Mindset: a nova psicologia do sucesso e como aplicar na prática

Você já ouviu falar em mindset? É nada mais que o poder da atitude mental para que uma pessoa tenha sucesso ou fracasso, e essa forma de pensar e agir proporciona transformações na maneira de administrar a vida e os negócios.

O livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, escrito pela professora psicóloga Carol Dweck, é um resumo das experiências, trabalhos e pesquisas da autora sobre o assunto, onde ela aborda que os mindsets são determinantes para que as decisões sejam positivas ou negativas na vida de cada um, tendo relação não apenas com negócios, mas também com os esportes e relacionamentos.

Quer saber mais? Neste artigo, contaremos um pouco da obra e mostraremos como se tornar um mindset capaz de superar todas as suas dificuldades e preparar-se para viver no mundo contemporâneo e competitivo. Confira a seguir!

Conheça os principais capítulos do livro

O livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” está estruturado em oito capítulos, no entanto, apresentaremos os seis principais, que são:

  1. Por dentro dos mindsets
  2. A verdade sobre aptidão e realização
  3. Esportes o mindset de um campeão
  4. Negócios: mindset e lideranças
  5. Pais, professores e técnicos esportivos: de onde vêm os mindsets
  6. Mudanças de mindset

Veja os ensinamentos que o livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” oferece

Transformar pessoas! Essas são as palavras que melhor definem o objetivo desse livro. Essa obra chama atenção para a percepção das diversas formas de pensar. Todo ser humano passa por etapas de crescimento físico, e no decorrer dessas fases, acontecem situações boas e más, porém, o essencial é superar todas as negatividades e ter uma mentalidade de superação e positividade. Recomenda-se que é gratificante eliminar o mindset fixo e deixar que o mindset de crescimento prevaleça e avance a cada dia.

Mindsets existentes

Segundo a escritora, a mente é composta por mindset fixo e mindset de crescimento. O fixo define que os conhecimentos alcançados já estão todos definidos, e essa forma de pensar torna as pessoas acomodadas e alienadas, os mindsets fazem parte da personalidade. Já as pessoas com mindset de crescimento têm a mentalidade de confiança e de disponibilidade para mudanças perenes. É importante colocar em prática a autopercepção, pois a pessoa deve descobrir quem ela é, e assim, poderá resolver sobre as mudanças.

Aptidões e realizações

Conforme a obra, a conquista alcançada por Thomas Edison, o inventor da lâmpada, ocorreu por consequência de sua aptidão e dedicação a um propósito idealizado. O livro relata que o criador passava grande parte de seus dias buscando incansavelmente o seu objetivo, e deixa o exemplo de que, quando se tem um sonho, embora difícil de realizar e mesmo que aconteçam atropelos pelo caminho, nunca se deve desistir, pois é essa continuidade e insistência que proporcionam as vitórias.

A relação do mindset para esportes, negócios, relacionamentos

Os mindsets estão contidos nos segmentos esportes, negócios, relacionamentos e tantos outros. As pessoas que os praticam são dotadas de atitudes e pensamentos diversos. Em todos esses fragmentos existem os pontos positivos e negativos. Para que os relacionamentos desses segmentos tenham sucesso, dependem da forma que ambas as partes veem a situação e reconheçam em que devem melhorar.

O mindset dos coaches

  1. pais – segundo a autora, os pais que desejam que seus filhos sejam mindset de crescimento devem colocar em prática atitudes como não elogiar sua inteligência ou talento, pois eles podem desanimar e deixar de fazer atividades as quais são difíceis, e caso não consigam realizá-las, sentem-se impotentes. Para que os filhos sejam produtivos, os pais devem elogiar os esforços que o fizeram chegar àquele resultado. É necessário ensiná-los a gostar de desafios, sentirem-se incomodados com os erros e querer corrigi-los, ensiná-los a realizar tudo com muito esforço e desejar aprimorar seus conhecimentos sempre;
  2. professores – os educadores com suas práticas de avaliação e exigências de notas máximas geram mindsets fixos, enquanto deveriam motivá-los a entender que todos têm potencial. O educador deve estimular as habilidades dos seus alunos. Futuramente eles passarão a viver em um meio social que exigirá mais dedicação e esforço para que cresçam pessoalmente e profissionalmente;
  3. técnicos esportivospara alcançar resultados positivos, os técnicos não devem exigir dos jogadores que continuamente ganhem os jogos, pois isto é um mindset fixo. O mindset de crescimento do técnico deve ser motivar seus jogadores ao esforço intenso e contínuo. Dessa forma, eles sempre se sentirão estimulados.

Saiba o que fazer para ser um mindset de crescimento

Esforço! Essa é a palavra exata para se transformar em mindset de crescimento. Qualquer mindset fixo pode migrar para mindset de crescimento. Toda personalidade pode ser lapidada, os talentos podem ser aprimorados, portanto, enfrente seus problemas, ultrapasse os obstáculos, estimule a confiança em si mesmo, desenvolva as suas habilidades, veja que estratégias aplicar, disponha seu tempo para fazer o que precisar ser feito, por mais que seja difícil, mas faça!

Planeje-se! Ao realizar um projeto você deve ter conhecimento de como fazê-lo. Coloque essas três perguntas em evidência: quando, onde, como agir? Pense nas estratégias que podem ser aplicadas e, se não der certo, insista, faça de novo de forma diferente e quando der certo não se acomode, pergunte-se o que deve ser feito para ampliar o seu mindset de crescimento; ele deve estar sempre em evidência para que o crescimento seja constante.

Com “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, é possível conhecer as diferenças e os resultados que cada um dos mindsets faz na vida das pessoas. Na obra, é apresentado o quanto é importante cada pessoa descobrir qual deles prevalece em sua vida, e após a identificação, optar em qual quer permanecer.

Logo, é importante reconhecer que o mindset de crescimento é o mais adequado para quem quer ter sucesso na vida pessoal e nos negócios, pois ele ajuda a superar todas as dificuldades. As decisões dependem da forma de pensar, dos esforços e da dedicação ao que for realizar.

Você é convidado a ler essa obra rica em ensinamentos que vão orientá-lo a caminhar para um futuro pleno de motivação, perspectivas e sucesso!

Já conhece ou ficou curioso para saber mais sobre o livro? Então, compartilhe quais são suas percepções nos comentários!

contratando durante a quarentenaPowered by Rock Convert

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment