Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos

A relação entre Inteligência Artificial e RH já é uma realidade no setor corporativo. Hoje, é possível usar diversos recursos tecnológicos em cada etapa — desde o processo seletivo até a retenção de talentos — para garantir resultados mais precisos e alcançar os objetivos do departamento.

Essa tecnologia apresenta, inclusive, uma capacidade cognitiva, ou seja, é capaz de solucionar questões e problemas com uma espécie de raciocínio, simulando a atividade da mente humana.

Interessado no assunto? Neste post, você vai ver o que o uso da IA consegue trazer de concreto e vantajoso ao RH, entendendo também em que essa tecnologia pode ser aplicada. Continue lendo e confira!

Avalia detalhes no processo de recrutamento e seleção

Provavelmente, a principal demanda que se vale dessa relação entre Inteligência Artificial e RH é o processo de recrutamento e seleção — sem dúvida, um trabalho muito relevante às empresas.

É nesse momento que se toma decisões importantes acerca de quem será o próximo a ocupar uma posição na companhia. Logo, a escolha deve ser precisa. Uma seleção tradicional, contudo, feita somente por pessoas, está sempre sujeita a subjetividades. E essas pequenas interferências podem já ser suficientes para que um bom talento não seja captado.

Durante o processo seletivo, além de identificar os melhores candidatos, é necessário eliminar aqueles que não têm o perfil desejado para a vaga. Em uma entrevista, essas pessoas podem usar de recursos de oratória eficientes, tendo um grande poder de persuasão. Não se trata de má-fé, mas sim de um posicionamento eficiente, mesmo que elas não sejam quem a empresa procura.

Nesse sentido, mesmo para um profissional de RH experiente e qualificado, é inviável ter de lidar com tudo isso e, ainda assim, acertar em cheio na captação de um talento. A tecnologia de AI surge, então, para dar suporte ao RH, oferecendo recursos capazes de tornar essa avaliação mais profunda. Isso é feito com base em dados das entrevistas e uma leitura humanamente impossível.

Machine learning

Um dos principais recursos que aproximam Inteligência Artificial e RH é o machine learning. Trata-se de uma tecnologia simples, que analisa dados para oferecer insights e informações de desenvolvimento às empresas.

Ao ser aplicado no processo de recrutamento e seleção, esse recurso cria padrões com as qualificações e competências de que a empresa precisa, fazendo depois uma busca on-line precisa e refinada. Uma análise manual desses dados, sem dúvida, seria trabalhosa e demandaria um tempo que não há no ambiente corporativo.

O mesmo pode ser feito conforme o desenrolar do processo seletivo. Todos os dados gerados nas etapas seguintes passam pela análise do machine learning, que oferece uma leitura mais profunda deles, ajudando o RH a ter um entendimento completo de cada candidato.

Análise de entrevista por vídeo

O poder cognitivo dos recursos de AI também permite uma análise melhor embasada por meio do audiovisual.

Muitas empresas optam hoje por entrevistas em vídeo, por exemplo, usando tecnologias de análise comportamental nos registros captados nesse contato. Assim, o recurso de AI avalia a fala, a expressão corporal, o tom de voz e uma série de outras características do candidato, oferecendo dados mais profundos e sistematizados.

Sem dúvida, o material gerado com isso é de grande suporte aos profissionais ao avaliar o comportamento dos candidatos.

Identifica pautas importantes para treinamentos

Treinar colaboradores e desenvolver suas capacidades é outra grande demanda do setor de Recursos Humanos. Para isso, é preciso identificar de forma eficiente as pautas mais importantes para esses treinamentos, além de dificuldades gerais e pontos que necessitam de melhorias.

Quando recursos de Inteligência Artificial e RH estão alinhados, há uma constante análise dos resultados da empresa, assim como a avaliação do desempenho dos colaboradores. Isso permite entender o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Assim, com base em informações sólidas, o RH consegue desenvolver um treinamento eficaz, além de ser capaz de avaliar e mensurar os seus resultados no futuro.

Ajuda no desenvolvimento de líderes

Da mesma forma que colaboradores são frequentemente avaliados para chegarem ao seu máximo de desempenho, os líderes e gestores precisam continuar sempre melhorando. Isso influência todos que estão ao seu redor — especialmente quem se encontra abaixo na hierarquia corporativa.

Quanto a isso, o apoio da tecnologia de AI oferece a esses profissionais a capacidade de avaliar, de maneira precisa, tanto a si mesmos quanto aos seus colaboradores. Assim, bem como no recrutamento, as subjetividades são minimizadas graças à análise completa de dados oferecida.

Auxilia a retenção de talentos

Vale aqui dizer que o alinhamento entre Inteligência Artificial e RH ainda pode ser utilizado para se agir em relação à redução das taxas de turnover da empresa.

Sabemos que a alta rotatividade de funcionários é prejudicial em diversos pontos: mais custos, perda de bons talentos, dificuldade de adaptação à cultura organizacional, entre outros. Ao usar as tecnologias de AI, contudo, a empresa consegue entender o nível de satisfação dos seus colaboradores, o seu desenvolvimento e suas dificuldades. Assim, pode compreende a relação que eles têm com a sua posição.

Tudo isso é possível graças à avaliação dos dados que o colaborador gera trabalhando, entendendo o seu nível de produtividade — e, caso este seja baixo, se há uma relação com alguma insatisfação ou problema pessoal. Essa preocupação e apoio fazem toda a diferença, sendo fundamentais na retenção de colaboradores.

Possibilita a criação de uma cultura organizacional

A cultura organizacional traz em si métodos, hábitos e comportamentos entendidos e definidos como ideais para o negócio. Para que ela seja mantida, então, é preciso um trabalho de adequação a longo prazo, além da colaboração dos funcionários.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial oferece suporte em, basicamente, duas etapas fundamentais:

  • a identificação dos métodos e costumes que vão trazer melhores resultados à empresa;
  • a captação de talentos que se adéquem a isso sem maiores problemas.

Assim, é possível implementar e preservar a cultura interna da empresa, criando um ambiente tanto propício a bons resultados quanto satisfatório para os seus colaboradores.

Como vimos até aqui, inteligência Artificial e RH se relacionam cada vez mais, mesmo que algumas dessas tecnologias ainda estejam começando a chegar nas empresas. A longo prazo, com certeza será impossível abrir mão desses recursos, graças à sua eficiência.

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