Entrevista por vídeo e entrevista física: quando escolher cada uma?

O volume de candidatos no mercado de trabalho força as empresas a buscarem soluções adequadas e que tornem mais simples os processos seletivos. Desde o recebimento das propostas ao processo de entrevista, o armazenamento e a consulta de dados das pessoas que se candidataram na seleção, tudo parece apontar para o fato de que a tecnologia é um inestimável recurso.

É aí que entra em cena a entrevista por vídeo. Esta é uma das tecnologias que mais chama a atenção dos recrutadores. Ainda que esse processo não substitua totalmente a necessidade de uma conversa presencial, mostra-se como um facilitador no momento de selecionar os candidatos mais adequados ao perfil procurado, dentre inúmeras solicitações.

Quer entender melhor as diferenças e as vantagens da entrevista por vídeo em relação à entrevista física no processo de recrutamento? Leia esse post e descubra!

Entrevista por vídeo x entrevista física

É preciso dispender muito tempo e diferentes tipos de recursos durante as etapas de um processo de recrutamento. A entrevista física já é um recurso bem conhecido. O candidato fica cara a cara com o recrutador e responde a uma série de perguntas.

É preciso reservar uma sala, oferecer conforto, dedicar tempo e atenção aos envolvidos. Quando a lista de candidatos é enorme, esse processo pode levar dias.

Dessa forma, o processo integralmente feito dessa maneira é mais cansativo e ainda sai muito caro para as empresas.

A necessidade do recrutamento online

A videoconferência (como também é chamada a entrevista por vídeo) simplifica as demandas e pode ser feita  por meio de diferentes tipos de ferramenta. O Skype é uma das mais populares, mas o Google Hangout também tem se apresentado de forma bem positiva. Além disso, é possível solicitar que o candidato grave a sua entrevista e envie o arquivo para os recrutadores — que podem assistir e rever o vídeo quando for mais conveniente.

É uma solução rápida, prática e uma vantagem diante da triagem feita por telefone, por exemplo, já que, com a ajuda do vídeo, torna-se viável observar como o candidato se veste e se comunica.

A entrevista por vídeo não substitui a entrevista física

Deve-se entender que a entrevista por vídeo não aparece como uma opção para substituir, de uma vez por todas, a entrevista física. Todavia, ela entra no cenário de recrutamento e seleção como uma maneira de complementar e simplificar o processo de triagem.

Funciona como uma espécie muito eficiente de “peneira”, eliminando imediatamente as pessoas que não exibem as características necessárias para o cargo concorrido. Dessa forma, a necessidade da entrevista presencial se estabelece apenas para os candidatos que correspondem ao perfil exato que a empresa busca.

A entrevista física é ainda essencial para que o recrutador sinta a energia do candidato, seu interesse e disposição para a função, o que é fundamental para que a escolha mais apropriada aconteça.

Os benefícios e facilidades da entrevista por vídeo

Introduzir a tecnologia nos processos seletivos é uma forma incrível de facilitar suas tarefas de uma maneira mais eficiente. O processo de recrutamento e seleção deve ser otimizado constantemente a fim de que se torne economicamente viável para os vários empreendimentos atuais.

Entenda por que a entrevista com o uso de vídeo é mais do que uma tendência e apresenta diversos benefícios para quem utiliza essa opção:

Agilidade do processo

Receber vídeos dos candidatos no processo de triagem agiliza essa etapa. A triagem pode ser feita sem que o recrutador saia da empresa, por exemplo, ou que se desloque para locais específicos para que tal processo seja cumprido.

Além disso, talentos que já estão empregados podem participar da seleção sem prejudicar os seus horários de trabalho. Afinal, os vídeos podem ser gravados fora dos horários convencionais e depois enviados para o recrutador.

É possível também que o recrutador forneça as perguntas previamente para o candidato, que utiliza o vídeo para respondê-las. É interessante definir o tempo mínimo e máximo para cada questão. Isso tornará o processo ainda mais produtivo e objetivo, possibilitando que um número maior de candidatos seja entrevistado.

Otimização de tempo

O deslocamento na cidade, tanto dos candidatos quanto dos recrutadores, até o local da seleção pode ser um complicador. Depender do trânsito e de alguns fatores climáticos pode acarretar em atrasos e mesmo faltas, prejudicando o dia da seleção.

Através da entrevista por vídeo, é possível receber propostas de candidatos que moram em outras cidades e estados, sem a necessidade do deslocamento e do investimento em passagens e viagens. O tempo de todos os envolvidos é otimizado.

Redução de custos

Os custos para um processo seletivo podem ser menores com o aproveitamento da entrevista por vídeo. Isso porque a triagem, quando feita dessa forma, elimina etapas como as ligações telefônicas e os vários encontros presenciais. Além disso, são feitas economias com as possíveis horas extras dos profissionais envolvidos e também serviços de terceiros.

Vale lembrar que a tecnologia em questão tem custos estáveis e não se desgasta com o uso. Ou seja, o investimento nela pode ser reaproveitado de forma contínua.

Plataforma eficiente para a seleção online

O uso da tecnologia requer plataformas eficientes para que toda a avaliação não seja prejudicada. Se uma videoconferência for interrompida devido a uma conexão de baixa qualidade ou à utilização de aplicativos inadequados, isso prejudicaria todas as vantagens do processo.

Os recursos mais tradicionais (Skype e Google Hangout) atendem bem às possibilidades oferecidas pela entrevista por vídeo. Porém, a empresa pode contar também com ferramentas exclusivas e com funcionalidades específicas.

Tudo dependerá das vantagens que se deseja obter e do investimento a ser feito. É bastante válido procurar empresas especializadas, de forma que os softwares sejam desenvolvidos para atender bem as necessidades da corporação.

Considere as vantagens da entrevista por vídeo com o pensamento de que o mercado de trabalho está exigente como um todo. Os profissionais mais talentosos também estão em busca de empresas que tenham empatia, sejam inovadoras e valorizem o seu trabalho.

Uma ótima forma de demonstrar isso é com o investimento em um processo de recrutamento eficaz e atualizado, interativo e prático, que não prejudique o potencial dos indivíduos — como aquele feito com a ajuda da entrevista por vídeo. Trata-se de uma maneira incrível de facilitar o trabalho de gestão e alcançar o sucesso na seleção.

Que tal entrar em contato com o Compleo para conhecer as nossas soluções tecnológicas? Podemos ajudá-lo a revolucionar suas etapas de recrutamento e seleção!

About

Leave Comment