segura e assertiva, eliminando muitos problemas futuros relacionados à contratação.

Construção de uma marca empregadora

Atualmente, não basta ter um bom processo de seleção. É preciso que a empresa seja um ímã de talentos, atraindo os melhores profissionais para participarem do processo seletivo. Para isso, você deve construir uma marca empregadora.

Grandes companhias, como Unilever Brasil, Ambev, EY (Ernst & Young) e Google já investem na área. E não é à toa. Hoje são os melhores talentos que escolhem onde desejam atuar, e não mais o contrário.

Um software de recrutamento e seleção permite que seja criado um site de carreiras. Esse é um lugar onde pode ser falado sobre a cultura da empresa, o crescimento dos profissionais, os exemplos da liderança e outras coisas que inspiram e engajam talentos.

Não se esqueça de que os talentos, hoje, estão ativos nos maiores players de seleção. Por isso, você também deve estar presente neles, gerenciá-los de forma constante e construir uma forte marca empregadora.

Organização do banco de talentos

Você já deve ter visto aqueles amontoados de caixas com perfis profissionais, divididos por ordem alfabética ou outra forma de organização. Pois bem, esse tempo já acabou! Arquivar os documentos assim é perda de tempo e de espaço e um desrespeito com os profissionais.

A tecnologia permite que todo esse trabalho seja eliminado. Você pode arquivar os perfis profissionais no próprio software de recrutamento e seleção e, quando necessário, buscá-los por meio das informações que considera mais relevante.

Também é possível salvar o histórico de conversas com os selecionados e a classificação atribuída a eles. Assim, quando precisar procurar alguma informação, terá mais praticidade, segurança e agilidade.

Essas são algumas das principais vantagens em utilizar a tecnologia a seu favor. Veja como todo o processo de recrutamento e seleção pode ser melhorado, otimizando a experiência do candidato e da empresa em geral.

Agora que já sabe mais sobre o software de recrutamento e seleção e como ele pode beneficiar a sua empresa, aproveite! Entre agora em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você está pronto para levar seu recrutamento e seleção ao próximo nível?