Otimização de processos: quais os benefícios para a sua consultoria de RH?

Imagem de capa do post Otimização de processos: quais os benefícios para a sua consultoria de RH?
Imagem conheça o Compleo

A competitividade no mercado de trabalho e a grande demanda de candidatos, devido ao alto índice de desemprego, reforça a necessidade de otimização de processos seletivos. Eles precisam ser mais ágeis, organizados e inovadores, a fim de encontrar o perfil mais aderente à vaga oferecida e fortalecer a marca do negócio.

Uma empresa de consultoria focada em recrutamento e seleção de pessoas tem uma grande concorrência, atualmente. As organizações estão disputando pelos melhores profissionais, os headhunters estão atentos aos contratados e, mesmo assim, dispostos a novos desafios e salários.

Neste post, vamos mostrar por que é tão importante otimizar os processos na empresa. Também vamos mostrar os benefícios dessa tática e como implementá-la na organização para obter o sucesso desejado e sair à frente da concorrência. Não perca a leitura!

Por que otimizar os processos de recrutamento e seleção?

Para que empresa tenha credibilidade no mercado, internamente, ela também precisa que seus colaboradores acreditem e vistam a camisa da organização. Contudo, para atingir os objetivos é necessário:

  • organização;
  • mapeamento dos processos;
  • comprometimento;
  • inovação;
  • metas estruturadas e analisadas;
  • treinamentos;
  • tarefas bem definidas e distribuídas;
  • ferramentas de qualidade;
  • automatização dos processos.

Quando a consultoria consegue otimizar os processos e alinhar as estratégias do cliente com o serviço oferecido, os benefícios vão além de causar uma boa impressão. Ao ler sobre alguns deles, será impossível não começar, ainda hoje, a colocar esse projeto em prática.

Funcionários motivados

As pessoas estarão mais disponíveis e felizes para executar suas atividades, pois têm funções bem definidas e regras claras. Ainda, sobrará tempo para ajudar os pares em caso de dificuldades.

Agilidade no processo

Tarefas mapeadas são executadas de forma rápida, sem prejudicar a qualidade. Nesse caso, agilidade tem a ver com organização, que é a facilitadora de todo o escopo de um processo seletivo.

Eficiência na entrega

Com a otimização dos processos, a empresa conseguirá desenhar o perfil do candidato ideal com mais facilidade e escolher de forma estruturada o mais compatível.

Redução de custos

Muitas vezes, em meio ao caos que pode acontecer devido à demanda, a empresa exagera em algumas etapas, testes ou entrevistas. Processos otimizados são o mapa para que nada se perca ou se repita, contribuindo para a redução de custos e de estresse durante o período.

Alcance de metas

A junção perfeita entre profissionais treinados e motivados com a otimização dos processos é uma empresa de alta performance, em que as entregas serão efetivas, o atendimento acima da média e os profissionais engajados e produtivos.

Como implementar a otimização de processos?

Realizar essa etapa pode parecer difícil, mas após ler a quantidade de benefícios que a mudança proporciona, desistir não deve ser uma opção para o gestor de RH. Para isso, destacamos os passos mais importantes e como realizá-los para que não aconteçam desistências pelo caminho.

Planejar ações

Quando o cliente envia a solicitação de preenchimento de vaga, o profissional da empresa de consultoria deve conhecer cada etapa e o tempo que levará para concluí-las. Esse é o planejamento.

Conforme a demanda vai aumentando, talvez essa fase se torne automática, mas não pode ser assim. Planejar as ações é cuidar de cada caso como se fosse único, o que não deixa de ser verdade, tendo em vista que cada empresa tem sua cultura, missão e visão.

Encontrar o perfil mais aderente precisa de planejamento. Portanto, envolver a equipe em todas as etapas e definir as atribuições de cada um criará uma estrutura para que o objetivo seja alcançado com êxito.

Estabelecer metas

Em meio ao planejamento, estabelecer metas deve fazer parte do processo. Com tudo organizado e bem definido, ao desafiar a equipe, você poderá apontar o que está fora da curva e deve ser aprimorado.

As metas são importantes para engajar o time, promover a agilidade com qualidade e estimular o bom clima interno. Competições saudáveis são bem-vindas. Não deixe de criar uma política de recompensa para as metas alcançadas e faça isso junto ao time.

Melhorar a comunicação

Esse é um passo que deve ser utilizado sempre, independentemente do que precisa ser melhorado na empresa. A comunicação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele consultoria ou não.

Crie quadro de avisos, noticie os avanços que estão acontecendo, comunique quando as metas forem alcançadas e parabenize a equipe responsável. Esteja atento às dúvidas dos colaboradores, ouça o que cada um tem a dizer e fortaleça a comunicação transparente e objetiva na empresa.

Essa é a medida mais simples de todas que abordamos até agora. Afinal, é a que tem menor custo e um retorno expressivo na qualidade de vida dos colaboradores, no clima organizacional e na relação de confiança entre empresa e empregado.

Desenvolver a equipe

Conhecimento gera crescimento e, quanto mais investimento o gestor oferecer à equipe, mais engajada, motivada e produtiva ela estará. Equipes de alta performance são indispensáveis para o sucesso da empresa.

Com as funções definidas, profissionais preparados, processos mapeados e tecnologias inovadoras e facilitadoras, não existe a possibilidade de os resultados serem negativos.

Como um software especializado pode ajudar?

Durante todo o texto, destacamos a necessidade da organização para a otimização de processos. Para isso, é importante que a empresa conte com uma ferramenta de qualidade, capaz de integrar as etapas do recrutamento e seleção e agilizar com eficiência todas as fases.

O Compleo ATS é um software simples e fácil de usar, com toda a tecnologia de que uma consultoria precisa para automatizar seus serviços. Com ele, você tem acesso às seguintes ferramentas integradas:

  • abertura de vagas inteligente: um sistema que facilita a abertura de vagas disponibilizando as informações necessárias para atrair os melhores perfis;
  • tecnologia para recrutamento e seleção: o sistema é 100% via internet, sem utilizar a memória dos computadores da empresa;
  • divulgação de vagas eficiente: devido à parceria com sites renomados, as vagas têm maior alcance e visualização dos candidatos;
  • triagem com uso de vídeo: uma ferramenta que está conquistando muitos adeptos, a fim de selecionar os profissionais mais adequados, a entrevista por vídeo facilita a triagem de candidatos;
  • testes automatizados: o usuário pode cadastrar diversos tipos de testes e suas respostas e que serão corrigidos pelo sistema automaticamente. Também é possível direcionar o candidato para a próxima etapa do processo, de acordo com seu desempenho no teste.
  • questionário de triagem: é permitido ao usuário criar perguntas com o objetivo de filtrar os candidatos no momento da inscrição no site de carreiras.
  • gestão do recrutamento mais efetiva: o sistema permite o gerenciamento e configuração do sistema pelo usuário, para que os tempos de espera sejam reduzidos e o processo tenha a agilidade necessária, sem perder a eficiência.

A otimização de processos se faz necessária, principalmente em empresas que crescem por meio de seus resultados. As consultorias devem prezar pela organização, inovação, agilidade e efetividade. Dessa forma, suas metas serão alcançadas, sem que a qualidade da entrega fique comprometida, e a experiência do candidato seja positiva.

Além disso, a otimização de processos é fundamental para a consolidação de equipes de alta performance. Isso porque, com a estrutura das atividades bem desenhada, as funções definidas e profissionais altamente capacitados, o resultado é um time engajado, produtivo e feliz.

Se este post foi importante para impulsionar você a mudar o quadro atual da empresa, deixe-nos ajudar ainda mais! Nossos consultores estão preparados para esclarecer todas as dúvidas e apresentar a ferramenta mais adequada para o crescimento do seu negócio!

E-book Marketing e RH

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »