Os 5 erros mais comuns que podem fazer você perder seu melhor candidato

Imagem de capa do post Os 5 erros mais comuns que podem fazer você perder seu melhor candidato
Imagem conheça o Compleo

Na busca por um novo profissional, as empresas seguem um caminho geralmente padrão: anúncio da vaga, análise de currículos, seleção de perfis, entrevistas e dinâmicas e por fim a contratação. Com esse método, as empresas conseguem montar seu time de colaboradores de forma bem ajustada, mas será possível cometer erros em alguma etapa e perder um bom candidato?

É possível que a sua empresa não esteja tendo o foco ideal no candidato certo, ou pode estar indo pelo caminho correto, mas acabar cometendo gafes no meio, fazendo com que o melhor candidato opte por outra oportunidade ao invés da sua. Sendo assim, veja agora os 5 erros mais comuns que fazem empresas perder candidatos incríveis e como não cometê-los.

1. Falar superficialmente sobre a vaga

Descrever em um anúncio de vaga, tudo aquilo que sua empresa precisa e espera de um futuro colaborador, é fundamental para a qualidade de currículos que chegarão as suas mãos. Quanto mais superficial, simples e curto for essa descrição, existe uma grande probabilidade de você ter candidatos muito aquém do esperado.

Vale a pena perder alguns minutos descrevendo o anúncio, deixando o perfil da vaga da maneira que a empresa quer e definindo tudo sobre ela, com todos os pontos que não podem ser esquecidos. Para não perder o candidato esperado, é preciso descrevê-lo com perfeição. Abordamos este tema em um outro artigo do nosso Blog, confira: Meus anúncios são atrativos e adequados para o Perfil que eu busco?

2. Optar pelo candidato mais “barato”

Muitas vezes, na ideia de cortar custos, se opta por contratar pessoas com cargos e salários mais baixos, ou se é um cargo de liderança e que os salários tendem a ser mais altos, se decide pelo candidato que propôs um salário mais baixo. Pode ser que a empresa tenha sorte com este funcionário, mas nem sempre é isso que acontece.

Optar por um candidato que em tese, receberá menos, pode ser uma grande dor de cabeça se ele não for um profissional que corresponda a vaga. Para não acabar gastando mais, convença a empresa a apostar no candidato que exija um salário mais alto, mas que trará apara a empresa o sucesso que ela precisa.

3. Levar em conta apenas o currículo

O profissional pode ter um currículo maravilhoso, com muita experiência e conhecimento, mas se for uma pessoa arrogante e segundo referências, tiver alguns desvios de caráter, o currículo será mesmo um mero papel. Avalie o candidato como um todo e aproveite bem o processo de referências de outras empresas e ex-colegas de trabalho, pois ajuda muito na decisão do candidato ideal.

4. Ter um processo de seleção rápido demais

Em geral, um processo seletivo pode levar em média 6 semanas para ser concluído, porém existem empresas que na ânsia de escolher logo um candidato, acabam não tendo o cuidado de avaliar se esta pessoa é realmente o perfil ideal para vaga proposta.

Cabe ao analista de RH deixar claro aos gestores da área que precisa do candidato, que etapas não devem ser puladas, apenas porque precisa rapidamente preencher a oportunidade. Para evitar problemas como o turnover, é essencial que a seleção seja feita de maneira eficiente e cuidadosa.

5. Não ter clareza do cargo a se preencher

Muitos analistas de RH, ao fazerem a seleção de currículos ou mesmo a entrevista, não têm uma ideia correta e clara do que realmente os gestores da área da vaga pedida realmente querem ou mesmo o que é feito nessa área! Isso pode se tornar um problema imenso, já que podem ser escolhidos candidatos totalmente contrários a oportunidade pedida.

Converse com o gestor e entenda exatamente o que a área trata e quais os pontos que esse gerente gostaria que fossem fundamentais no seu próximo liderado. Tenha a clareza do cargo proposto para não transparecer uma falta de conhecimento do que você está avaliando. Esteja preparado para não perder os melhores candidatos!

Uma ótima forma de você evitar desvios como este, é contar com uma boa definição do Perfil da Vaga, escrevemos um artigo sobre este tema onde você verá dicas preciosas para a definição perfeita de sua vaga: Como definir um bom Perfil para uma Vaga

 

Você já cometeu algum destes erros? Conte sua experiência e fique ligado em nossos artigos. Sempre temos novidades para você!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados