Entenda o que é e como funciona um SaaS

Imagem de capa do post Entenda o que é e como funciona um SaaS
Imagem conheça o Compleo

As empresas estão se reinventando ou nascendo com grandes e bombásticas ideias inovadoras. Os tempos são outros e cheio de desafios para um mundo tecnológico que só cresce e está faminto por novidades. Visando isto, muitas empresas têm visto que é preciso se modernizar ou sair do tradicional,  mas começar a mudança por seus sistemas e gerenciamento, nem sempre é algo fácil de fazer.

Dessa preocupação em oferecer serviços de qualidade na era da internet e fazer tudo com preço mais baixo, mas com um serviço de qualidade e produtos perfeitos, é que aquela ideia antiga de comprar softwares se transformou no SaaS, Software as a Service ou em bom português, Software como Serviço.

Desmistificando o SaaS

Ao contrário de um software que você adquire, tem uma licença e consequentemente a preocupação de atualizar o produto constantemente, o SaaS é um serviço que disponibiliza o software que sua empresa precisa e garante a qualidade do serviço, a disponibilidade de um servidor e ainda cuida de toda segurança e parte de atualização e manutenção do produto.

Enquanto na forma tradicional você era dono de um produto, no SaaS você paga mensalmente ou anualmente por um serviço e tem a garantia da qualidade e manutenção do mesmo. Um dos grandes diferenciais do SaaS é que ele é totalmente online, ou seja, um serviço digital.

Tipos de SaaS

Existem muitos tipos de SaaS no mercado, porém os mais comuns são: ERP, CRM e ATS. Entenda mais sobre cada um deles:

ERP– Enterprise Resource Planning é um sistema de softwares que ajuda na redução de custos de sua empresa. Em empresas de médio e grande porte, o ERP auxilia a cortar gastos e custos adicionais, se tornando mais eficiente do que o aumento de vendas por exemplo. Ou seja, às vezes aumentar as vendas não deve ser o foco, mas sim o corte de custos, que trará mais benefícios, principalmente em longo prazo.

CRM– Customer Relationship Management é a combinação em um único sistema de Marketing, Vendas, Gestão, Suporte, Contato e Serviços. Através do CRM, você tem uma visão mais abrangente das atividades e do que deve ser melhorado. O CRM é um sistema para avaliar as métricas de sua empresa e ter vendas e negócios mais eficientes.

ATS– Applicant Tracking System é um sistema específico para a área de recursos humanos e auxilia no rastreamento e seleção de candidatos. Através do ATS, é possível sua empresa ter todas as informações de um candidato em potencial e também economizar em custos como sites de emprego ou várias dinâmicas de recrutamento até a escolha do candidato ideal. (Veja outro artigo sobre ATS aqui!)

Vantagens do SaaS

A primeira vantagem do SaaS é a redução de custos, já que você não precisa comprar o produto e equipamentos, mas apenas o serviço. Outra é que, por ser online, você pode trabalhar tanto na empresa como fora dela e utilizar o SaaS pela computação em nuvem.

Ele pode ser adquirido tanto por empresas de grande porte como as micro e pequenas, que estão apenas começando.

O SaaS trás mais agilidade para sua empresa, pois ela não precisa mais perder tempo em implementações com equipamentos imensos e sistemas complexos. É flexível, pois pode ser usado em vários departamentos e também fora dela, mesmo com vários logins e senhas diferentes.

Além disso, sua implementação promove uma redução total de custos, inclusive com treinamentos, já que eles estão inclusos no pacote ao alugar o serviço. Por isso, o retorno do investimento no SaaS é rápido, afinal o custo do serviço geralmente é acessível para a empresa.

Segurança

Como o advento da tecnologia da informação ainda possui certas novidades, como por exemplo, o Cloud Computing, a segurança do SaaS ainda é um dos grandes desafios e mitos que pairam em muitas empresas resistentes a esses serviços.

É importante ressaltar que é de responsabilidade da empresa que aluga o SaaS, que a garantia da segurança seja mantida e observada, de modo a evitar que falhas como o roubo ou perda de dados aconteça.

Nesse caso, as empresas que disponibilizam o SaaS possuem serviços de segurança como backups constantes dos sistemas, manutenção e atualização de softwares e equipamentos de ponta. Cabe a sua empresa analisar cada orçamento e serviço para escolher o que se adapta melhor a seu orçamento e necessidades.

Você, já considerou ter um SaaS em sua empresa? Conte para gente através dos comentários!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios
Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios

Nos dias atuais, não basta apostar nos processos antigos e enferrujados. Eles não estimulam os profissionais nem geram resultados fora do lugar-com...

Leia Mais »

Cover Image for Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos
Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos

A relação entre Inteligência Artificial e RH já é uma realidade no setor corporativo. Hoje, é possível usar diversos recursos tecnológicos em cada ...

Leia Mais »

Cover Image for 6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas
6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas

As planilhas, durante muito tempo, ajudaram gestores a controlar não só finanças como, também, diferentes atividade e setores dentro de uma empresa...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados