Quando vale a pena implementar a gamificação no processo seletivo?

Encontrar os melhores talentos do mercado requer esforços estratégicos, sempre utilizando os melhores recursos. Atualmente, a gamificação no processo seletivo tem captado bons resultados, graças à interação que ela propõe ao candidato.

Essa tecnologia não é nenhuma novidade, já que é usada em diversos segmentos. No entanto, a aplicação pelo RH em para o recrutamento é uma forma interessante de usá-la. Será que vale a pena para a sua empresa fazer uso desse método?

Neste post mostraremos em detalhes o que é a gamificação, como ela é usada no recrutamento de novos talentos e quais são as vantagens desse método. Confira!

O que é gamificação?

A gamificação, como o nome deixa claro, é uma abordagem originária dos games. A aplicação é ampla, mas o conceito é o mesmo: propor dinâmicas, desafios e atividades inspiradas na arquitetura de jogos em geral, com foco na parte lúdica e estimulando diferentes raciocínios para a resolução de problemas.

Essa metodologia é fruto do avanço da tecnologia e, por isso, se tornou possível aplicá-la em qualquer ocasião, inclusive em processos seletivos. Além dessa aplicação, a gamificação tem aparecido em atividades de EAD, no aprendizado de idiomas, em programas de fidelidade, em aplicativos de uso geral, entre outros.

Como funciona a gamificação no processo seletivo?

Na prática, essa metodologia entra em determinadas etapas do processo seletivo, propondo sistemas de jogos para desafiar os candidatos. Os games propostos têm sempre relação com as informações que os recrutadores querem obter, criando uma situação em que o candidato é estimulado de forma lúdica a responder.

A equipe de RH analisa o desempenho dos talentos nos jogos, fazendo observações pontuais e estratégicas sobre como eles agiram. Isso permite extrair percepções importantes, de acordo com o que é pretendido para cada uma das vagas oferecidas. Em diferentes níveis, os jogos testam algumas características como:

  • cooperação;
  • competitividade;
  • foco;
  • conhecimento;
  • competências básicas e específicas;
  • apresentação;
  • capacidade de solucionar problemas.

Os jogos são desenvolvidos de modo que estimulem o candidato a mostrar suas qualidades, mas também ajuda a entender como eles entregam desempenho diante dessas características básicas citadas.

Jogos de perguntas

Há jogos de perguntas que questionam desde questões pessoais até outras relacionadas a conhecimentos, geralmente marcadas por um cronômetro. Isso exige mais criatividade do candidato, além de testar sua objetividade.

Jogos de valores

Os jogos de valores são importantes, mas simples: o candidato deve escolher um determinado número de valores que ele considera importante, entre uma oferta variada de opções. As empresas usam essa atividade para entender se o que o candidato espera está alinhado com o que a empresa busca para aquela posição.

Por que utilizar a gamificação no processo seletivo?

A gamificação no processo seletivo é capaz de proporcionar uma série de ganhos importantes ao recrutar um novo talento. Alguns bons motivos justificam implementar essa metodologia, confira os principais a seguir.

Inovação e impacto positivo

Adotar a gamificação é mostrar modernidade, como uma empresa que está antenada. A inovação é um fator que atrai os melhores do mercado e, na prática, traz muitos ganhos estratégicos. No recrutamento, a inovação representa desafio ao RH, que trabalha com esse recurso, e ao candidato, que lida com o game.

Estímulo à criatividade

Colaboradores criativos conseguem propor soluções estratégicas, sabem lidar com as metas e podem agregar muito à empresa. Ao propor a gamificação no processo seletivo, o RH testa quem tem essa característica em alta. Já nessa etapa é possível fazer uma triagem entendendo quem foi bem no game e se mostrou criativo.

Acesso às características valiosas

Como você viu, várias características do candidato são exploradas nessa metodologia. Isso tem grande importância, uma vez que o recrutador consegue avaliar quais delas foram colocadas em prática. Os desafios sempre consistem em estimular o uso dessas qualidades — e quem consegue mostrá-las, se destaca.

Captação de candidatos qualificados

A inovação de um processo diferenciado e estimulante gera um buzz entre os profissionais do mercado. Com isso, eles passam a se interessar mais pela sua empresa, o que naturalmente atrai os candidatos mais qualificados. O processo mais dinâmico é uma forma estratégica de atrair os melhores talentos!

Análises mais completas e estratégicas

A gamificação ajuda a analisar diferentes perfis de profissionais, graças à quantidade de qualidades que ela estimula nos desafios. As competências são mostradas de forma natural, e o engajamento para conseguir isso é obtido justamente pela ambientação a um game.

Como implementar um processo gamificado?

Uma empresa que busca engajar e envolver pessoas no processo de recrutamento pode implementar a gamificação. O método ajuda a valorizar a seleção e ainda contribui para mudar o status da imagem da companhia. Para isso, é importante atentar a algumas bases fundamentais. Confira quais são a seguir!

Treine os colaboradores

Os colaboradores precisam entender bem como funciona o processo. Por isso, se necessário, eles devem passar por treinamentos para trabalhar com a gamificação. Isso os ajudará a entender os resultados, fazer análises mais profundas e extrair os dados que realmente importam no uso dos games.

Alinhe os games com o que a empresa busca

O planejamento é indispensável para que o processo seletivo funciona adequadamente. O jogo deve estar alinhado com a vaga, e só então ele será capaz de estimular as características que mais são importantes para aquele cargo. Isso é decisivo para a escolha do melhor game, que vai captar o talento procurado!

Desenvolva um tutorial

Por mais que os candidatos mais jovens estejam integrados à gamificação, é importante facilitar ao máximo o contato com esses métodos. Para que não haja problemas, a gamificação deve ser acompanhada de tutoriais que ensinam como interagir com o processo. Isso evita desistências por parte dos candidatos.

A gamificação no processo seletivo é uma excelente maneira de estimular e analisar o desempenho dos candidatos. Os jogos desempenham um excelente papel, assim como as entrevistas por vídeo, que permitem ter uma percepção mais detalhada de cada pessoa, graças ao apoio de um sistema adequado, como o Compleo Vídeo.

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