O que é Inbound Recruiting? Explicamos aqui essa estratégia

Segundo pesquisas da Deloitte, 61% dos empregadores brasileiros afirmam ter dificuldades para contratar. Em nível global, esse número ainda é alto e representa 38% dos empregadores. Para ter sucesso na contratação, é interessante saber o que é Inbound Recruiting e como aplicar.

Em resumo, o termo refere-se ao processo de recrutamento baseado na atração de talentos. Nesse caso, a empresa deixa de ir atrás dos profissionais e cria estratégias para que eles venham até a organização e candidatem-se ao processo seletivo.

No entanto, até que ponto essa estratégia é viável? Como ela pode ser melhor compreendida e aplicada? Quais benefícios oferece à organização? É o que explicamos nos próximos tópicos.

Afinal de contas, o que é Inbound Recruiting?

Nos últimos anos, diversas estratégias do tipo “Inbound” surgiram — como o Inbound Marketing ou Sales. Essas táticas estão baseadas na atração do público-alvo. Por exemplo: a empresa não vai até o cliente, mas faz com que ele venha até ela.

De modo semelhante, a essência do Inbound Recruiting é atrair os profissionais talentosos até a empresa, estimulando-os a se candidatar ao processo seletivo.

Nesse sentido, há um grande contraste em relação ao recrutamento tradicional. As táticas habituais estão ancoradas na busca por talentos, isto é, no uso de meios — como sites de emprego — para chegar até as pessoas e comunicar as chances de trabalho.

Um recrutamento sem a busca por profissionais, porém, parece paradoxal. Como fazer com que o candidato busque a empresa? Como se comunicar com acerto? São dúvidas comuns.

O processo de recrutamento da AmBev ilustra muito bem essa estratégia. Ao anunciar uma nova vaga de emprego, surgem milhares de candidatos. Muitos dos talentos acessam a página de empregos da empresa e não esperam anúncios em sites de vagas, por exemplo.

Adiante, explicamos duas coisas: como dar início à estratégia de atração no recrutamento e como ela beneficia a organização. Assim, você poderá colocar o Inbound Recruiting em prática.

Como iniciar a atração no recrutamento?

Por dois principais motivos, é um grande desafio atrair gente talentosa: primeiro porque há certa escassez de bons profissionais. Segundo porque existe uma enorme competitividade por candidatos acima da média.

Nossas próximas dicas ajudarão você a superar esses desafios e dar início a sua estratégia de Inbound Recruiting. Confira!

Tenha uma forte marca empregadora

Como explicado, o Inbound consiste em fazer com que o seu público chegue até a empresa. Para tanto, nada melhor que o poder de uma boa marca. Na gestão de pessoas, é possível falar da marca empregadora (isto é, o employer branding) uma espécie de ímã de talentos.

Há muitas dicas para arquitetar uma marca empregadora. Por exemplo: definir um propósito massivo e transformador por trás do trabalho ou criar um local de trabalho atraente e desafiador. O objetivo, no fim, é fazer com que os talentos queiram compor a equipe.

Transforme os empregados em promotores

Quão satisfeitos seus colaboradores estão com a empresa? Se nem mesmo os atuais funcionários se sentem estimulados para continuar no trabalho, é difícil imaginar que gente de fora se sinta. Portanto, experimente transformar os empregados em promotores.

Um promoter é alguém que fala bem da marca para seus amigos ou familiares. É uma pessoa leal e disposta a fazer marketing pela empresa. Quando seus atuais empregados agirem assim, é natural que talentos de fora queiram fazer parte do time — e o Inbound ganha vida.

Elabore uma página de carreiras

A página de carreiras é uma espécie de central de relacionamento com os candidatos, onde a empresa compartilha suas vagas abertas, filosofia de trabalho e mídias (como fotos e vídeos) sobre a empresa. Diferentemente dos sites de vagas, pertence ao próprio empreendimento.

Uma página de carreiras é interessante para falar com os candidatos, veicular vagas e permitir que profissionais se candidatem ao processo seletivo. Assim, a empresa pode operacionalizar sua estratégia de fazer com que o talento chegue até a empresa, concorrendo às vagas.

Conte com a ajuda da tecnologia

Boas tecnologias podem tornar o processo de recrutamento mais ágil e atraente. Também permitem que os candidatos tenham uma ótima experiência na seleção. Por esse motivo, é preciso contar com a ajuda da tecnologia nas diferentes etapas da contratação.

Softwares de recrutamento e seleção, por exemplo, ajudam a monitorar as vagas abertas e a centralizar a comunicação com os candidatos. Já os sistemas de entrevista por vídeo permitem que os profissionais tenham uma melhor experiência e comodidade em todo o processo.

Quais são os benefícios da estratégia de Inbound?

A estratégia de atração apresenta uma série de vantagens. A primeira e mais óbvia é a chance de chamar a atenção dos melhores profissionais, encorajando-os a participar da seleção.

Logo, a empresa poderá se esquivar dos problemas da escassez de mão de obra qualificada. Existem outros benefícios que explicamos adiante.

Redução de custos com contratação

A contratação de talentos pode ser cara, em especial para cargos mais elevados. O gestor precisa investir em diversos processos, como o patrocínio de anúncios de vagas pela internet ou a contratação de headhunters (profissionais especializados em “caçar” talentos).

A estratégia de Inbound pode reduzir significativamente esses custos. Como se baseia na atração de profissionais e não na busca minuciosa, demanda menos investimento. Isso é bom para o RH e para toda a empresa, que pode economizar dinheiro ou realocar seus investimentos.

Reforço da imagem da empresa

O Inbound Recruiting também é uma forma de marketing. Os gestores investem na imagem da empresa para chamar a atenção de profissionais de ponta. Porém, os efeitos vão muito além.

Empresas que cuidam bem dos seus talentos são, em geral, mais amadas pelos clientes finais e pelo próprio mercado. Isso é um grande reforço à marca principal e ao sucesso do negócio.

Existem vários outros benefícios na aplicação do Inbound Recruiting, como a formação de um grande banco de talentos, a rapidez no processo de seleção e a maior probabilidade de acerto na escolha final. Por essa razão, é uma estratégia que contribui para o aprimoramento da gestão de recursos humanos e para a melhoria da organização nos diferentes níveis e áreas.

Agora que você sabe o que é Inbound Recruiting, como dar início a essa estratégia e quais os benefícios para a empresa, aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia o próximo artigo e descubra como fornecer bons feedbacks aos seus profissionais!

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment