Entrevista por vídeo no RH: Como analisar o seu candidato

Imagem de capa do post Entrevista por vídeo no RH: Como analisar o seu candidato
Imagem conheça o Compleo

Com a tecnologia, os processos seletivos ganharam novos recursos, fazendo com que ficassem mais rápidos. A entrevista por vídeo no RH está cada vez mais comum, permitindo que sejam analisados diversos aspectos do candidato, agilizando assim a seleção.

O ideal é que esse vídeo seja gravado usando softwares para RH, além de possuírem vários recursos como compartilhamento, eles permitem que o recrutador assista a entrevista e avalie o material quando puder e quantas vezes for necessário.

A dinâmica é bem simples, o candidato terá de responder a perguntas específicas previamente desenvolvidas pelo recrutador que posteriormente analisará as respostas e o desempenho do entrevistado.

De acordo com as respostas é possível avaliar se o candidato é de fato interessante para participar de outras avaliações e até mesmo de uma entrevista presencial.

Assim se consegue diminuir o número de convocados para entrevistas presenciais, reduzindo os custos e otimizando o tempo do selecionador.

Mas, para que esse método seja realmente efetivo, é preciso analisar alguns fatores fundamentais na gravação enviada pelo candidato.

Apresentação do candidato

Os cuidados com a vestimenta e higiene devem ser observados, não é porque ele não está na frente do entrevistador que deve estar desleixado.

A forma como ele se apresenta, pode ser um dos primeiros indícios da preocupação com o marketing pessoal e o grau de profissionalismo.

Em uma empresa tradicional, na qual é preciso usar roupas formais, gravar um vídeo de regata e bermuda já demonstra a dissonância em relação à empresa.

A apresentação pode ajudar a identificar se ele conhece um pouco sobre a empresa e se está adequado com a sua cultura.

Conhecimento da língua

O domínio sobre o idioma é de fundamental importância, ainda mais quando se trata de cargos de alto nível hierárquico. Deve ser analisado se as frases são construídas corretamente, seguindo as normas cultas e se o vocabulário é amplo.

Quando for necessário o domínio de outro idioma para a vaga, a mesma análise deve ocorrer. Nesse caso pode ser solicitado que algumas perguntas sejam respondidas no idioma nativo e outras na língua que está sendo avaliada.

Clareza na comunicação

O candidato precisa conseguir se expressar de forma clara, ou seja, deve transmitir o que está pensando e se fazer entender. É muito importante que nessa e nas demais etapas do processo seletivo, quem está concorrendo à vaga consiga organizar as ideias.

Deve haver objetividade nas respostas, se questionado sobre um determinado tema é sobre ele que a análise deve ser feita. Se houver um grande desvio da resposta em relação ao que foi questionado, é possível que o grau de compreensão seja falho ou a pessoa não consiga se expressar.

Linguagem não verbal

A linguagem não verbal, ou expressão corporal podem dar grandes indícios sobre quem gravou o vídeo. A maneira como a pessoa se senta na cadeira já demonstra o seu interesse. Se ela está largada indica um certo descaso, já quando sentada de forma ereta e até um pouco inclinada para frente demonstra grande interesse.

O desvio de olhar em relação à um questionamento pode indicar um desconforto com a pergunta, assim como estar buscando uma resposta. É preciso saber identificar bem o que cada gesto quer dizer para não fazer uma interpretação errada.

Entusiasmo do candidato

Identificar qual o grau de entusiasmo do candidato também é importante e isso pode ser identificado com o tom de voz. Aliado a isso a forma como as respostas são apresentadas, demonstram se realmente há interesse na vaga ou se ela foi vista apenas como um oportunidade, mas sem causar grande interesse.

Conhecimento técnicos e experiências passadas

O currículo apresenta alguns conhecimentos do candidato, mas quando ele explana sobre a experiência profissional, com exemplo de situações já vividas, eles ficam mais evidentes.

A forma como o assunto é apresentado, ajuda a demonstrar se o conhecimento é profundo ou superficial. A entrevista por vídeo no RH também permitirá saber se todas as informações apresentadas no currículo são verdadeiras.

As experiências passadas serão bastante válidas para saber como as situações cotidianas serão enfrentadas e como a pessoa irá lidar com elas. Um profissional que se demonstra reativo, não é o mais indicado para cargos que exijam planejamento, por exemplo.

Analisar a entrevista por vídeo do seu candidato vai requerer técnicas e observações bastante parecidas com a de uma entrevista pessoal, porém, com a vantagem de poder parar, retroceder e avançar para observar todos os detalhes.

Como a gravação fica armazenada em um software de Recrutamento e Seleção, pode ser vista e revista a qualquer momento por várias pessoas, até que se chegue a uma conclusão.

Entrevista por vídeo no RH, um caminho sem volta

A entrevista por vídeo no RH é uma grande tendência, com ela você pode reduzir mais de 80% do tempo que você gasta habitualmente com a triagem de candidatos. Aproveite e não deixe de conhecer a pesquisa que realizamos sobre o tema.

Com certeza o candidato certo chegará muito mais rápido nas fases presenciais onde testes psicológicos, entrevista e dinâmicas definirão o profissional mais adequado para a vaga em questão.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados