Por que o setor de RH é tão importante nas empresas?

Compleo Recrutamento Interno Tags:
0

Qual é o bem mais valioso de sua empresa? Com certeza, um profissional especializado na área de Recursos Humanos responderia: os colaboradores. De fato, são eles que fazem girar as engrenagens do negócio. Contudo, é importante que ele seja bem cuidado, e esse é o papel do setor de RH.

Mas de que maneiras essa área pode ajudar a empresa a ser bem-sucedida na gestão de pessoas? Neste artigo, mostraremos porque os serviços do setor de RH são tão valiosos para uma instituição. Acompanhe!

Seleção de profissionais

Uma das grandes responsabilidades do setor de RH é selecionar os candidatos a uma função dentro da empresa. E essa é uma tarefa árdua. Muitas vezes, há uma grande oferta de profissionais que se inscrevem para ocupar o cargo oferecido pela instituição, mas nem todos têm o perfil adequado para assumir o posto de trabalho.

Desse modo, o RH precisa analisar cada candidato e ver quais deles serão chamados para uma entrevista. Durante as conversas com os profissionais selecionados, é preciso identificar se os seus objetivos estão de acordo com os da empresa.

É um trabalho meticuloso, que visa inserir no ambiente interno da companhia os melhores talentos profissionais que agregarão valores aos processos internos e ajudarão a empresa a atingir suas metas.

Definição de salários e benefícios

Outra área importante que é afetada pelo direcionamento do setor de RH é a política de salários e benefícios da empresa. Por ser uma área que lida diretamente com pessoas, ninguém melhor do que o RH para dizer como deve ser a remuneração dos funcionários.

Por exemplo, talvez a instituição esteja com dificuldades em reter os seus melhores profissionais. Com o auxílio do RH, a alta administração pode elaborar uma estratégia de salários mais atraentes, para incentivar esses colaboradores a permaneceram na empresa.

Além disso, o setor pode construir uma política de benefícios para aumentar a satisfação dos funcionários. Como exemplo, talvez a companhia tenha muitas colaboradoras com filhos pequenos e, nesse caso, a instituição pode conceder um auxílio creche para elas.

Além disso, o RH pode incluir outros benefícios como plano de saúde, o vale-alimentação, parcerias com universidades para a concessão de descontos nas mensalidades dos funcionários etc.

Criação de um sistema de recompensas

Caso a produtividade de alguns trabalhadores esteja caindo, o RH pode criar um sistema de recompensas. Por meio de uma pesquisa interna, é possível descobrir quais tipos de prêmios que mais motivariam os colaboradores.

A partir daí, a empresa pode elaborar as formas (troféus, viagens, vale-compras ou a bonificação em dinheiro) para recompensar os funcionários com um bom desempenho em seus serviços.

Com isso, o RH ajuda os funcionários a perceberem que os seus serviços são vistos e muito valorizados pela instituição. E, como consequência, a equipe interna passa a ser mais produtiva.

Análise do desempenho dos funcionários

Atualmente, existem inúmeras ferramentas virtuais e métodos para medir o desempenho dos colaboradores. E o setor de RH pode ajudar a empresa a usar esses recursos da maneira correta. Por exemplo, pode ser sugerido o uso de um software de perfil comportamental para aperfeiçoar a seleção interna.

Caso a empresa tenha um cargo de liderança vago, o sistema analisa qual dos colaboradores têm os requisitos necessários para assumir essa função. Desse modo, os cargos e funções serão ocupados por profissionais competentes.

Contato mais próximo com os funcionários

O setor de RH lida diretamente com a toda a equipe interna da empresa. Por isso, consegue saber o que acham sobre os processos da instituição, além de estar mais próximo das suas dúvidas, reclamações e sugestões.

Por meio dele, a alta administração toma conhecimento dos feedbacks dos colaboradores e pode tomar medidas para atender às suas necessidades. Talvez a empresa decida criar um canal de comunicação, como uma rede social corporativa, por exemplo, para se aproximar de seus funcionários.

Além disso, a diretoria, em harmonia com o RH, pode adotar a chamada “política de portas abertas”, em que a alta gestão se prontifica a marcar encontros com os colaboradores para conhecê-los melhor e ouvir o que eles têm a dizer.

Determinar a cultura interna da empresa

Geralmente, uma instituição que tem uma cultura interna bem definida é bem posicionada no mundo corporativo. Por isso, as empresas têm se esforçado nesse sentido, e o setor de RH tem uma grande participação nisso.

Caso a empresa deseje adotar a inovação como a marca de sua cultura interna, cabe ao RH tomar as medidas necessárias para que os colaboradores se ajustem a isso e também vistam a “camisa da inovação”.

Talvez seja preciso começar pela seleção de candidatos com perfil inovador. Após isso, incluir práticas que fomentem a fertilização de novas ideias e, por fim, criar eventos como o hackathon, que atraiam inovações externas.

Inserção de novas tecnologias

Às vezes, os gestores podem perceber que algumas demandas internas precisam ser aprimoradas, mas não sabem como fazer isso. O setor de RH pode sugerir o uso de tecnologias que aumentam o desempenho tanto das tarefas como dos funcionários.

Por exemplo, talvez o setor de vendas da empresa não está conseguindo atingir as suas metas. Após uma pesquisa feita pelo RH, foi descoberto que os funcionários acham o sistema que está sendo usado antiquado, pois não os ajuda a realizar seus serviços com qualidade e, por isso, eles perdem vendas.

O setor de RH pode sugerir a implantação de um software de CRM — customer relationship management — para melhorar o relacionamento com os clientes, visando o aumento das vendas.

Após isso, será o RH que elaborará e acompanhará o programa de treinamento e capacitação dessa equipe para que usem esse sistema da melhor forma possível.

Portanto, fica bem visível o quanto o RH é fundamental para o sucesso de uma empresa. Por isso, é uma área que deve ser muito valorizada na instituição. Se a alta administração reconhecer isso, terá muitos benefícios para o seu negócio!

Gostou de nosso artigo? Conseguiu perceber como o setor de RH é importante para a empresa conseguir melhorar seus serviços? Deixe seus contatos conhecerem esse conteúdo, compartilhando-o com eles nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você está pronto para levar seu recrutamento e seleção ao próximo nível?