Os melhores benefícios para os funcionários: conheça todos!

A atração dos melhores talentos é um verdadeiro desafio para o RH atualmente. São tantas opções de vagas e facilidades para encontrar essas ofertas, que fica difícil para as empresas chamarem a atenção dos profissionais mais bem preparados diante de tanta variedade.

Uma das estratégias usadas é a oferta de benefícios para funcionários. As organizações que dispõem de pacotes de benefícios atraentes conseguem agregar valor à sua marca empregadora e acabam chamando a atenção de pessoas competentes e dedicadas.

Neste post, vamos apresentar alguns dos melhores benefícios para os funcionários, com cases de empresas que conseguiram excelentes resultados aplicando essas estratégias. Acompanhe!

O que são benefícios para funcionários?

Os benefícios podem ser definidos como o pagamento de compensações não financeiras aos colaboradores da empresa. Dentre esses benefícios, encontramos os que são obrigatórios pela CLT como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, férias etc. Nos benefícios não obrigatórios, encontramos convênios com academias e faculdades, vale-cultura, auxílio-creche, entre outros.

Quais são os melhores benefícios para funcionários?

Dentro da disputa pelos talentos mais competentes do mercado de trabalho, as empresas que conseguem oferecer benefícios realmente diferenciados e capazes de agregar vantagens exclusivas acabam saindo na frente.

Elas conseguem chamar a atenção das pessoas mais bem preparadas e assim, contar com um processo seletivo bem rico.

Conheça alguns cases de empresas que conseguem surpreender nesse aspecto e os benefícios que oferecem.

1. Clube exclusivo

A Ericsson consegue se destacar por ter um clube exclusivamente para seus funcionários e famílias. Com mais de 1500 associados, o complexo conta com piscinas, saunas, salas de musculação e local para eventos, entre outras instalações.

O espaço fica localizado na própria empresa e é aproveitado principalmente pelos colaboradores que moram nas proximidades, ajudando a promover lazer nos horários de folga e contribuindo com a qualidade de vida.

Um dos principais benefícios é o aumento no engajamento dos profissionais, que têm uma visão da empresa muito mais positiva e trabalham mais motivados. Certamente, para pessoas que estão passando pelo processo seletivo, saber que a empresa tem um benefício como esse agrega valor à uma vaga na empresa, aumentando o interesse dos candidatos em serem aprovados.

2. Horários de descanso

Dormir no local de trabalho não é visto como algo positivo. Porém, grandes corporações como Google, Nasa e Samsung “quebraram esse tabu” ao oferecer espaços em que os colaboradores podem tirar sonecas rápidas durante expediente.

O CEO da MetroNaps, Christopher Lindholst, afirmou à Forbes que a diferença entre gerações é gritante ― enquanto as anteriores tinham um posicionamento muito mais rígido, a atual preza pelos benefícios para funcionários e a qualidade de vida.

A flexibilidade no ambiente de trabalho ajuda a atrair esses profissionais e a soneca no meio do dia melhora a performance e auxilia no alcance dos resultados.

>> Quer entender mais sobre as diferentes gerações presentes no mercado de trabalho? Clique aqui e confira o artigo feito pela Xerpa sobre o perfil de todas as gerações!

3. Horários flexíveis e trabalho remoto

Ainda dentro da flexibilidade e maior qualidade de vida, a possibilidade de trabalhar fora do horário comercial ou até mesmo alocado de outro lugar que não seja obrigatoriamente a empresa são muito eficientes na hora de atrair novos talentos.

Esse tipo de benefício tem crescido nos últimos anos. Segundo a SHRM, mais que dois terços das empresas oferecem alguma facilidade nesse sentido. A tendência é que essa prática se torne comum também no Brasil.

Os benefícios são o maior engajamento, produtividade e retenção de talentos, além da melhora na qualidade de vida dos funcionários e queda nos índices de absenteísmo

Dentre as multinacionais que aderiram a esse regime, estão a Amazon, UnitedHealth Group e Unilever.

4. Facilidades para mães e gestantes

O início da maternidade é uma fase importante de transição para qualquer mulher, que encontra dificuldades para se adaptar ao novo ritmo e obrigações. O grupo O Boticário, que engloba marcas como Eudora, Quem Disse Berenice? e Beauty Box, oferece diversos benefícios para mães e gestantes.

O programa engloba cursos, palestras e aulas práticas, além da visita de uma profissional de enfermagem à casa da funcionária logo depois do parto.

A empresa oferece ainda uma sala de apoio à amamentação, onde a mulher pode armazenar seu leite em frascos esterilizados.

5. Lanches à disposição

Oferecer opções de lanches saudáveis na empresa, mais do que uma conveniência, ajuda os colaboradores e terem uma alimentação melhor e terem a energia necessária para enfrentar o restante do dia.

Dentre as organizações que aderiram a esse benefício estão a Google e o escritório norte-americano do Facebook.

6. Programas de bem-estar financeiro

O bem-estar financeiro é essencial para que os funcionários consigam exercer bem as suas atividades e tenham menor índice de estresse. Preocupações com dívidas fazem com que os profissionais não consigam manter o foco no trabalho e tenham um rendimento muito abaixo do esperado.

Por isso, muitas organizações incluem educação financeira dentro dos benefícios para funcionários, geralmente em programas que priorizam a qualidade da vida. Afinal, há a compreensão de como esse tipo de problema afeta a saúde.

Dentre as corporações que aderiram a essa prática, está a BambooHR, empresa americana de tecnologia para RH, que incentiva e financia aulas de educação financeira para seus colaboradores.

A iniciativa permitiu que os funcionários conseguissem economizar um total de 200 mil dólares e ficassem mais seguros em relação às próprias finanças, diminuindo o nível de estresse e aumentando o rendimento.

Conhecer os melhores benefícios para funcionários vai afetar não só o engajamento dos seus atuais colaboradores, mas colabora com a atração de novos talentos. A implantação desse tipo de benefício mantém a empresa alinhada às novas tendências e atende às necessidades dos profissionais mais jovens, elevando a sua imagem diante da concorrência.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Xerpa, fornecedora de software que otimiza os processos do RH, inclusive as contratações. Acesse o nosso blog para ter mais informações sobre gestão de pessoas!



About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment