Entenda quais são os desafios da triagem de currículo

Imagem de capa do post Entenda quais são os desafios da triagem de currículo
Imagem conheça o Compleo

O processo seletivo de uma empresa é feito de diversas etapas importantes — desde a divulgação da vaga. Os desafios da triagem de currículo, no entanto, demandam esforços para que somente os profissionais mais qualificados sigam na seleção.

É preciso gerir o tempo dedicado a essa etapa, uma vez que o processo como um todo não pode ser muito alongado. Além disso, o trabalho de seleção deve ser estratégico, feito com o suporte de sistemas especializados. Só isso garante a agilidade e, principalmente, a captação de talentos do mercado.

Neste post, você saberá mais sobre os desafios da triagem de currículo! Saiba como otimizá-lo para captar os melhores profissionais do mercado!

Qual é a importância da triagem de currículos no processo seletivo?

Logo após a divulgação da vaga vem a etapa da triagem dos currículos que foram captados. É hora do verdadeiro pente-fino, ou seja, de manter apenas aqueles candidatos que estão totalmente adequados ao perfil que a empresa procura.

Gestão de tempo

Pode ser um erro insistir em um candidato que já inicialmente não tem as qualificações necessárias. A empresa vai gastar mais tempo para, posteriormente, certificar-se de que aquele realmente não é o perfil procurado. Além disso, o próprio candidato estará gastando seu tempo se dedicando ao seu processo.

Se há alguma dúvida sobre alguém, a melhor forma de esclarecer é com uma breve ligação. Isso ajuda a entender se ela pode continuar no processo, realmente brigando de igual para igual com outros, ou se ela não está qualificada.

Respeito com o profissional

Essa ligação pode ser muito decisiva para que o recrutador entenda algumas especificidades que nem sempre podem ser observadas no currículo. Muitas vezes, uma vaga tem exigências amplas e que requerem um detalhamento maior acerca da descrição do profissional.

Se o currículo não tem essas informações, ou as coloca de forma incompleta, mas ainda assim é interessante, cabe ao recrutador entrar em contato. Isso evita gerar expectativas no profissional, algo que é feito quando ele é classificado para as próximas etapas, mesmo com a incerteza sobre a adequação do seu perfil.

Nem sempre esse candidato tem tempo suficiente para se deslocar até a sua empresa para realizar os próximos passos. Muitas vezes ela já tem um emprego e pode acabar se prejudicando em ter que deixá-lo de lado por algumas horas.

Um dos grandes desafios da triagem de currículo é ser preciso na avaliação, sendo responsável e respeitoso com o candidato.

Quais são os principais desafios e dificuldades?

Os desafios da triagem de currículo precisam ser superados, a fim de conseguir atrair os candidatos mais qualificados para cada vaga. Isso passa por garantir alguns pontos específicos essenciais e que fazem toda a diferença na seleção. Saiba quais são a seguir!

Dados completos do candidato

Ter todos os dados pode ser um problema, especialmente quando a captação de currículos é feita por empresas contratadas. Muitas vezes as informações vêm incompletas e os contatos simplesmente estão inacessíveis, seja por telefone ou e-mail.

A continuidade no processo seletivo depende diretamente da riqueza e da validade das informações oferecidas pelo candidato. Só assim a avaliação técnica e comportamental poderá ser feita — e seleção poderá prosseguir.

Definição dos detalhes do processo seletivo

O alinhamento do processo seletivo com a empresa que faz as primeiras etapas também é fundamental. Isso garante que toda a fase inicial será feita sob bases sólidas e que ajudem a captar as informações necessárias.

Os métodos também devem ser informados, como a possibilidade de algum teste ou se há outro procedimento nessa etapa inicial. Tudo deve estar perfeitamente de acordo com a expectativa da empresa que abriu a vaga, atendendo aos detalhes e às qualificações exigidas.

Divulgação da vaga

Quanto mais a vaga for divulgada, maior será a chance de captar um bom talento para a empresa. A divulgação é um dos maiores desafios da triagem de currículo, já que é preciso ter ampla exposição, mas uma boa segmentação ao mesmo tempo.

Por isso, o alinhamento com os responsáveis por divulgar o cargo deve ser preciso. Bons canais de comunicação são grupos de WhatsApp voltados ao segmento, grupos de Facebook, LinkedIn, sites de vagas, entre outros.

Conhecimento amplo do perfil desejado

Contratar a pessoa certa para aquela vaga depende do conhecimento profundo do perfil de profissional desejado pela empresa. Cada cargo aberto definirá o detalhamento das qualificações necessárias para que ele seja ocupado.

Quanto mais os recrutadores souberem sobre as necessidades que aquele cargo exige, mais detalhada poderá ser a descrição da vaga. Isso vai possibilitar a atração dos profissionais certos, além da triagem mais otimizada.

Como otimizar o processo de triagem?

Para superar os desafios da triagem de currículo, é necessário utilizar boas práticas — desde o entendimento do perfil da vaga até o recrutamento. Só isso garantirá a eficácia na etapa da escolha dos principais candidatos que continuarão no processo. Veja como otimizar a triagem a seguir!

Estude o perfil da vaga

Você precisa conhecer a fundo o perfil da vaga. Isso se refere a entender as exigências do cotidiano daquela função e saber o que a empresa espera do profissional que vai ocupá-la. O conhecimento técnico, a postura e o alinhamento com a cultura da empresa — todos os detalhes ajudam no entendimento do perfil.

Defina o que é prioritário nas qualificações

O profissional adequado para uma posição precisa ter muitas qualificações, mas algumas são prioritárias. Mais do que isso, elas também são indispensáveis. Sendo assim, todo e qualquer currículo selecionado deve obrigatoriamente preencher esses requisitos principais. Isso garante a qualidade do recrutamento.

Use palavras-chave na divulgação

Utilizar palavras-chave na divulgação ajuda a captar os melhores talentos para a sua empresa. Esses termos estão relacionados às competências exigidas para o cargo e devem estar no título e na descrição do anúncio da vaga. Isso facilita a busca por parte dos profissionais, especialmente em vagas no Google e em redes sociais.

Questione em caso de dúvidas

É preciso também entender que os candidatos nem sempre conseguem descrever todas as suas qualificações, experiências e seu preparo em um currículo. Cabe ao recrutador entrar em contato para questionar e saber mais sobre essas informações. Esse esforço será fundamental para conseguir o profissional ideal para a vaga!

Utilize softwares de apoio

Há ótimos softwares de apoio no mercado — e um deles é o Compleo Vídeo! Com ele, recrutadores podem enviar questões para que o candidato responda por meio de vídeos, que posteriormente são analisados para detectar detalhes comportamentais. O uso pode ser feito em etapas posteriores à triagem, gerando bons insights!

Os desafios da triagem de currículo sempre existirão, mas com boas práticas eles podem ser superados. Isso garante que as empresas sempre serão capazes de captar profissionais de primeira!

Em busca de soluções tecnológicas para dar suporte ao trabalho de recrutamento do seu RH? O Completo pode ajudar você! Entre em contato conosco para saber mais!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados