Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos

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A relação entre Inteligência Artificial e RH já é uma realidade no setor corporativo. Hoje, é possível usar diversos recursos tecnológicos em cada etapa — desde o processo seletivo até a retenção de talentos — para garantir resultados mais precisos e alcançar os objetivos do departamento.

Essa tecnologia apresenta, inclusive, uma capacidade cognitiva, ou seja, é capaz de solucionar questões e problemas com uma espécie de raciocínio, simulando a atividade da mente humana.

Interessado no assunto? Neste post, você vai ler o que o uso da IA consegue trazer de concreto e vantajoso ao RH, entendendo também em que essa tecnologia pode ser aplicada. Continue a leitura e confira!

O que é Inteligência Artificial?

É uma parte da ciência da computação destinada a criar mecanismos capazes de reproduzir a inteligência humana e, com isso, raciocinar e solucionar problemas de forma rápida e objetiva.

Para que a inteligência artificial funcione de forma eficiente, seu sistema precisa de um banco de dados detalhado e que seja abastecido constantemente. De posse dessas informações será possível programar, perceber, aprender e escolher, entre as opções pré- estabelecidas, qual é a mais adequada e tomar as melhores decisões.

Além disso, o Big Data e o People Analytics são consequências positivas de como essa ferramenta é bastante útil para aperfeiçoar processos e aumentar a credibilidade de diversos setores em uma empresa.

A maior divulgação da Inteligência Artificial atualmente são os assistentes virtuais, que criam um relacionamento com clientes de bancos e sites de busca, facilitando a vida das pessoas na correria do dia a dia, pois basta que você diga o que está precisando e ele fornece as melhores opções ou respostas precisas de acordo com seu problema.

Como funciona essa ferramenta?

O uso constante das redes sociais é um grande alimentador da Inteligência Artificial, pois nelas assinalamos nossos gostos, aptidões, locais e pessoas preferidas, compartilhamos nosso humor e a falta dele.

Todas essas informações são chamadas de algoritmos, capazes de personalizar o smartphone, por exemplo, exibindo somente informações que possam ser relevantes para o dono do aparelho.

Nesse mesmo modelo é possível recrutar profissionais no LinkedIn e encontrar candidatos mais aderentes ao perfil exigido pela empresa, o que facilita uma contratação mais eficiente e evita o turnover gerado por equívocos na seleção.

Um exemplo simples de sua utilização no RH é o ponto biométrico, que por meio da digital dos colaboradores fornece dados para o setor com relação a assiduidade e pontualidade dos funcionários em tempo real. Isso permite a criação de indicadores de produtividade em conjunto com outras métricas.

Como unir Inteligência Artificial e RH?

Com a evolução dessa ferramenta, alguns processos antes demorados e nem sempre eficazes tornam-se essenciais para o avanço da equipe de RH, aumentando sua credibilidade e criando um setor mais estratégico, eficiente e focado no relacionamento com os talentos da empresa.

Entender um pouco sobre onde essa união gera os melhores resultados facilita muito a vida de um gestor de RH na hora de decidir onde começar a aplicá-la.

Avalia detalhes no processo de recrutamento e seleção

Provavelmente, a principal demanda que se vale dessa relação entre Inteligência Artificial e RH é o processo de recrutamento e seleção — sem dúvida, um trabalho muito relevante às empresas.

É nesse momento que se toma decisões importantes acerca de quem será o próximo a ocupar uma posição na companhia. Logo, a escolha deve ser precisa. Uma seleção tradicional, contudo, feita somente por pessoas, está sujeita a subjetividades. E essas pequenas interferências podem ser suficientes para que um bom talento não seja captado.

Durante o processo seletivo, além de identificar os melhores candidatos, é necessário eliminar aqueles que não têm o perfil desejado para a vaga. Em uma entrevista, essas pessoas podem usar de recursos de oratória eficientes, tendo um grande poder de persuasão. Não se trata de má-fé, mas sim de um posicionamento eficiente, mesmo que elas não sejam quem a empresa procura.

Nesse sentido, mesmo para um profissional de RH experiente e qualificado, é inviável ter de lidar com tudo isso e, ainda assim, acertar em cheio na captação de um talento. A tecnologia de IA surge, então, para dar suporte ao RH, oferecendo recursos capazes de tornar essa avaliação mais profunda. Isso é feito com base em dados das entrevistas e uma leitura humanamente impossível.

Machine learning

Um dos principais recursos que aproximam Inteligência Artificial e RH é o machine learning. Trata-se de uma tecnologia simples, que analisa dados para oferecer insights e informações de desenvolvimento às empresas.

Ao ser aplicado no processo de recrutamento e seleção, esse recurso cria padrões com as qualificações e competências de que a empresa precisa, fazendo depois uma busca on-line precisa e refinada. Uma análise manual desses dados, sem dúvida, seria trabalhosa e demandaria um tempo que não há no ambiente corporativo.

O mesmo pode ser feito conforme o desenrolar do processo seletivo. Todos os dados gerados nas etapas seguintes passam pela análise do machine learning, que oferece uma leitura mais profunda deles, ajudando o RH a ter um entendimento completo de cada candidato.

Análise de entrevista por vídeo

O poder cognitivo dos recursos de AI (Artificial Intelligence) também permite uma análise melhor embasada por meio do audiovisual.

Muitas empresas optam hoje por entrevistas por vídeo, por exemplo, usando tecnologias de análise comportamental nos registros captados nesse contato. Assim, o recurso de AI avalia a fala, a expressão corporal, o tom de voz e uma série de outras características do candidato, oferecendo dados mais profundos e sistematizados.

Sem dúvida, o material gerado com isso é de grande suporte aos profissionais ao avaliar o comportamento dos candidatos, contribuindo para uma escolha mais efetiva de profissionais adequados a participarem de uma próxima fase.

Identifica pautas importantes para treinamentos

Treinar colaboradores e desenvolver suas capacidades é outra grande demanda do setor de Recursos Humanos. Para isso, é preciso identificar de forma eficiente as pautas mais importantes para esses treinamentos, além de dificuldades gerais e pontos que necessitam de melhorias.

Quando recursos de Inteligência Artificial e RH estão alinhados, há uma constante análise dos resultados da empresa, assim como a avaliação do desempenho dos colaboradores. Isso permite entender o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Assim, com base em informações sólidas, o RH consegue desenvolver um treinamento eficaz, além de ser capaz de avaliar e mensurar os seus resultados no futuro. Além disso, a Inteligência Artificial é capaz de informar quantas vezes um determinado conteúdo de treinamento foi visualizado pelo colaborador, estimando o grau de engajamento do profissional com o aprendizado.

Ajuda no desenvolvimento de líderes

Da mesma forma que colaboradores são frequentemente avaliados para chegarem ao seu máximo desempenho, os líderes e gestores precisam continuar sempre melhorando. Isso influencia todos que estão ao seu redor — especialmente quem se encontra abaixo na hierarquia corporativa.

Quanto a isso, o apoio da tecnologia de AI oferece a esses profissionais a capacidade de avaliar, de maneira precisa, tanto a si mesmos quanto aos seus colaboradores. Assim, bem como no recrutamento, as subjetividades são minimizadas graças à análise completa de dados oferecida.

Auxilia a retenção de talentos

Vale aqui dizer que o alinhamento entre Inteligência Artificial e RH ainda pode ser utilizado para se agir em relação à redução das taxas de turnover da empresa.

Sabemos que a alta rotatividade de funcionários é prejudicial em diversos pontos: mais custos, perda de bons talentos, dificuldade de adaptação à cultura organizacional, entre outros.

Ao usar as tecnologias de IA, contudo, a empresa consegue entender o nível de satisfação dos seus colaboradores, o seu desenvolvimento e suas dificuldades. Assim, pode compreender a relação que eles têm com a sua posição.

Tudo isso é possível graças à avaliação dos dados que o colaborador gera trabalhando, entendendo o seu nível de produtividade — e, caso este seja baixo, se há uma relação com alguma insatisfação ou problema pessoal. Essa preocupação e apoio fazem toda a diferença, sendo fundamentais na retenção de colaboradores.

Possibilita a criação de uma cultura organizacional

cultura organizacional traz em si métodos, hábitos e comportamentos entendidos e definidos como ideais para o negócio. Para que ela seja mantida, então, é preciso um trabalho de adequação a longo prazo, além da colaboração dos funcionários.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial oferece suporte em, basicamente, duas etapas fundamentais:

  • a identificação dos métodos e costumes que trazem melhores resultados à empresa;
  • a captação de talentos que se adequem a isso sem maiores problemas.

Assim, é possível implementar e preservar a cultura interna da empresa, criando um ambiente tanto propício a bons resultados quanto satisfatório para os seus colaboradores, gerando equipes motivadas, unidas e desenvolvidas técnica e emocionalmente. A longo prazo, com certeza será impossível abrir mão desses recursos, graças à sua eficiência.

Mesmo com tantos benefícios oferecidos, a união entre Inteligência Artificial e RH deve ser utilizada com sabedoria, pois, se, por um lado a IA transforma os processos seletivos mais imparciais e objetivos, por outro lado o RH não deve menosprezar o feeling que a função exige, utilizando também sua intuição para contratar os melhores talentos.

O Recursos Humanos será beneficiado pela IA quando otimizar processos burocráticos e observar o que o olhar humano não conseguir captar forem seus objetivos, mas jamais deve deixar que seu principal papel nas organizações, o ser humano, seja substituído por uma conversa virtual. Inteligência Artificial e RH devem estar unidas em prol da humanização das empresas.

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