Modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas usadas em recrutamento e seleção

Buscando metodologias modernas e econômicas, os gestores de recursos humanos das organizações têm se interessado por modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas em processo de recrutamento e seleção.

A dinâmica da velocidade de informações e da rapidez com que o mundo tem se desenvolvido nos dias de hoje, exige das organizações uma adaptação cada vez maior e processos que caminhem no mesmo sentido da tecnologia e da agilidade das informações.

Por isso, os departamentos de RH estão se desenvolvendo e buscando alternativas que sejam mais ágeis, econômicas e efetivas em seus processos de recrutamento e seleção. Pensando nisso, elencamos aqui algumas práticas e tendências modernas que vão lhe ajudar a encontrar novas soluções e melhorar os resultados nos seus processos de recrutamento e seleção.

Confira!

Metodologia Brain Teaser

Esta metodologia foi desenvolvida por empresas norte-americanas, buscando uma dinâmica de recrutamento que avaliasse a criatividade e a capacidade dos recrutados para encontrar soluções às questões colocadas em discussão.

Ela permite que os recrutadores avaliem se o candidato está apto a atuar de acordo com as necessidades da empresa e se possui capacidade e conhecimento para tal. Essa técnica é moderna e ainda pouco utilizada no Brasil, mas a tendência é que cada dia mais os gestores de recursos humanos integrem o Brain Teaser em seus processos de seleção.

Jogos e Simulações

Nesse modelo, os candidatos são submetidos a jogos e simulações online que buscam avaliar o seu comportamento por meio das decisões tomadas durante os jogos. Há, por exemplo, softwares que colocam o candidato em uma simulação de trabalho como gerente de uma rede de supermercados.  O gamer tem que tomar decisões nas suas funções de gerente durante o jogo; essas são avaliadas posteriormente, de acordo com parâmetros desejados pela empresa.

Trata-se de uma excelente forma de avaliar a capacidade de tomada de decisões, a iniciativa e outras características que não são facilmente observadas através dos métodos de recrutamento e seleção tradicionais.

Avaliação das redes sociais

O mercado disponibiliza hoje algumas ferramentas que permitem ao gestor fazer uma análise aprofundada do candidato, relacionada à sua interação em redes sociais, procurando não só por possíveis pontos negativos como por aspectos positivos que possam contar pontos na contratação.

Às vezes, a mera análise da Rede Social do candidato não é suficiente para ter uma compreensão mais aprofundada do seu perfil; por isso, esses softwares de análise são relevantes e interessantes para as empresas que já adotem essa metodologia em seus processos de recrutamento e seleção.

Manager Matching

O Manager Matching é um método que busca selecionar candidatos que possuam pontos convergentes às necessidades da empresa. Através desse método, os coordenadores podem buscar por colaboradores com habilidades específicas e que complementem as habilidades dos membros que já integram a equipe.

Isso permite que a organização tenha um time com características que se complementam, gerando eficiência nas suas atividades. A técnica do Manager Matching visa maior assertividade na contratação de colaboradores para a empresa, isso diminui os custos e aumenta a eficácia dos processos.

Entrevistas Online

As entrevistas online já são realidade em muitas empresas e visam facilitar a organização e a logística dos departamentos de recursos humanos. A facilidade das entrevistas online permite que as mesmas sejam feitas em qualquer hora do dia, estando recrutador e recrutado em locais diferentes, o que não impede a realização da entrevista.

São inúmeros os modelos, técnicas e práticas usadas em recrutamento e seleção de candidatos que visam à qualificação dos serviços e a economia de tempo e dinheiro. Continue de olho em nosso blog e nas dicas que vão lhe ajudar a ter um departamento de recursos humanos moderno e atualizado.

Gostou de conhecer algumas dentre as principais técnicas usadas em recrutamento e seleção? Comente a seguir!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment