Fique por dentro de 6 benefícios da entrevista por vídeo

A tecnologia trouxe recursos incríveis e produtivos para o setor de RH. Você conhece os benefícios da entrevista por vídeo? Essa é uma prática cada vez mais comum, que promove economia, melhor gestão de tempo e maior alcance.

Os processos de seleção e recrutamento demandam tempo, dinheiro e planejamento, o que nem sempre é o que se tem. O uso dessa ferramenta traz vantagens incríveis ao seu RH, otimizando uma tarefa tão necessária à empresa.

Este post vai mostrar de maneira detalhada como você pode se valer da entrevista por vídeo. Confira os 6 principais benefícios do uso dessa tecnologia.

1. A entrevista pode ser analisada por mais profissionais

Uma entrevista tradicional costuma ser entre o candidato e um profissional de RH. Esse modelo limita a participação de outras pessoas, o que traria uma análise ainda mais profunda. Há questões que não podem ser observadas naquele momento, mas que podem ser perfeitamente vistas na entrevista por vídeo.

Nesse modelo, mais pessoas podem acompanhar em tempo real. Além disso, o material fica à disposição posteriormente, já que é gravado. Diversos aspectos podem ser avaliados, com a participação de mais colaboradores, cada um com sua especialidade.

Como resultado, o processo de seleção se torna mais preciso. Se mais tipos de profissionais podem avaliar, qualidades distintas são detectadas. O candidato escolhido terá passado por um verdadeiro pente fino, ajudando a empresa a recrutar o talento perfeito para a vaga.

2. O vídeo pode ser facilmente compartilhado dentro da empresa

Se diversas pessoas vão analisar a entrevista, é importante que o material tenha fácil acesso. A possibilidade de compartilhamento é um dos principais benefícios da entrevista por vídeo. Mais de um departamento pode precisar ver o conteúdo, o que demanda uma troca de arquivos frequente.

Esse é um recurso que também trabalha em prol da agilidade do processo seletivo. De uma só vez, o vídeo pode ser enviado a todos os departamentos responsáveis. Os relatórios tendem a chegar mais rápido, tornando as etapas mais fluídas.

Além do compartilhamento, os materiais também podem ser arquivados no banco de dados da empresa. O material pode ser usado no futuro, para outras vagas, caso haja a avaliação de que o candidato ainda possa ser útil em outro momento.

3. O processo ganha em agilidade

O tempo de duração dos processos seletivos é uma questão importante. Muito se é discutido em relação a agilizar as etapas, porém, nem sempre é possível. A precisão da seleção deve ser alta, então, não é interessante forçar um tempo menor. Porém, com os vídeos, isso é alcançado naturalmente.

A preparação para uma entrevista já toma bastante tempo. O RH tem muitas demandas, o que também limita a quantidade que pode ser feita em um dia. Mas já pensou em como isso é mais prático quando feito por vídeo?

Se o RH tem uma equipe maior, pelo menos 2 pessoas podem fazer as entrevistas. Sendo assim, de uma só vez já são 2 candidatos avaliados. Em poucos dias, é possível entrevistar todos e já começar a análise do conteúdo.

Assim, o processo de recrutamento completo tende a ser executado em um tempo muito menor do que o comum, aumentando a produtividade do setor de RH.

4. Os custos reduzem consideravelmente

Custos reduzidos no processo seletivo. Esse parece um dos melhores benefícios da entrevista por vídeo, certo? Elas geram despesas, tanto para o candidato quanto para a empresa. É preciso oferecer todo o suporte quando se recebe alguém presencialmente, e isso tem um preço.

No método por vídeo, cada lado é responsável apenas por se conectar na hora agendada, o que, para a empresa, não custa nada. Caso o equipamento adequado seja necessário, esse será um investimento realizado uma vez. Câmeras, microfones e outras ferramentas serão aproveitadas a longo prazo.

A economia é concreta e relevante nas entrevistas de vídeo! Tendo em vista que diversos processos são feitos durante o ano, é possível mensurar o quanto a economia desses valores renderia às finanças da empresa.

Esqueça os gastos com cafezinho, lanches e com a infraestrutura ideal. É hora de economizar com eficiência!

5. O alcance de candidatos é potencializado

É comum que sua empresa entreviste apenas pessoas da sua cidade. Parece pouco viável que profissionais de outros estados compareçam só para o processo seletivo, ainda que futuramente tivessem disponibilidade de mudança.

O deslocamento só para a entrevista presencial custa tempo e dinheiro, além de não ser garantia de contratação. Quando essa etapa é feita por vídeo, essas barreiras são ultrapassadas e, então, as duas partes saem ganhando.

A empresa tem opções mais amplas, enquanto os candidatos não têm mais a barreira geográfica e financeira.

Esse é um dos principais benefícios da entrevista por vídeo se tratando da captação do talento ideal. O profissional perfeito para a vaga pode morar em outra cidade, e isso não deve ser empecilho para avaliá-lo. O recurso do vídeo ajuda o processo a ser pontual e livre de qualquer questão logística.

6. A integração com softwares é facilitada

O vídeo é um formato de mídia facilmente integrado com outros softwares. Ele pode ser reproduzido em qualquer ambiente graças à tecnologia atual, podendo também ser armazenado em qualquer lugar. Essa possibilidade também ajuda no compilamento de informações do candidato.

O software de recrutamento e seleção é uma ferramenta cada vez mais comum no RH. Ele ajuda a gerir todos os dados dos candidatos, monitorando as etapas do processo de contratação de maneira organizada. Agora, imagine juntar os recursos desse sistema com o vídeo da entrevista do candidato.

Essa integração acontece de maneira prática e simples. Assim, o gestor tem acesso aos dados completos, administrando tudo no mesmo ambiente. Essa organização otimiza o processo de seleção, tornando-o mais rápido e assertivo. O resultado será a agilidade e a captação do talento ideal para a vaga oferecida!

Após conhecer esses 6 benefícios da entrevista por vídeo, não tem como negar sua importância. Inicie essa prática no seu RH, assim, você pode colher os frutos de digitalizar um processo que gera custos e demanda tempo.

Não se esqueça de ter um software de recrutamento e seleção! Ele vai ajudar você na triagem dos vídeos. Ainda está buscando o ideal para a sua empresa? A Completo tem a melhor solução para você! Entre em contato conosco e saiba mais.


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment