Saiba como funciona o teste de habilidades automatizados

Os processos seletivos estão cada vez mais inovadores e eficientes, pois com o crescimento do RH estratégico, a demanda exige a contratação de perfis aderentes à cultura organizacional e a construção de equipes alinhadas aos objetivos da empresa. Para realizar essa tarefa com êxito, contar com teste de habilidades automatizados pode tornar a etapa mais ágil e efetiva.

Com a substituição dos testes presenciais e impressos para um sistema capaz de corrigir as avaliações em tempo real é possível reduzir o tempo das etapas de triagem, fornecendo ao recrutador somente os talentos com os requisitos básicos necessários à função.

Neste conteúdo, apresentaremos o funcionamento dos testes de habilidades automatizados, seus benefícios, seus desafios e como uma empresa especializada pode ajudar na eficiência da ferramenta. Não perca a leitura!

Como funcionam os testes de habilidades automatizados?

Muitas equipes de recrutamento utilizam testes prontos, impressos para avaliar os candidatos; ou seja, estas pessoas comparecem à empresa em data e hora agendadas e realizam as avaliações. Após o término, o RH geralmente recolhe as informações obtidas do candidato e o libera.

Tudo isso gera custo para a empresa e para o candidato, que muitas vezes, não tem dinheiro para o transporte. Além disso, a equipe precisará de um bom tempo para corrigir cada avaliação e descobrir quais os melhores candidatos.

Com a automatização dos testes o processo acontece da seguinte forma: o recrutador realiza o cadastro do teste na plataforma e se, por exemplo, forem perguntas de múltipla escolha tudo é transmitido para o sistema, sendo possível já definir, inclusive, qual é a alternativa correta de cada questão. Assim, o programa informa automaticamente a nota de cada avaliado.

Ademais, o usuário poderá dar peso às questões, ou seja, quanto mais próxima do perfil adequado a resposta correta for, o RH definirá um valor maior a ela — transformando a pergunta em critério de desempate.

Nas questões dissertativas, o usuário também pode inserir no sistema e capturar algumas palavras-chave que devem constar nas respostas, mas precisará corrigir manualmente e dar a nota.

Lembrando que cada pergunta terá um tempo limite para resposta estabelecido pelo recrutador. Caso esse tempo exceda, o usuário será direcionado para a próxima questão e perderá o direito de responder a anterior.

Geralmente o processo seletivo tem várias etapas e cada uma delas pode ser cadastrada no sistema automatizado (entrevista por telefone, entrevista presencial, testes) a fim de manter o RH atualizado com cada fase e os profissionais do setor em sintonia.

Com tudo armazenado no sistema, o recrutador enviará o link do teste por e-mail para os candidatos e eles o realizarão onde e como desejarem. É importante salientar que essa etapa precisa estar adequada a um cronograma e caso o candidato não entregue o teste resolvido no tempo estabelecido será desclassificado.

Quais os benefícios?

Há anos as equipes de recrutamento e seleção são prejudicadas devido à morosidade de etapas importantes, mas que nem sempre forneciam os resultados esperados. No entanto, hoje, as vantagens dos testes de habilidades automatizados são muitas:

Agilidade

Se antes os profissionais de RH perdiam um tempo precioso corrigindo testes de centenas de candidatos, com a automatização o setor sabe em tempo real quais são os concorrentes que estão no topo do ranking.

Imparcialidade

Testes automatizados são respondidos por pessoas pertencentes a qualquer classe social, raça ou religião. Portanto, os que forem mais eficientes passarão para a próxima fase, eliminando do processo seletivo pré-julgamentos ou tendenciosidade por parte da empresa.

Parâmetros específicos

Com a automatização das avaliações, os profissionais de recrutamento passam a olhar mais para os resultados dos testes do que para o currículo do candidato, o que é uma grande evolução nos processos seletivos.

As habilidades e competências profissionais são apresentadas de acordo com os testes que a empresa executa e pode acontecer de um candidato se encaixar perfeitamente no perfil sem jamais ter atuado na função.

Redução de custos

Ao recorrer a essa ferramenta, a instituição ganha com a redução de custos, papéis, impressões, e tempo gasto para a correção de cada teste manual. Automaticamente a empresa ganha em produtividade com relaçao à equipe de RH, eficiência no resultado final, motivação e sintonia entre os membros da equipe, e melhora no clima organizacional.

E quais os desafios da automatização de testes de habilidade?

Dificuldades existem até mesmo quando tudo parece perfeito, não é verdade? E com novas tecnologias não é diferente, por isso é importante estudar os desafios da automatização dos testes para não ser pego de surpresa caso algumas dessas ocorrências apareçam. Confira!

Comunicação eficiente

O gestor da equipe de RH deve atuar de forma clara e objetiva e isso se inclui na implementação de novas tarefas e rotinas no setor.

Mesmo que a ferramenta seja uma facilitadora no processo seletivo, o líder deverá explicar detalhadamente sua função e eliminar qualquer ruído que faça com que os profissionais tenham medo de serem substituídos pelo novo programa.

Motivação e engajamento

Após os esclarecimentos quanto ao sistema é necessário que o gestor motive e engaje a equipe, a fim de que todos atuem juntos para o sucesso do novo processo e participem ativamente da atividade, reconhecendo os benefícios de agregar uma ferramenta facilitadora no processo seletivo.

Treinamento

É importante que o líder ofereça treinamentos para que todos estejam alinhados com o novo sistema. Com isso os profissionais estarão mais seguros para manuseá-los, reduzindo o percentual de erros nos resultados.

Investimento

O RH deverá realizar um planejamento detalhado acerca do custo atual do processo seletivo na empresa e quanto passará a custar com a implementação de uma ferramenta tão inovadora e eficiente.

Lembrando que o cálculo mais exato é feito após um período de análise, e dependendo da demanda de recrutamento da empresa é possível enxergar antecipadamente os benefícios que a automatização de teste de habilidades proporciona.

Por que contar com uma empresa especializada?

Uma plataforma que oferece um software focado em RH é um grande facilitador para processos seletivos mais eficientes, independentemente do volume de contratações mensais, pois ele foi criado para suprir todas as demandas da área de recrutamento e seleção.

O Compleo é uma empresa especializada nessa ferramenta, em que o teste de habilidades automatizado é uma de suas funcionalidades. O sistema permite que o próprio usuário configure os testes de acordo com suas necessidades e a ferramenta faz a correção automática conforme as respostas cadastradas. Também é possível direcionar os candidatos para outras etapas do processo seletivo a partir do resultado do teste.

Nele é possível gerenciar as etapas de recrutamento do início ao fim. Suas funcionalidades incluem:

  • processos seletivos simultâneos;
  • entrevistas por vídeo;
  • questionários de triagem no momento da candidatura;
  • personalização dos testes de habilidades;
  • banco de dados avançado;
  • publicação de vagas com parceria de outros sites;
  • envio de e-mails em lote para candidatos.

Além de todas essas vantagens é possível incluir 3 testes ou mais em um mesmo link, por exemplo: é importante que para a vaga o profissional tenha um bom rendimento em português, matemática e inglês, então o RH envia o link para o candidato e este realiza os testes em sequência, sem que haja uma pausa para a abertura de uma nova etapa.

Essa medida facilita na captação dos resultados e agiliza o rankeamento dos qualificados.

Além do mais, nossos consultores estão sempre à disposição para ajudar na implementação da plataforma, no esclarecimento de dúvidas e na realização dos testes necessários para a utilização otimizada do sistema.

Também temos vídeos explicativos que ficam disponíveis para o cliente por tempo indeterminado e podem ser acessados sempre que necessário.

Os testes de habilidades automatizados são um grande benefício para as empresas e seus usuários, pois além de agilizarem eficientemente os processos seletivos, melhoram a experiência do candidato e fortalecem a marca empregadora.

Se deseja esses resultados para sua empresa, entre em contato com nossos consultores e conheça o Compleo, temos a solução perfeita para otimizar seu recrutamento e seleção!

teste de habilidades

About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment