Empreender em RH: descubra como otimizar seu negócio

Empreender em RH é uma grande oportunidade, pois o mercado de gestão de pessoas está valorizado e representa um fator estratégico às empresas. Porém, alguns desafios precisam ser contornados para criar um empreendimento realmente sólido e competitivo.

Antes de explicar esses desafios, é preciso entender o que é empreender no RH. Em resumo, consiste em oferecer uma solução às demandas existentes no mercado e que estão ligadas à gestão de pessoas — uma consultoria, assessoria ou RH Tech, por exemplo.

Nos tópicos seguintes, explicamos cuidadosamente como empreender no RH e otimizar os resultados do seu negócio. Por esse motivo, continue a sua leitura com atenção.

Compreenda o seu modelo de negócio

O conceito de modelo de negócio é simples: a forma como o seu negócio está estruturado (em termos financeiro, operacional e estratégico) para atender às demandas do mercado. Se o empreendimento não está bem estruturado, os resultados ficarão abaixo do desejado.

Uma das principais ferramentas para avaliar o seu modelo de negócio (e repensá-lo, caso seja necessário) é a chamada Business Model Canvas (BMC). Ela foi criada por um pesquisador suíço chamado Alexander Osterwalder e, hoje, é utilizada em todo o mundo.

Ao usar o BMC, você terá uma visão clara do seu empreendimento, poderá identificar gargalos que precisam ser corrigidos e até obter insights para estabelecer novas fontes de receitas. E mais, saberá exatamente quem são os seus clientes e qual é a sua proposta de valor.

Estabeleça metas realistas e desafiadoras

Se você compreende seu modelo de negócios, sabe quem são os seus clientes e quais demandas do mercado vai suprir. É hora, então, de estabelecer metas para o futuro.

Há muitas táticas para definir boas metas. A ideia de meta SMART, por exemplo, é simples e interessante, consistindo em definir metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Outra opção é contar com a ferramenta OKR. Seu objetivo é definir metas para o futuro e, depois, fragmentá-las em resultados menores e mais fáceis de alcançar.

De uma forma ou outra, lembre-se de ter uma direção clara para o futuro. Tenha em mente que boas metas funcionam como uma bússola e ajudam a direcionar todo o time de trabalho, mostrando o que deve ser feito e quando. Assim, haverá mais chances de êxito.

Reduza os custos que não são estratégicos

Para empreender em RH, é preciso ter cuidado com a estrutura de custos. Essa estrutura simboliza todo o dinheiro necessário para manter a empresa em funcionamento em certo período. Caso existam muitos custos, o lucro pode diminuir ou até deixar de existir.

Portanto, foque a redução de custos que não são estratégicos. São custos que não apresentam retorno sobre investimento ou que contam com um baixo índice multiplicador, como tributos, aluguel, conta de água, energia e itens para limpeza da empresa.

Custos considerados estratégicos, que são capazes de gerar novos negócios à empresa ou altos retornos sobre o investimento, devem ser maximizados. Como exemplos, podemos citar seleção de talentos, marketing, treinamento da equipe ou adoção de novas boas tecnologias gerenciais.

Encontre uma fonte de diferencial competitivo

Mercados de consultoria ou assessoria costumam ser altamente competitivos, afinal, os custos de entrada são relativamente baixos. Portanto, é preciso buscar por um diferencial competitivo que o coloque um passo à frente da concorrência.

Há muitas fontes de diferencial competitivo. A qualidade do serviço é um exemplo. Se sua empresa for a melhor no que se propõe a fazer, certamente, conseguirá se destacar. O preço final também é um bom exemplo, já que alguns negócios buscam a chamada “liderança de baixos custos” e oferecem serviços com preço abaixo da média do mercado.

É importante, no entanto, que se estabeleça uma única fonte de diferencial competitivo para investir com afinco nisso. Esse diferencial não será apenas uma “jogada de marketing”, mas uma estratégia profunda e que dependerá de diversas mudanças estruturais.

Conte com a tecnologia a seu favor

Se você empreende em RH, a tecnologia é um elemento essencial. Atualmente, é difícil (e até contraproducente) imaginar a execução de trabalhos de gestão de pessoas de maneira totalmente manual. É preciso ter softwares e plataformas digitais que otimizem o trabalho.

Portanto, outra dica importante é: engaje-se na busca por tecnologias que facilitem o que ainda é feito de forma manual. A triagem de currículos, por exemplo, pode ser automatizada e manter a mesma qualidade. As primeiras entrevistas podem ser feitas com tecnologia em vídeo, e a divulgação de vagas de trabalho, por meio de sistemas de recrutamento e seleção.

Ao deixar de contar com a tecnologia, os recursos gastos (como tempo, energia e dinheiro) em cada projeto de RH serão superiores. Isso pode afetar a competitividade e a rentabilidade do seu empreendimento, tornando-o menos eficiente que seus demais competidores.

No entanto, é preciso considerar três coisas para selecionar a tecnologia certa: I) ela supre uma necessidade real do seu empreendimento? II) conta com uma relação custo-benefício atraente? III) seu fornecedor é confiável e sustenta algum tipo de prestígio no mercado?

Invista na melhoria contínua do empreendimento

Por fim, tenha algo em mente: o trabalho nunca está totalmente acabado. Para manter uma empresa competitiva, é importante melhorar sempre e repensar a maneira como o trabalho é feito hoje. Se você ficar parado ou mudar com vagarosidade, será ultrapassado.

Portanto, envolva seu empreendimento em ciclos de melhoria contínua. Inicie planejando o que pode ser feito para melhorar, depois, execute esse plano e cheque se os resultados que deseja foram obtidos. Por fim, padronize o que foi bem-feito — esse processo é comumente chamado de ciclo PDCA (acrônimo em inglês de Plan, Do, Check e Act).

A tecnologia, mais uma vez, pode ser uma grande aliada. Boas ferramentas digitais permitem que o trabalho seja feito com maiores precisão e agilidade, garantindo o progresso da empresa. A ferramenta Compleo ATS, dedicada ao R&S, é um bom exemplo disso.

Enfim, agora, você está por dentro do assunto, sabe como empreender em RH e melhorar seus resultados, certo? Aproveite para aprender muito mais. Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos sobre gestão estratégica de pessoas diretamente em seu e-mail.

Gestão de RHPowered by Rock Convert

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment