Engajamento de funcionários e outros desafios da gestão de pessoas: como superar?

Imagem de capa do post Engajamento de funcionários e outros desafios da gestão de pessoas: como superar?
Imagem conheça o Compleo

Há diversos desafios da gestão de pessoas que podem refletir na performance da empresa, especialmente se mal administrados. Isso porque todo negócio depende, em grande parte, do alinhamento e engajamento dos funcionários para ter sucesso.

Um estudo veiculado pela Harvard Business ilustra bem a situação. Empresas com boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior no mercado. Sendo assim, aquelas com más práticas — que tratam os desafios da gestão de pessoas com desdém — estão em desvantagem e podem sofrer graves prejuízos, inclusive falir.

Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o assunto. Hoje, vamos falar sobre os principais desafios da gestão de pessoas e como superá-los. Portanto, continue lendo!

Como os desafios podem prejudicar a empresa?

Todo negócio é formado por pessoas e, sem elas, seria apenas uma entidade abstrata. No atual cenário macroambiental, no qual as estratégias podem ser copiadas, ideias são abundantes e tecnologias mudam a todo momento, o verdadeiro diferencial é “gente”.

O problema é que várias empresas ainda não dão atenção ao capital humano, e mais especificamente para sua gestão. Ainda focam apenas nas questões burocráticas — geralmente, conduzidas pelo Departamento Pessoal — e deixam a estratégia de lado.

Contudo, afinal de contas, quais são os riscos disso? Confira alguns dos principais:

  1. perca de competitividade no mercado;
  2. falta de gente talentosa dentro da empresa;
  3. atendimento precário aos clientes finais;
  4. pouco zelo pelos recursos da organização;
  5. pouco alinhamento na busca por resultados.

Cada um desses fatores implica em prejuízos quase que incalculáveis, podendo por todo o negócio ao fracasso. Um ótimo exemplo está no número de clientes que migram para a concorrência pelo mau atendimento recebido, em 2015, 86% — fruto de funcionários desmotivados e da má gestão de pessoas.

A falta de tato para com os desafios da gestão de pessoas também implicam na baixa aquisição de talentos, pois nenhum “profissional estrela” quer laborar em um negócio incapaz de reconhecê-lo e engajá-lo no expediente. Portanto, é preciso estar atento.

Quais são os principais desafios da gestão de pessoas?

Liderar pessoas na busca de um objetivo genérico sempre foi um verdadeiro desafio, especialmente nas empresas. Cada indivíduo tem conhecimentos, habilidades e interesses distintos, e tudo isso deve ser harmonizado para o alcance de algo maior.

Os desafios da gestão de pessoas começa em motivá-las ao longo do processo seletivo, fazendo-as participar de todo o recrutamento e seleção (R&S). E vai até o desafio diário de progredir com a modernidade, integrando e adaptando tecnologias de ponta ao RH.

Quer entender dos principais desafios e como superá-los? Confira logo a seguir.

Engajamento de funcionários no processo de R&S

Encontrar e contratar talentos é um grande desafio. No mundo, 38% dos empregados afirmam ter dificuldades em preencher posições de trabalho. Isso pode ser ainda pior no Brasil, considerado um dos 5 países com maior escassez de talentos.

Já não bastasse esse problema, muitos profissionais atraídos acabam deixando o processo de R&S, pois enfrentam dificuldades e desafios relacionados à mobilidade urbana. Sendo assim, de todos os candidatos, muitos desistem ao longo do caminho.

Portanto, é preciso de uma postura mais ativa do RH, tornando o processo de R&S mais atraente, funcional e flexível aos candidatos.

Transformação digital dos processos de RH

Um recente estudo da Deloitte mostrou que, das empresas pesquisadas, 56% já estão reformulando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar as ferramentas digitais. Logo, a transformação digital é outro grande desafio a ser superado pelo RH.

Nesse caso, empresas que não se adaptam correm um sério risco de perder eficiência operacional e, portanto, competitividade em seus respectivos mercados. É preciso lembrar que a tecnologia agrega agilidade, eficácia e efetividade ao que é feito.

Um dos processos que mais tem sido impactado pela transformação digital é o R&S, afinal, do recrutamento até a entrevista de seleção, tudo pode ser feito no meio digital.

Análise preditiva para a atuação estratégica

As empresas devem se dar cada vez menos ao luxo de errar, afinal de contas, falhas custam caro e afetam a própria imagem institucional — isso também pode ser dito do RH. É preciso agir com eficácia, decidir de maneira rápida e acertada quanto ao que fazer.

Nesse caso, vale usar uma série de ferramentas destinadas à análise preditiva, como softwares de análise comportamental (objetivando diagnosticar comportamentos futuros) e cálculos sobre futuros investimentos (como o ROI: Return On Investment).

Ao analisar de forma preditiva, com base no ROI ou sistemas específicos, é possível se antecipar a situações adversas e agregar estratégia à liderança das pessoas.

Como melhorar o engajamento dos funcionários no R&S?

Como destacado anteriormente, um dos principais problemas é o engajamento dos profissionais ao longo do recrutamento e seleção. É preciso estabelecer estratégias pragmáticas para atrair talentos, assim como potencializar o processo seletivo.

Há uma série de táticas possíveis. A formulação de uma boa marca empregadora (geralmente chamada de employer branding) é uma ótima saída, no caso da atração. O objetivo é tornar o negócio um verdadeiro ímã de talentos, atraindo os melhores.

Outra possibilidade é modernizar todo o processo por meio de softwares de R&S. É possível investir em sistemas capazes de centralizar o processo de contratação, facilitando do recrutamento inicial até a triagem de perfis profissionais. Há, também, sistemas destinados a realização de entrevistas em vídeo, o que elimina uma série de custos.

Veja o exemplo da entrevista em vídeo, uma tecnologia de fácil acesso para a sua empresa. Ela permite que os talentos envolvam-se com mais facilidade na seleção e participem do processo sem enfrentar problemas de mobilidade urbana. Já para os gestores de RH, permite que a entrevista seja simplificada — um roteiro de perguntas é enviado ao candidato e ele reenvia as respostas em forma de vídeo, o que otimiza o trabalho.

Enfim, esses são os maiores desafios do RH. Cada um tem soluções específicas, que devem ser estudadas, desenvolvidas de acordo com a realidade de cada empresa e aplicadas pelos profissionais de RH. No final, todos, empregados e empregador, serão beneficiados. A empresa, por sua vez, poderá crescer acima da média do mercado.

Gostou do nosso artigo e entende os desafios da gestão de pessoas? Agora, aproveite para continuar aprendendo conosco. Descubra como melhorar a produtividade da sua equipe de RH. Até lá!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados