Saiba como escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial

Imagem de capa do post Saiba como escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial
Imagem conheça o Compleo

Em um processo seletivo, escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial é uma prática estratégica e que direciona as empresas para as melhores decisões. Já há no mercado ferramentas capazes de analisar o comportamento do profissional na entrevista, auxiliando a avaliar se ele tem aderência ou não para a vaga oferecida.

A inteligência artificial (AI) ajuda a analisar currículos que se encaixam nos parâmetros da vaga. Isso gera menor tempo de trabalho, menos custos e resultados mais qualificados. Os vídeos também dão suporte para uma avaliação mais profunda do candidato, conhecendo suas características.

A sua empresa pode usar essas ferramentas para resultados mais precisos no processo seletivo! Veja a seguir como essas tecnologias são úteis!

O que é inteligência artificial?

A ideia de inteligência artificial sempre foi algo muito distante, especialmente quando retratada em filmes e obras fictícias. No entanto, a realidade atual traz essa tecnologia aplicada de forma muito simples e extremamente útil. Hoje, qualquer campo de trabalho, incluindo RH, pode fazer uso de recursos desse tipo.

inteligência artificial nada mais é que um campo tecnológico em que softwares e computadores são capazes de aprender a lidar com informações e agir diante delas. É como se esses sistemas pudessem raciocinar de acordo com os dados que recebem e, então, tomar decisões. A ideia é usar isso para automatizar tarefas.

Aplicações comuns

Hoje, esse recurso é visto amplamente e funcionando como base de ferramentas de apoio do cotidiano de várias profissões. Elas ajudam as pessoas a lidarem com demandas que, feitas sem essa tecnologia, levariam muito tempo e demandariam esforços grandes. As máquinas não substituem o trabalho humano, apenas dão suporte.

Como utilizar as ferramentas de vídeo e AI em processos seletivos?

Escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial já é possível e, além disso, é uma realidade muito comum para empresas que buscam otimizar resultados. Em diversas etapas de um processo seletivo, é possível utilizar ferramentas para tornar o trabalho mais simples e automatizado. Conheça algumas possibilidades.

Triagem de candidatos

A etapa de triagem de currículos é composta de muito trabalho. Afinal, o volume de inscrições costuma ser grande. Nesse contexto, a inteligência artificial trabalha identificando quais profissionais se encaixam melhor nos requisitos das vagas. O apoio de um software com essa tecnologia torna tudo mais ágil!

Rapidamente, já partindo com informações básicas registradas, o software procura nas candidaturas e currículos quais qualificações obrigatórias são apresentadas. Dessa forma, automaticamente, alguns perfis são aprovados, enquanto outros são rejeitados, uma vez que não entregam requisitos mínimos.

Perguntas na candidatura e agendamento de entrevistas

Os chatbots também dão grande ajuda em etapas das entrevistas em que seja necessário fazer perguntas ao candidato. Esse robô automatiza esse questionamento, registrando pontos importantes das respostas e gerando relatórios.

Sem o suporte desse tipo de ferramenta, seria necessário que pessoas do RH entrassem em contato com cada profissional para questionar essas informações. O chatbot com inteligência artificial poupa tempo importante que pode ser dedicado a outras tarefas mais estratégicas.

Os chatbots também são usados no agendamento de entrevistas. Isso dispensa ligações dos recrutadores para os candidatos, poupando tempo e dando maior liberdade de escolha a esse profissional. Assim, ele pode escolher adequadamente o melhor dia e horário, e então se dedicar inteiramente à próxima etapa.

Entrevistas por vídeo

Escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial é uma das possibilidades mais avançadas da aplicação dessas tecnologias nos processos seletivos. O Compleo Vídeo é a ferramenta mais capacitada no mercado para fazer isso, já que não apenas grava as perguntas, mas também permite uma análise profunda.

O candidato recebe por e-mail um link com acesso à plataforma em que grava suas respostas. Após isso, o conteúdo é analisado por meio do sistema de inteligência artificial do Compleo Vídeo, que registra diversas informações relacionadas à linguagem corporal do candidato, suas emoções, expressões e sentimentos.

Tudo isso é feito pelo reconhecimento facial. O sistema é programado para reconhecer padrões comportamentais e então relacioná-los com insegurança, medo, confiança, coragem, preparo e uma série de outras questões. Essa avaliação dá suporte avançado para que o recrutador escolha o profissional mais preparado.

Ao final da entrevista, o software entrega um relatório comportamental baseado na sua análise. Ele pode informar, por exemplo, qual a porcentagem de tempo em que o candidato ficou alegre, qual ele se sentiu inseguro, e assim por diante, considerando várias expressões e sentimentos. Esse material serve como base para a tomada de decisões e avaliação final.

Quais são os benefícios dessa prática?

Se você se pergunta por que escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial, a melhor forma de responder é avaliar benefícios concretos. O uso dessas tecnologias traz ganhos estratégicos de diversas formas.

Confira a seguir os principais benefícios de fazer o uso desses recursos.

Processos seletivos mais ágeis

As diversas etapas dos processos seletivos tendem a torná-los mais demorados. O uso dessas tecnologias trabalha na redução do tempo graças à automatização de várias etapas importantes. Assim, o candidato lida com sistemas que tratam de cada momento importante, registrando informações sólidas e estrategicamente úteis.

Menor interação entre candidato e RH

Se o profissional de RH precisa interagir menos com o candidato, isso significa maior agilidade. Automatizar trabalhos operacionais é fundamental para investir tempo em tarefas estratégicas. Assim, o RH se concentra em funções que dependem do talento e da subjetividade das pessoas, evitando trabalhos “mecânicos”.

Captação dos melhores perfis profissionais

O ganho mais estratégico é garantir que o profissional ideal será contratado. Escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial permite fazer uma triagem que deixe pelo caminho quem não tem requisitos e exigências básicas da vaga. No final, essa automatização com base tecnológica garante a contratação acertada.

Avaliação estratégica e precisa do candidato

A entrevista por vídeo é o melhor exemplo de como é possível avaliar um candidato de maneira profunda, observando até mesmo sua linguagem corporal. Quanto mais estratégico é o trabalho de recrutamento, maiores as chances de ter um grande talento na empresa. Esse impacto é extremamente positivo!

Uma companhia que se propõe escolher candidatos com vídeo e inteligência artificial está fazendo o melhor uso dos recursos tecnológicos voltados ao RH. Soluções como o Compleo Vídeo e o Compleo ATS são fundamentais para garantir processos seletivos ágeis e eficazes.

Quer conhecer melhor as soluções do Compleo? Entre em contato conosco e veja como podemos otimizar as demandas do RH da sua empresa!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados