Extração automática de dados do CV: vantagens da tecnologia parsing de currículos

Imagem de capa do post Extração automática de dados do CV: vantagens da tecnologia parsing de currículos
Imagem conheça o Compleo

Para o setor de RH, pode ser trabalhoso lidar com um grande fluxo de CVs enviados em um processo seletivo. Para otimizar a absorção de informações relevantes e ganhar tempo, a tecnologia parsing de currículos é o que de melhor pode ser feito nessa demanda atualmente.

Com ela é possível ter acesso apenas aos dados relevantes, filtrando informações e deixando o recrutamento mais objetivo e preciso. Veja neste post as principais vantagens de usar o parsing!

Filtra e preenche informações automaticamente

É comum que empresas tenham formulários para o preenchimento de requisitos, o que de certa forma não é uma maneira ruim de fazer a seleção. Nesse conteúdo ela disponibiliza de forma ativa exatamente as informações que deseja saber, sendo as mais relevantes para a seleção.

Entretanto, esse conteúdo pode ficar extenso demais, gerando dois problemas principais: desistência por parte de candidatos e esforço excessivo para avaliar todas as informações preenchidas. A técnica de parsing de currículos torna essa etapa mais simples e prática para os dois lados.

Assim, a seleção acontece de forma descomplicada, com a divulgação nos canais comuns que a empresa costuma usar. É a partir daí que há o recebimento dos currículos e, então, a análise com o uso do parse.

A tecnologia aplicada extrai do CV do candidato todas as informações, filtrando somente aquelas que estão entre os parâmetros do que é solicitado. Assim, formulários internos são preenchidos com esses dados, economizando tempo e minimizando esforços.

Otimiza o tempo de triagem

O tempo investido em um processo de recrutamento e seleção é grande. A necessidade de avaliar informações, realizar contatos, fazer várias fases de entrevistas e os trâmites legais impedem que o RH desenvolva outras demandas.

A busca por agilizar esse trabalho é muito importante, já que em diversas ocasiões a contratação de um novo colaborador é necessária rapidamente. Na maioria das vezes, é preciso realizar a triagem de CVs, enquanto muitos deles não têm o perfil desejado pela empresa.

Utilizando a técnica de parsing de currículos, sob os padrões e exigências exatas da organização, toda essa etapa é muito mais assertiva e ágil, com uma seleção mais eficiente. Somente candidatos realmente qualificados passam pela triagem realizada pelo parse, graças ao uso de tecnologia.

Desse modo, para a etapa de contato para entrevistas, os recrutadores terão muito menos trabalho a fazer. Além disso, o mais importante: estarão com os dados apenas de quem se encaixa adequadamente a vaga oferecida.

Envia facilmente para o Compleo ATS

O Compleo ATS tem um dos mais completos e eficientes softwares de apoio à seleção de candidatos do mercado. Nele é possível gerenciar todas as etapas do recrutamento, oferecendo resultados positivos e muita assertividade na condução desse trabalho.

Toda essa qualificação pode ficar ainda maior com o apoio do parsing de currículos. Isso é possível graças à capacidade dessa tecnologia de colher as informações dos CVs e gerar documentos precisos, enxutos e reunindo somente os dados relevantes dos candidatos.

Uma das grandes vantagens de usar o parse é sua capacidade de enviar todas essas informações para o Compleo ATS, que poderá reunir essas qualificações dos candidatos em seu software. Assim, as próximas etapas serão conduzidas sob uma base mais sólida de dados.

Para os recrutadores, ter essas informações ao gerenciar o sistema do Compleo ATS é um diferencial muito importante. Ter que fazer isso manualmente demandaria um esforço muito grande, algo que deixaria o processo de recrutamento demorado e cansativo para todas as partes.

Organiza e qualifica os candidatos de forma rápida

A técnica de parsing de currículos também traz utilidade na organização e na qualificação dos candidatos. Com a leitura eficiente das informações é possível dividir exatamente quem preenche os requisitos por completo, quem atende só em parte, mas tem potencial de desenvolvimento, e quem não se adéqua.

Essa é uma ótima chance para que os recrutadores avaliem diferentes questões nos dados de cada um dos candidatos, até mesmo naqueles que não preenchem totalmente os requisitos. Por mais que isso não seja o ideal, esses talentos podem ser aproveitados.

Quando há essa organização e classificação dos candidatos, o RH pode definir quais contatos serão feitos primeiro, ou seja, priorizando quem foi melhor avaliado no parsing. Assim, é possível separar por qualificação.

Mesmo quem não atende naquele momento aos requisitos buscados pode entrar no banco de dados da empresa. Desse modo, em um momento futuro, esses candidatos podem ser contatados para uma entrevista.

Torna o recrutamento e a seleção mais estratégicos

O processo de recrutamento e seleção precisa ser otimizado e eficiente, com um alinhamento exato aos objetivos da empresa. Por conta disso, cada vez mais há um nível alto de exigência quanto aos requisitos para o preenchimento das posições da organização.

Sendo assim, é preciso que esse recrutamento seja estratégico, o que pode ser feito com a ajuda do parse. Dessa forma, informações pontuais são extraídas dos CVs, ou seja, somente aquelas que estão totalmente adequadas com o que o negócio precisa.

Isso é possível graças à capacidade do parse em avaliar somente o que interessa. Muitas vezes essas qualificações exigidas estão descritas em informações pontuais.

Sendo assim, o melhor a ser feito é analisar os dados dos CVs, em vez de de pedir que candidatos preencham formulários, como geralmente é feito.

Reduz o fluxo de demandas no setor de RH

O parsing de currículos, além de ser extremamente eficiente como ferramenta de recrutamento e seleção, também desafoga e aumenta a produtividade do setor de RH.

Talvez um dos departamentos mais movimentados de uma empresa, com o uso dessa tecnologia ele ganha muito em otimização de suas demandas.

Recrutar talentos é um trabalho fundamental e que demanda muito tempo e esforços, até por conta da importância que ele tem para a empresa. O uso do parse deixa essa tarefa mais assertiva, com resultados precisos e alinhados à companhia.

O trabalho de avaliação individual de cada CV passa a ser desnecessário, graças à análise do parse. Isso representa bastante tempo de trabalho que é convertido em uma tarefa feita por recursos tecnológicos. Assim, fica a cargo do RH apenas fazer contato com os candidatos mais adequados.

O parsing de currículos é a chegada da tecnologia no recrutamento e seleção. Assim, é possível transformar um grande volume de dados em informações precisas, dando origem a uma relação de candidatos ideais para a sua empresa.

Todo esse trabalho fica ainda mais completo com um software de gestão de recrutamento e seleção, como o do Compleo ATS. Ele ajuda a reunir todas as informações colhidas pelo parsing, organizando o trabalho do RH. Entre em contato conosco e conheça melhor a nossa solução!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados