Quer encontrar talentos? 6 razões para usar ferramentas na busca

Imagem de capa do post Quer encontrar talentos? 6 razões para usar ferramentas na busca
Imagem conheça o Compleo

Pela necessidade das empresas de encontrar talentos de forma cada vez mais rápida e eficiente, o uso de ferramentas de busca torna mais fácil esse processo, otimizando o trabalho dos profissionais de RH.

Além disso, tendo mais tempo para se dedicar ao trabalho de gestão estratégica de equipes, maior será a contribuição para elevar a reputação do setor de RH na empresa.

Quer saber como encontrar os melhores talentos e por que usar ferramentas de busca? Então, continue a leitura!

Por que usar ferramentas de busca para encontrar talentos?

O uso de softwares de recrutamento e seleção mudou a maneira como o mercado de trabalho realiza seus processos e encontra os melhores candidatos.

A forma antiga de recrutar, com pilhas enormes de fichas de candidatos sobre as mesas, as salas cheias e muitos profissionais de recursos humanos fazendo dinâmicas, cedeu espaço para cadastros on-line, apresentações e entrevistas por vídeo.

As vantagens de ferramentas de busca para encontrar talentos são várias, e essa é uma tendência que veio para ficar, com expectativa de crescimento para um futuro bem próximo.

Quais são as razões para usar ferramentas de busca?

Para convencê-lo dos benefícios dessa nova prática, separamos seis razões para usar ferramentas de busca para encontrar talentos. Acompanhe!

1. Facilidade de encontrar o candidato ideal

Um diferencial relevante das ferramentas on-line para a busca de candidatos é que elas têm filtros, o que permite mais rapidez e eficiência na hora de encontrar os profissionais mais compatíveis com as vagas.

As informações dos candidatos são relacionadas de acordo com as exigências do recrutador, e as opções de filtros são diversas: desde o nível de instrução do candidato até a seleção de profissionais que estejam morando próximo à empresa.

Os recursos da apresentação dos candidatos por vídeo também são muito mais precisos e trazem ampla variedade de dados, permitindo que seja feita uma pré-seleção antes de convidar o candidato a comparecer à empresa para as entrevistas presenciais.

Dessa forma, você agiliza os processos, esclarece pontos mais importantes e tem muito mais dados para fazer a escolha do candidato ideal.

2. Otimização dos processos

Como vimos, o grande diferencial do uso da tecnologia é tornar o processo mais ágil — tanto para a empresa quanto para o candidato. A empresa tem condições de fazer contato com mais profissionais interessados na vaga, em período de tempo mais curto e com menor retrabalho, já que as características dos candidatos podem ser facilmente visualizadas pelos filtros, além de poder contar com o diferencial dos vídeos.

Dessa forma, os recursos de videoconferência são ideais para a tarefa de recrutamento e seleção. Além disso, permitem que o profissional de RH faça dinâmicas com grupos de qualquer localidade, diminuindo os custos de deslocamento para os candidatos. Por isso, o processo automatizado de seleção on-line facilita os trabalhos e, ao mesmo tempo, torna-o mais eficiente.

3. Candidatos mais variados e de qualquer localização

Diversas vezes, a vaga que você precisa preencher é de difícil execução e o profissional ideal está a quilômetros de distância da empresa. Se continuássemos a usar os métodos de seleção tradicionais, o candidato ideal quase não teria chance de participar do processo.

No entanto, com a tecnologia, as chances desses profissionais em busca de recolocação são as mesmas, independentemente do lugar em que eles se encontram. Para a empresa, é possível agregar muito valor ao seu quadro de colaboradores, trazendo os melhores profissionais dos mais diversos cantos do Brasil — e, por que não, do mundo?

4. Redução de custos

Em mercados cada vez mais competitivos, toda organização necessita reduzir custos. Fazer uso da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção é uma forma eficiente de alcançar esse objetivo porque, por meio dela, você não vai precisar dispor de grandes espaços para receber os candidatos para avaliações e entrevistas.

Outra vantagem bem significativa é que a quantidade de profissionais de recrutamento e seleção também não precisa ser tão grande, já que, com a logística facilitada pelos vídeos e a redução do tempo do processo seletivo, um único profissional pode encontrar vários candidatos disponíveis e realizar diversas dinâmicas em pouco tempo. Assim, você pode direcionar recursos para investir em áreas com necessidades mais urgentes.

5. Processos mais seguros

Uma das primeiras melhorias que você vai identificar no uso de ferramentas de recrutamento e seleção é a redução na margem de erro. Isso porque os profissionais envolvidos serão lembrados pelo sistema de convocar os candidatos, já que as ferramentas têm o recurso de agendar datas e horários. Além disso, você tem o controle do resultado de cada prova e entrevista.

Portanto, com o auxílio da tecnologia, o processo de gestão de RH se torna mais confiável e seguro.

6. Mais eficiência para a gestão de processos

Por meio das ferramentas de busca de candidatos, podemos visualizar e reunir todos os dados do recrutamento, assim como direcionar de forma mais eficaz cada uma de suas etapas.

Além de fácil acesso aos dados com o uso de filtros, outra vantagem é a própria maneira como tais elementos são dispostos, por meio de gráficos e imagens, que tornam mais fácil o entendimento do processo.

Quais cuidados são precisos ao contratar uma ferramenta de busca de candidatos?

É preciso verificar a reputação do fornecedor antes de contratá-lo e a qualidade do software. Para isso, é importante pesquisar e entrar em contato com outras empresas que já usam a ferramenta, para verificar aspectos como a funcionalidade do software e se a assistência técnica é satisfatória.

Além disso, você deve verificar se o fornecedor oferece a possibilidade de fazer customizações no sistema para que a ferramenta se adapte às necessidades específicas da sua empresa. Verifique, também, a compatibilidade da ferramenta com os softwares que você já usa na empresa, em caso de necessidade de integração entre eles.

Contratar um software para encontrar talentos trará resultados a médio e longo prazos, e tornará a empresa mais preparada para os desafios do mercado, ao contar com uma equipe de colaboradores mais eficiente.

O que você achou deste post sobre encontrar talentos? Deixe o seu comentário conosco!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados