HR Techs: tecnologia aliada á gestão de recursos humanos

As rotinas de recursos humanos são diversas, da aquisição de talentos até a avaliação de desempenho pessoal. E uma coisa é certa: a tecnologia permeia cada vez mais essas atividades, tornando-as mais eficazes e digitais. Em grande parte, graças às HR Techs.

No RH, o processo de seleção é um dos mais impactados. Do recrutamento e triagem dos candidatos até a efetivação de talentos, muitas ferramentas digitais contribuem para a decisão final acertada — por exemplo, sistemas de recrutamento e tecnologias para entrevistas em vídeo. Assim, o gestor de RH pode alcançar ótimos resultados.

Quer saber mais sobre o assunto, entender o que é HR Techs e como a tecnologia ajuda na gestão de recursos humanos? Continue a leitura do artigo que criamos para você!

Afinal, o que é HR Techs?

Nos últimos anos, houve um crescimento das empresas jovens e que contam com a tecnologia como produto central, as chamadas startups. Algumas focam na área financeira e outras no agronegócio, respectivamente, Fintechs e AgTechs. Também existem aquelas que criam tecnologia para a gestão de pessoas, as HR Techs.

Em resumo, HR Techs são startups que desenvolvem e comercializam tecnologia para a liderança de pessoas, permitindo que o RH se adapte às demandas de transição digital.

Obviamente, essa demanda é cada vez mais latente. As antigas rotinas de departamento pessoal (DP) não são mais suficientes para contribuir com o crescimento e sucesso das organizações. Nesse contexto, a gestão de pessoas encontra desafios cada vez maiores e precisa de tecnologia de ponta para superá-los. Logo, a tecnologia é forte aliada do RH.

As HR Techs criam soluções digitais para todas as áreas de recursos humanos. Por exemplo: bancos de currículos para a seleção; inteligência artificial para a triagem autônoma de candidatos; softwares para entrevistas em vídeo; até plataformas para o treinamento dos atuais colaboradores, chamadas Universidades Corporativas (UC).

Agora, como essas tecnologias estão beneficiando o profissional de RH e otimizando os resultados na liderança do capital humano? É o que discutimos no próximo tópico!

Como as tecnologias geram vantagem ao RH?

Muitas organizações estão redesenhando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar ferramentas digitais, como softwares e bancos de dados. Isso gera uma série de benefícios, por exemplo, a automação de tarefas repetitivas e o maior acerto nas rotinas de gestão do capital humano. Entenda, agora, essas e outras vantagens!

Adequação à nova transição digital

O mercado tem mudado exponencialmente. Hoje, as empresas estão no contexto da quarta revolução industrial (ou indústria 4.0), no qual a transição digital é intensa. Para se adaptar a essa realidade, é preciso contar com tecnologias em todos os níveis e áreas do negócio.

Especificamente na gestão de pessoas, o uso de tecnologias cria uma espécie de espinha dorsal para os outros setores. Quando o RH está modernizado, possui maiores chances de encontrar e contratar gente qualificada, bem como beneficiar outros departamentos.

Em outras palavras, o avanço do RH é o avanço de todo o empreendimento. Quando as práticas de gestão do capital humano são modernas e digitais, todos da organização são beneficiados e o próprio negócio pode se adaptar aos desafios da indústria 4.0.

Automação de processos repetitivos

Na gestão de pessoas, existe uma série de processos burocráticos e repetitivos que tiram o foco do profissional de RH do que realmente importa. Esses processos podem ficar a cargo das máquinas, o que é chamado de automação.

Para ficar mais claro, a automação consiste na substituição do trabalho manual pelo de máquinas (ou robôs, se preferir chamar). É como deixar que softwares se encarreguem de atividades mais enfadonhas para que as pessoas foquem no que mais estratégico.

Um bom exemplo vem do processo de triagem de currículos. Antes, o gestor poderia passar horas ou até dias analisando e selecionando candidatos. Atualmente, o software de recrutamento faz isso de forma autônoma, com base em competências predefinidas.

Aumento dos acertos no expediente

Gerenciar o capital humano não é fácil e, por vezes, o gestor fica diante de situações realmente complexas. Em qual lugar investir o orçamento do RH? Qual profissional desligar do quadro de trabalho? Para tomar a decisão certa, a tecnologia ajuda muito.

Sistemas mais modernos ajudam com análises preditivas, cálculos de retorno sobre o investimento (ROI) ou monitoramento dos resultados por meio de indicadores. Assim, munem o profissional de RH de informações para decidir com maior acerto.

Nesse caso, a plataforma de análise de perfil comportamental é um bom exemplo. Ela colhe uma série de informações sobre os profissionais e, depois de cruzá-las, gera um relatório completo sobre o perfil do colaborador e possíveis comportamentos no futuro. Assim facilita a tomada de importantes decisões, por exemplo, uma promoção.

Controle e monitoramento dos resultados

Por fim, é preciso destacar que novas tecnologias facilitam o controle e monitoramento dos resultados. Em outras palavras, pode-se avaliar os restornos da gestão de pessoas, bem como ter números claros para planejar e definir objetivos desafiadores.

Por exemplo, um software de recrutamento e seleção ajuda no monitoramento de informações, como o número de vagas abertas, prazo médio para contratação ou percentual de vagas fechadas dentro do prazo. Com essas informações, o gestor de pessoas pode criar estratégias funcionais e garantir melhores resultados no futuro.

Quais as tendências de tecnologia para o futuro?

As HR Techs continuam inovando e gerando tendências para o futuro. Por causa disso, é preciso estar atento ao que surge no mercado e como isso pode ser aplicado ao RH. Atualmente, algumas das principais tendências em tecnologia são:

  • entrevistas em vídeo;
  • uso do big data para tomada de decisões;
  • inteligência artificial ao longo da seleção;
  • automação de processos tradicionais;
  • criação de páginas de carreiras (o “trabalhe conosco”);
  • uso de testes de perfil comportamental para avaliar o fit cultural;
  • gerenciamento de equipes remotas (trabalho home office).

Enfim, é preciso estar atento e aproveitar o que as HR Techs tem a oferecer. Desse modo, pode-se construir uma gestão de pessoas mais estratégica, moderna e acertada, bem como usar a tecnologia como ponto forte para arquitetar negócios de sucesso.

Agora que entende o que é HR Techs e a importância da tecnologia aliada à gestão de pessoas, aproveite para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais e manter seus amigos por dentro assunto. Vamos lá!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment