Entrevista de emprego por vídeo gravada ou ao vivo? Entenda as diferenças

Imagem de capa do post Entrevista de emprego por vídeo gravada ou ao vivo? Entenda as diferenças
Imagem conheça o Compleo

Com as taxas de desemprego cada vez maiores no país, o número de candidatos disputando os cargos também cresce. Portanto, os recrutadores precisam estar preparados para lidar com esse excesso e conduzir da melhor forma possível o processo seletivo.

Apostar em uma entrevista de emprego por vídeo pode ser a solução para lidar com a alta demanda de concorrentes sem sofrer com uma perda de desempenho durante o recrutamento. Assim, é possível economizar e otimizar todo o procedimento, garantindo bons resultados.

Continue lendo este artigo para entender as vantagens que uma entrevista por vídeo pode trazer!

As diferenças entre entrevista de emprego por vídeo síncrona e assíncrona

Atualmente, com a acessibilidade à internet, torna-se mais prático conduzir tarefas que antes exigiam a presença dos envolvidos em um local específico. Nos processos seletivos, essa praticidade trouxe diversos benefícios para os recrutadores, como a flexibilidade de horário com os candidatos.

Existem duas boas maneiras de praticar uma entrevista por vídeo: síncrona (ao vivo com os candidatos) ou assíncrona (modelo gravado, que pode ser analisado posteriormente).

Entrevista síncrona

Ao combinar o horário com o possível novo colaborador, o entrevistador pode conduzir a etapa do processo seletivo com o auxílio de ferramentas como o Skype e o Hangouts. Trata-se de um bate-papo ao vivo e, dessa forma, é adotado o modelo tradicional de entrevista.

Entrevista assíncrona

Já em uma entrevista assíncrona, o vídeo é gravado e enviado à empresa para que possa ser avaliado. A equipe de recrutamento elabora um questionário relevante ao cargo, para que o candidato faça a gravação. Esse modelo se adapta melhor às necessidades dos recrutadores, contando com vantagens que não estão presentes no modelo síncrono.

As vantagens de uma entrevista de emprego por vídeo gravada

Diante de uma alta demanda de candidatos, pode ficar difícil encontrar um horário para conduzir a entrevista e selecionar um possível novo talento para a empresa. Desse modo, com o formato assíncrono (vídeo gravado), a equipe de recrutamento conta com diversas vantagens que vão otimizar o tempo gasto e melhorar os resultados obtidos durante o processo.

Flexibilidade de horário

Para que uma entrevista ao vivo aconteça, é necessário que ambas as partes estejam conectadas no mesmo momento. Com o vídeo gravado, esse problema não existe: o participante realiza o processo no momento que melhor o servir, dentro do prazo estipulado pela empresa. Assim, o entrevistador tem mais tempo para lidar com questões que são prioritárias e analisar o material gravado no momento que for melhor para ele.

Compartilhamento do vídeo

Com o vídeo gravado, é possível que, após sua análise, o recrutador envie uma cópia para a equipe envolvida no processo. As outras pessoas podem ter opiniões diferentes sobre as aptidões do candidato apresentadas durante a entrevista.

Possibilidade de dispensar os candidatos que não estejam alinhados às expectativas do cargo

Uma das grandes vantagens da entrevista por vídeo gravado é a possibilidade de parar a análise no momento em que se percebe que o candidato não parece promissor para o cargo. Em um processo ao vivo, por questões de ética, o recrutador não tem a liberdade de dispensar o participante.

Por isso, ao analisar uma entrevista gravada e perceber alguma característica que não esteja alinhada à empresa ou ao perfil do cargo solicitado, a equipe tem a praticidade de parar e já começar a análise do próximo candidato. Isso gera economia de tempo.

Manutenção de um histórico dos candidatos anteriores

Ter os dados dos processos anteriores no sistema pode agilizar futuras contratações. Se um candidato que já se aplicou a outro cargo e não obteve sucesso estiver entre os participantes de uma posição na companhia, será possível analisar sua entrevista anterior. Assim, a equipe de recrutamento ganha tempo ao comparar as aptidões de quem participou anteriormente com as informações no sistema, agilizando o procedimento.

A importância de um questionário bem elaborado

Durante a seleção de novos colaboradores, é importante que os recrutadores elaborem um questionário capaz de extrair informações relevantes ao cargo dos participantes. Perguntas como “qual foi o último livro que você leu” não são servem para obter dados sobre as competências do candidato, por exemplo.

Por isso, a equipe deve considerar as exigências do cargo em questão de acordo com o perfil da empresa. É preciso pedir para que o participante se descreva, começando a conversa em um tom mais informal e leve, que permita a ele exprimir quem realmente é.

Também é possível questionar sua motivação no trabalho: isso possibilita saber como o provável novo colaborador pensa e, assim, reduzir as chances de uma má contratação. Elaborar questões comportamentais para o questionário é fundamental para a equipe ter conhecimento do caráter dos participantes.

A maneira com a qual são contadas as histórias é capaz de mostrar a honestidade da pessoa. Isso porque se trata de questões que o entrevistado não está esperando, portanto suas respostas são autênticas e dinâmicas. Assim, torna-se possível medir como o concorrente se sai com as tarefas atribuídas e sua interação com os colegas de trabalho.

Conhecer as boas maneiras de se conduzir um processo de recrutamento é fundamental para uma companhia encontrar novos talentos para seus cargos. O momento de entrevistar os candidatos é importante para saber se eles estão alinhados às suas expectativas e, por isso, otimizar esse momento vital da contratação é valoroso para se obter bons resultados.

A entrevista de emprego por vídeo gravado pode auxiliar a equipe recrutadora, diminuindo o tempo gasto e permitindo gerenciar melhor os recursos durante o processo. Além disso, ela permite filtrar as aptidões dos participantes, com um feedback do time envolvido mediante o compartilhamento do material.

Ferramentas como o Compleo Vídeo permitem montar um roteiro de perguntas no sistema e enviá-lo para os candidatos selecionados por meio de uma solicitação de entrevista gravada em um e-mail. Tudo isso acontece de forma prática, com funções como abertura de novas posições inteligentes e gestão de recrutamento mais efetiva, diretamente em um navegador de internet, sem a necessidade de instalar algum programa.

Quer saber mais sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer à sua rotina de trabalho e ao uso da entrevista de emprego por vídeo? Entre em contato conosco e faça já seu orçamento!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados