Prepare a Pipoca! 4 filmes para RH que te ensinam sobre Recrutamento e Seleção

Como diria a música famosa da Broadway “There is no business like show business” (Não há nenhum negócio como o show business) e, com certeza, há lições de negócios a ser obtidas a partir de filmes para RH, como o caso de alternativas para boas práticas de recrutamento e seleção de candidatos.

O Diabo veste Prada e Legalmente Loira são alguns filmes que abordam o tema de forma muito interessante, fazendo com que o espectador e recrutador ou profissional de recursos humanos – ou profissionais em geral -, reflitam sobre qual é o melhor meio para encontrar o funcionário ideal para o seu negócio.

Os filmes  para RH são, acima de tudo, um poderoso meio para ensinar teorias de gestão, lições sobre orientação de equipe, liderança, dinâmica de grupo e contratação.

Conheça filmes para RH que ensinam algo sobre Recrutamento e Seleção

#1. A Rede Social: Os melhores candidatos podem vir de lugares mais improváveis

A maioria de nós já conhece a história do Facebook e de seu criador, Mark Zuckerberg. O filme brilhantemente retrata a vida e os tempos de Mark como um estudante universitário, até seu caminho para obter imagens para o seu site Facemash, dando-lhe uma ideia para desenvolver a mídia social gigante dos anos seguintes, o Facebook.

A ideia aqui é simples. Os hackers também estão sendo utilizados e contratados, justamente para evitar que a sua empresa sofra alguma ameaça. E isso, com o passar dos anos, se tornou uma prática cada vez mais comum. Esses experts estão sendo contratados por gigantes globais como Apple, Facebook e Microsoft por suas “habilidades reais”.

Um grande avanço para os recrutadores de RH em filmes como A Rede SocialTrading Places e Uma Mente Brilhante é introduzir inovação na contratação. A julgar um candidato apenas na base das credenciais listados em seu CV ou através de entrevistas não é a tática mais “poderosa”. É preciso encontrar os potencias funcionários vendo-os na prática!

#2 e 3. Os Estagiários e Outsourced: Unidade na Diversidade

O filme adequadamente captura a fusão transcultural e responde a várias questões étnicas. Os Estágiários fala sobre dois estagiários que tentam conquistar seus empregos no Google, juntamente com outros “Nooglers” – um menino asiático-americano, uma menina indiana-americana e outro cara que está constantemente no telefone.

Outsourced é outro filme que segue a história de um cara americano que tem que terceirizar seu call center para a Índia, ganhando percepções culturais indianas sobre como ele vai fazer o seu trabalho.

Ambos os filmes para RH ensinam como um conjunto misto de funcionários de diferentes culturas, origens, etnias, sexo e cor podem ensinar uns aos outros lições valiosas sobre gestão de equipe. Dessa forma, o que você precisa buscar no recrutamento e seleção são pessoas que irão complementar, adicionar…multiplicar à empresa e não apenas padronizar comportamentos e atitudes.

#4. Up in the Air – Amor Sem Escalas

Recursos Humanos é uma área de contratação de pessoas e não de demissão, essencialmente. Embora a contratação de pessoas seja uma tarefa árdua, demitir um empregado é também uma situação muitas vezes difícil para os gestores de RH. Up in the Air lindamente capta essa essência. O filme silenciosamente nos lembra de que as pessoas fazem as organizações e quando se trata de redução de funcionários, a perda é de uma organização também, não somente da pessoa que foi demitida.

Em Up in the Air, George Clooney, faz o trabalho desse recrutador às avessas, ou seja, o homem que necessita mandar embora as pessoas. A situação fica mais feia quando um dos empregados demitido comete suicídio. Embora o filme ensine mais sobre como deixar as pessoas irem, a tendência é a de também elevar a importância de um empregado em uma organização.

Pessoas de RH têm de entender que as pessoas deixam as pessoas não organizações, entende? O recrutador, por exemplo, precisa “conversar” com os funcionários para identificar valores que possam ser importantes para uma nova contratação. Uma abordagem semelhante é necessária durante a avaliação de desempenho e avaliações no caso de retenções.

Esses são os 4 títulos de filmes para RH para você assistir e captar “insights” para seu recrutamento e seleção. Você já conhecia algum deles? Conhece outro que fala sobre o assunto? Comente abaixo! Será ótimo ampliar essa lista!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

2 Comments

  1. Elisabete Yamauchi

    / Responder

    Material importantíssimo para os profissionais em RH, não somente para recrutamento e seleção. Somos massificados, merecemos e devemos disseminar a entrevista mais humanitária, ver com os olhos do coração.


    • Compleo

      / Responder

      Elisabete, obrigado pelo comentário. É bem verdade o que você comentou, somos dotados de múltiplos tipos de inteligência que precisam ser melhor explorados e avaliados. Abraços!


Leave Comment