Os desafios do Recrutamento como negócio

Empresas do mundo todo, para começarem a contratar pessoas para seu rol de funcionários, necessitam muitas vezes de intermediários que os ajudem com esta tarefa e para isso contratam empresas que possuem como principal atividade o recrutamento como negócio.

Por isso as empresas que prestam serviços de recrutamento como negócio são tão importantes e a cada dia uma nova empresa do ramo abre suas portas, oferecendo as vagas que as empresas possuem aos candidatos, e ajudando essas mesmas empresas a escolherem os melhores profissionais.

Hoje falaremos do recrutamento e seleção como negócio, sobre como montar uma empresa do ramo de empregos, e quais os desafios encontrados e os pontos que devem ser levados em conta para ser uma empresa reconhecida no mercado e que desempenhe com excelência seu trabalho.

Montando uma empresa de recursos humanos

Assim como toda a burocracia que gira em torno da abertura de empresas no Brasil, as empresas de recursos humanos e agências de empregos não são diferentes. Tirando esse ponto, é preciso ter atenção a algumas dicas na hora de abrir uma empresa de recursos humanos:

Conhecer bem o mercado

A primeira dica é que você conheça bem o mercado de RH no Brasil e principalmente, como ele funciona aí em sua cidade de atuação. Além disso, ter experiência com o mercado de RH é primordial para que sua empresa dê certo, pois iniciar uma agência de empregos apenas anunciando vagas mas não oferecendo consultoria, uma avaliação criteriosa dos candidatos e também oferecer aos candidatos oportunidades interessantes, é o mesmo que começar mal e perdendo pontos com o mercado.

Conheça seus clientes

Que tipo de empresa de RH você está pensando em abrir? Existem vários tipos de agências de emprego, desde as de rua e que oferecem serviços de baixa qualificação, até as agências e consultorias de mais status, que possuem apenas vagas para cargos de gerência e diretoria.

Além disso, é preciso focar nos clientes, pois são eles que fazem sua empresa sobreviver, por isso sempre ofereça benefícios que façam os empresários se interessarem pelo o que sua empresa de RH tem, como por exemplo, consultoria, preços mais atrativos e a indicação de candidatos mais preparados para as vagas propostas.

Conheça sua concorrência

Estar de olho na concorrência também é importante, pois existem milhares de empresas de RH no país e para sobressair frente a tantas famosas, é preciso ter um diferencial. Invista em benefícios a seus clientes, como por exemplo, a melhor retenção de candidatos ou uma consultoria em RH ampla e com um relacionamento mais estreito.

Ofereça algo a mais também aos candidatos que buscam as vagas que você oferece como, por exemplo, cursos de capacitação e qualificação profissional e a retenção de currículos. Não esqueça também de ter sua empresa em todos os veículos possíveis como a internet e em mídias pagas.

Tenha estrutura para iniciar seu negócio de RH

Invista em equipamentos de informática de qualidade e tecnologias como SaaS, em funcionários que façam um bom atendimento e ofereça um local confortável e convidativo para seus clientes. Busque um endereço em uma região estratégica e bem procurada. Por fim, esteja próximo tanto das empresas como dos candidatos.

Desafios do recrutamento como negócio

A partir daí é colocar as mãos na massa e trabalhar! Mas os desafios do mercado do RH no momento não são nada fáceis. O Brasil passa por um período de crise financeira e como consequência, o número de vagas de emprego caiu bastante.

Nessa hora, é preciso ter sangue frio e manter um relacionamento estreito e incentivar as empresas de seu rol de clientes a continuar contratando e buscando através de seu negócio, novos candidatos.

Além disso, outro grande desafio está com os próprios candidatos, que diante de uma geração mais prática e tecnológica, porém mais emotiva e ansiosa, está em busca de empresas mais flexíveis e salários mais altos, mas em contrapartida, as empresas esperam que sejam mais qualificados e preparados.

São muitos os desafios do recrutamento como negócio e você como gestor, precisa estar empenhado em entender isso, sanar os problemas e trazer soluções para seus clientes, e fazer assim, com que sua empresa esteja no topo e entre as mais reconhecidas do mercado.

Gostou de nossas dicas? Confira mais posts como esse em nosso blog, pois sempre temos novidades para você ler! 


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment