Qual a importância e como montar equipe multidisciplinar na empresa?

Uma equipe multidisciplinar tem sido cada vez mais valorizada pelas empresas. Essa abordagem é reflexo dos avanços das tecnologias e, principalmente, da necessidade de ter uma atuação mais estratégica. Consequentemente, essas demandas influenciam o perfil profissional observado pelos recrutadores.

Construir equipes com pessoas de diferentes áreas e com conhecimentos extensos é um desafio para quem trabalha no RH da empresa. A busca é por variadas personalidades, experiências e capacidades no que diz respeito ao trabalho.

Neste post, você entenderá mais sobre a importância de uma equipe multidisciplinar! Saiba como ela pode ser construída e quais são suas características. Continue a leitura!

A importância das equipes multidisciplinares

Há algumas dúvidas que surgem diante da ideia de uma equipe multidisciplinar. É comum pensar que cada pessoa que a compõe é capaz de atuar em diferentes segmentos. Na verdade, a busca é por especialistas em cada uma das áreas, mas que sejam capazes de atuar em um time com pessoas totalmente distintas.

Com isso, o resultado é uma equipe com pessoas diferentes em vários sentidos: experiências amplas, realidades variadas, trajetórias profissionais específicas e conhecimentos técnicos distintos. Esse intercâmbio de histórias e qualificações é a combinação que forma, de fato, uma equipe multidisciplinar.

Diferentes experiências

Equipes compostas por pessoas de diferentes áreas e com capacitações distintas também significam experiências e trajetórias muito específicas. Não necessariamente esses profissionais precisam ser originários do mesmo segmento de negócio que farão parte no momento. No entanto, eles precisam ter algo na trajetória que seja útil.

Essa riqueza de experiências diferentes possibilitará visões muito específicas sobre cada etapa do trabalho, algo proporcionado pela vivência que essas pessoas têm. Cada um com sua história, todos já passaram por desafios e obstáculos diversos. Esses caminhos serão importantes para os próximos passos a serem dados.

Qualificações distintas

Ponto importante e indispensável, as qualificações precisam ser diferentes e, principalmente, amplas. Se estamos falando de uma equipe multidisciplinar, é necessário que haja pessoas de diversas áreas e com capacidades distintas. Isso tornará a atuação dinâmica e qualificada, já que haverá sempre alguém preparado.

Enquanto há um especialista com finanças, há outro pronto para conduzir as demandas de marketing. Outro profissional cuidará das apresentações de projetos, ao mesmo tempo que um colaborador está focado na análise de indicadores. Forças somadas significam maior produtividade e eficácia no setor.

Perspectivas diferentes diante de um objetivo

Essas qualificações e trajetórias também trarão perspectivas distintas para as equipes. Isso tem um grande impacto positivo para a forma como os projetos e demandas serão conduzidos. Essas visões diferentes se agregarão para que cada passo seja dado com o máximo de cuidado e preservação necessários.

O tempo todo, decisões precisarão ser tomadas. Dentro dessa realidade, se há perspectivas diferentes, questões importantes não serão ignoradas. Cada profissional será capaz não apenas de opinar, mas também trazer fatos e análises concretas diante dessas necessidades. Isso ajuda a construir uma estratégia mais sólida de gestão.

O trabalho de construção dessas equipes

Construir uma equipe multidisciplinar requer um planejamento específico, que vai resultar em uma busca mais estratégica para os setores. Os objetivos da empresa precisam estar à frente da montagem desses departamentos, juntamente às qualificações específicas para o desempenho das funções exigidas.

A seguir, veja como funciona o trabalho de construção de uma equipe multidisciplinar e conheça as etapas que compõem essa busca.

Definição de objetivos

Quais são os objetivos que essa equipe precisará alcançar com seus trabalhos? Esse é um ponto fundamental e prioritário na definição de como ela será composta. Para cada propósito, diferentes pessoas precisarão estar envolvidas, com capacitações distintas e complementares.

O objetivo precisa ser não só definido, como também detalhado. É importante pensar no cotidiano dessa equipe, observando as demandas com as quais ela precisará lidar para fazer um bom trabalho.

Esses detalhes vão direcionar a construção de uma equipe bastante variada, com diferentes capacitações e que funcionem bem como um time. Os objetivos estão ligados às qualificações, essas que devem estar presentes para o desenvolvimento de um bom trabalho à frente da empresa.

Busca pela diversidade

A diversidade é um dos pontos principais. Haverá, sem dúvidas, um perfil profissional estabelecido para que a busca seja filtrada e estratégica. No entanto, ter pessoas diferentes é de suma importância.

Isso se estende a todas as características possíveis, seja em relação às competências profissionais, seja sobre atributos pessoais. Uma equipe com diferentes personalidades também tem mais chances de sucesso. Por exemplo, pode ser muito vantajoso ter perfis de liderança, enquanto outros têm mais foco operacional.

Homens e mulheres também precisam ser mesclados para ter um equilíbrio importante na hora de construir não só uma equipe diversa, mas também uma empresa nesses moldes. Essa é a certeza de ter perspectivas diferentes unindo forças em prol do alcance de objetivos estratégicos da companhia.

O perfil profissional buscado por recrutadores

Recrutadores realizarão a construção dessa equipe, também, a partir de um perfil profissional modelo, ou seja, base para a busca. Alguns requisitos são fundamentais, sendo exigências para realmente chegar ao resultado de um setor multidisciplinar. Veja, a seguir, quais são essas características.

Comunicação eficiente

A boa comunicação é uma qualidade indispensável dentro de uma equipe, especialmente quando se lida com pessoas de segmentos distintos. Por mais que sejam de diferentes origens, todos precisam “falar a mesma língua”. Um bom diálogo fortalecerá decisões, troca de ideias e o convívio cotidiano.

Capacidade de adaptação

A adaptação também é um ponto importante. Equipes multidisciplinares certamente vão propor um estilo de trabalho diferenciado ao que muitas dessas pessoas estão acostumadas. Por conta disso, profissionais mais flexíveis e que se adaptem rapidamente a realidades diferentes têm maiores chances de renderem bem.

Facilidade de trabalhar em equipe

Essa é uma característica buscada na maioria dos perfis profissionais que direcionam processos seletivos, mas é ainda mais importante quando se trata da multidisciplinaridade. Trabalhar em equipe significa mais do que saber se relacionar: é preciso unir forças, complementar conhecimentos e direcionar isso tudo para os objetivos da empresa.

Uma equipe multidisciplinar qualificada pode ser construída a partir do perfil profissional adequado e de um bom planejamento. Isso garante que a empresa terá sucesso com seus projetos!

Gostou deste post? Aproveite a visita e saiba como identificar o fit cultural dentro de um processo seletivo!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment