Job description: qual o seu papel para atrair novos talentos?

Realizar um processo de recrutamento e seleção eficaz que consiga angariar os melhores talentos é um grande desafio para as empresas. Contratar os profissionais corretos não é uma tarefa fácil e exige muito preparo dos recrutadores. Cada etapa da seleção deve ser articulada com estratégias que corroborem a missão organizacional — o que começa no próprio anúncio da vaga, com o chamado job description.

A tradução literal desse termo em inglês é “descrição do trabalho”, ou seja, nada mais que uma compilação de informações que atraia talentos em potencial a se candidatar para aquele posto.

Porém, com tantas ofertas — principalmente online —, essa descrição se ratifica como uma vitrine para sua empresa e tem a função de convencer quem acessa seu anúncio de que o trabalho ali vale a pena.

Pensando em ajudar você a atrair profissionais gabaritados para seus processos seletivos, este post vai explicar mais sobre essa técnica e dará dicas para não cometer erros básicos que possam dificultar os resultados. Confira!

A necessidade de um bom job description para uma seleção eficaz

Como dissemos, essa técnica é uma vitrine da sua empresa em uma oferta de vagas. Muito mais que um simples anúncio, ela gera inúmeras impressões em quem o visualiza.

Se o job description for feito de maneira incorreta, o resultado pode ser desastroso, especialmente porque as consultas acontecem, em boa parte, via internet. Já imaginou sua empresa virar motivo de chacota em páginas do Facebook ou Instagram que satirizam ofertas de trabalho esdrúxulas?

Cometer um erro desses, além de não gerar resultados, pode levar por água abaixo seus processos seletivos. Muitas vezes, é por meio do anúncio da vaga que o candidato tem o primeiro contato com sua empresa. Então, nada mais justo que gerar uma boa impressão inicial.

Essa descrição também carrega os valores e a missão da empresa, o que tem grande influência sobre o candidato. A forma como seu anúncio disponibiliza as informações institucionais e as atribuições do cargo dá indícios do que o profissional pode esperar da organização se for contratado.

Ainda, ela funciona como uma ferramenta de filtro de candidatos. Conforme a linguagem, estética e os próprios canais de divulgação adotados, certos perfis de talentos se interessarão mais que outros. Trata-se de uma espécie de primeira triagem.

Dessa maneira, ao abrir um processo de recrutamento e seleção para qualquer cargo, você deve estabelecer uma estratégia bem elaborada para garantir contratações exemplares. Com a eficiência de uma descrição bem-feita, naturalmente você otimiza as etapas e ganha precisão no recrutamento.

Se você estiver de olho em talentos muito específicos — que, provavelmente, estão em outras organizações —, a descrição do serviço deve atingir esses profissionais. Ela, em conjunto com outros processos internos, sem dúvida, tem papel imprescindível na competitividade organizacional.

Dicas para acertar em cheio no job description

Quer aprender a fazer um job description impactante? Então, confira a seguir 7 dicas com os elementos necessários para uma descrição de vaga caprichada que atraia o profissional desejado.

Crie um título atraente e preciso

Como qualquer anúncio, o título precisa ser atrativo e sem rodeios. Precisa ter clareza e objetividade, a fim de evitar confusão na interpretação do leitor. Além disso, deve ser fácil de memorizar para que o candidato o encontre sem dificuldades em ferramentas de busca na internet.

Evite cometer erros como:

  • linguagem superficial ou enganosa;
  • títulos com perguntas ou indagações;
  • letras escritas em caixa alta (todas as palavras em maiúsculo);
  • frases do tipo “Não é necessário experiência”.

e-Book - Guia prático para criar anúncios

Descreva claramente as atribuições da vaga

Seja bastante transparente na descrição da vaga. Identifique de maneira clara todas as atribuições conferidas àquele posto, quais as responsabilidades do cargo, a quem o colaborador deverá se reportar e, se possível, tarefas correlatas para evitar expressões como “entre outras funções”.

Especifique o local de trabalho

Ao realizarem a busca por empresas, muitos profissionais levam em conta a localização. Imagine só o transtorno de quem mora em São Paulo. Residir na Zona Leste e trabalhar na Zona Sul pode acarretar muitas horas no trânsito todos os dias, o que torna a rotina impraticável.

Por isso, seja claro no endereço de sua empresa. Essa informação não apenas dá maior credibilidade à organização, como também prova que a oferta anunciada é verdadeira.

Liste todos os requisitos necessários

Detalhe todos os pré-requisitos para a ocupação da vaga. Seja direto e minucioso, pois quanto maiores forem as especificações para a vaga, mais os perfis se aproximarão do esperado.

Inclua todas as informações que achar necessárias, tais como:

  • nível de escolaridade;
  • conhecimento de idiomas;
  • habilidades com softwares, sistemas e programação;
  • tempo de experiência na função;
  • habilidades de relacionamento interpessoal (como liderança, por exemplo);
  • regime de contratação.

Inclua a faixa salarial

Este é o “calcanhar de Aquiles” de muitos anúncios de trabalho. Porém, lembre-se de que divulgar o valor médio do salário também é uma forma de pré-seleção, além de dar transparência ao anúncio.

Muitas empresas perdem tempo e credibilidade ao divulgarem anúncios sem a margem de salário. Pense no constrangimento para ambos os lados. O candidato conferiu uma atribuição de vagas atraente de sua empresa e, ao chegar à entrevista, descobre que o salário é muito baixo.

Além de se sentir ofendido com a oferta, ele criará uma péssima imagem a seu respeito. Sem contar a perda de tempo para você como recrutador.

Descreva os benefícios

Não somente a faixa salarial é importante. Muitas empresas acabam atraindo profissionais pelo pacote de benefícios. Há certos casos em que compensa ter um salário um pouco menor, mas um bom pacote de benefícios — como plano de saúde, auxílio-escola, participação nos lucros e bolsas de estudo, por exemplo.

Na ponta do lápis, isso faz uma enorme diferença para o candidato querer trabalhar em sua empresa. Então, não hesite em divulgar claramente os benefícios que o profissional terá.

Dê informações consistentes sobre a empresa

Esse é um campo que deve ser preenchido com certa devoção. Explique claramente quando a organização foi criada, seus objetivos e valores, os produtos e serviços que oferece, como é sua cultura organizacional, como se desenvolvem as relações interpessoais, os planos de carreira e qualquer outra informação relevante.

Informações como essas são um verdadeiro cartão de visitas para os candidatos. Se for possível, utilize recursos como vídeos, pois são uma excelente ferramenta de interatividade. Também informe seu website e as redes sociais.

Você já tinha parado para pensar na importância de um job description? Com a era digital, assim como houve mudanças no comportamento do consumidor, mudou também a relação entre profissionais e empresas. Se você quer encontrar os melhores talentos, precisa utilizar estratégias bem definidas que incluam processos seletivos arrojados. A primeira etapa, seguramente, é o anúncio da oferta de vagas.

O que você pensa a respeito das inovações nos processos de recrutamento e seleção? Sua empresa encara isso como uma estratégia de competitividade? Deixe seus comentários no campo aqui embaixo!

Formulário de abertura de vaga

Gestão de RHPowered by Rock Convert

About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment