Recrutador: a grande verdade sobre o Skype e o Hangout que nunca te contaram

Imagem de capa do post Recrutador: a grande verdade sobre o Skype e o Hangout que nunca te contaram
Imagem conheça o Compleo

As entrevistas de emprego por vídeo estão ganhando cada vez mais espaço no setor de recrutamento e seleção. A grande vantagem é a otimização dos processos. Como muitos recrutadores têm de se desdobrar para conversar e avaliar tantos candidatos pessoalmente, a tecnologia vem para reduzir o tempo de seleção e tornar a seleção ainda mais eficiente.

Mas, embora isso tudo tenha acelerado o processo, existem pontos negativos a serem considerados, e é sobre isso que iremos tratar aqui. Confira nas próximas linhas a grande verdade sobre o Skype e o Hangout que nunca te contaram!

“Ao vivo não há cortes, tudo pode acontecer”.

A frase pode nos fazer lembrar daquelas situações inusitadas em que artistas e apresentadores de tevê passam em programas ao vivo. Pois é, o mesmo vale para entrevista de emprego. Nunca se sabe o que pode acontecer numa transmissão online, desde problemas técnicos até surpresas não agradáveis. Essa é a grande verdade.

Para ter ideia, uma pesquisa feita pela Robert Half revelou que o cachorro aparecendo na frente da câmera e atender ligação da namorada são algumas das situações estranhas que foram relatadas por gerentes de contratação no Canadá e nos Estados Unidos.

Imagine se deparar com um candidato de bermuda e camiseta na hora da entrevista. Ou ouvir uma gritaria no ambiente familiar do entrevistado. Já pensou como seria você estar fazendo as perguntas e um cachorro emitir um latido insistente do outro lado da tela? Ou ter que se desdobrar para entender a fala do candidato em meio ao som do trânsito ao lado de sua casa?

Coisas de deixar tanto o candidato quanto o recrutador com a “cara no chão”. Bem, você não gostaria que isso acontecesse com você, não é verdade? Então saiba que as entrevistas em vídeo gravadas podem ser a melhor opção. Com elas você não corre o risco de passar situações embaraçosas como essas na hora de realizar uma entrevista. Diferente do ao vivo, pelo Skype ou pelo Hangout, por exemplo.

As vantagens da entrevista em vídeo gravada

Se a transmissão ao vivo já facilita a questão do tempo, do local e do espaço, a gravação é ainda mais vantajosa. O recrutador, por exemplo, pode enviar questões para o candidato responder no tempo em que achar conveniente, com calma, sem interferências. O candidato então grava e edita, podendo retirar partes inúteis e irrelevantes e enviar o vídeo gravado para o responsável pela análise.

O recrutador ou selecionador poderá também assistir à gravação no tempo oportuno, tendo mais tempo para analisar o candidato – já que pode pausar e dar o play sempre que precisar refletir sobre algo dito no vídeo. A postura e a fala de quem gravou poderá passar pelo crivo do recrutador sem ruídos de comunicação e interferências também.

Imagine se um recrutador liga para você 5 minutos antes da sua entrevista “ao vivo” e desmarca a entrevista. Pois é! O que acontece com a sua agenda durante o tempo que você reservou a sua entrevista baseada em vídeo conferência? Ficou com um buraco na agenda, não é? Pense que se a entrevista fosse gravada, você não correria este risco!

Outro ponto importante é: imagine se você tivesse que envolver diferentes pessoas para participar da entrevista baseada em vídeo conferência, poderia ser outro recrutador, ou até mesmo o seu cliente, e por que não? Você teria que marcar com cada uma dessas pessoas e elas estariam que estar disponíveis também. Já pensou se o candidato desmarca? Quanto buraco nessa agenda!

Compartilhar uma entrevista gravada é tão fácil quanto enviar um e-mail com um link e pedir para a pessoa interessada assistir. É claro que você também poderia envolver estas mesmas pessoas na fase de montagem de perguntas de sua entrevista gravada.

Como você viu acima, além de compartilhar com outras pessoas uma entrevista gravada, você também pode associá-la ao registro de histórico do candidato para que possa fazer uso em futuros processos seletivos.

Sendo assim…

Não que as entrevistas ao vivo devam ser 100% descartadas, mas como há maiores riscos de a coisa sair errada, é melhor prevenir e considerar os vídeos em gravações.

Você está pronto para adotar a entrevista gravada em seu processo de recrutamento e seleção? Qual a sua expectativa em relação a isso? Interaja com um comentário abaixo. Teremos o prazer de responder!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios
Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios

Nos dias atuais, não basta apostar nos processos antigos e enferrujados. Eles não estimulam os profissionais nem geram resultados fora do lugar-com...

Leia Mais »

Cover Image for Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos
Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos

A relação entre Inteligência Artificial e RH já é uma realidade no setor corporativo. Hoje, é possível usar diversos recursos tecnológicos em cada ...

Leia Mais »

Cover Image for 6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas
6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas

As planilhas, durante muito tempo, ajudaram gestores a controlar não só finanças como, também, diferentes atividade e setores dentro de uma empresa...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados