Como a diversidade traz lucro e inovação para as empresas!

Imagem de capa do post Como a diversidade traz lucro e inovação para as empresas!
Imagem conheça o Compleo

Quando analisamos o mundo corporativo atual, refletir sobre a importância da diversidade nas empresas vai muito além das questões sociais e das demandas da sociedade contemporânea. Trata-se, sim, de uma questão de lucratividade e inovação. Você entenderá por quê.

Em poucas palavras, valorizar a diversidade entre os recursos humanos significa capacitar as pessoas, respeitando e valorizando o que as diferencia, em termos de idade, gênero, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, educação e origem nacional, de forma que todos os colaboradores se sintam confortáveis ― e jamais ameaçados ― por serem quem são.

Quando se trata de diversidade nas empresas, estudos mostram que, quanto mais plural é o ambiente de trabalho, mais sucesso a organização tende a alcançar. Mas isso traz uma série de desafios, já que ter a força de trabalho diversificada exigirá da empresa uma revisão de suas práticas de gerenciamento e a implementação de novas abordagens para a gestão de pessoas

Então, o assunto deste artigo são os benefícios das políticas que envolvem diversidade nas empresas para o crescimento dos negócios. Acompanhe!

Por que a diversidade nas empresas está na “crista da onda”?

A pesquisa “A diversidade como alavanca de performance”, publicada em 2018 pela consultoria norte-americana McKinsey, corrobora a tendência mundial de investir na diversidade dentro das empresas como um questão de estratégia para aumento da produtividade.

O levantamento foi realizado em mais de mil empresas em 12 países, com o objetivo de examinar, entre outros aspectos, a diversidade em diferentes níveis da organização. Com os dados levantados, a ideia era ampliar o entendimento do significado de diversidade e oferecer insights sobre práticas ideais.

Na relação diversidade x performance financeira, a pesquisa aponta que 21% das empresas com diversidade de gênero nos cargos executivos têm chance de obter lucratividade acima da média. Ademais, quando abordamos a diversidade étnica e cultural, 33% das organizações demonstram uma performance superior.

Já na pesquisa realizada entre as consultorias DDI e Ernst Young, os números revelaram que as empresas em nível acima da média da diversidade de gênero, em geral (pelo menos 30%) e no nível sênior (mais de 20%), têm até 1,4 mais chances de crescerem de forma sustentável.

A Harvard Business Review também corrobora os benefícios da diversidade nas empresas ao apontar em um estudo de 2015 em que companhias pautadas pela diversidade veem um ambiente organizacional com 50% menos conflitos em relação a outras organizações, bem como 17% mais de colaboradores engajados.

Todos esses números refletem o quanto a diversidade nas empresas favorece maiores lucros e um ambiente de trabalho inovador, capaz de promover nos colaboradores o desenvolvimento de suas habilidades. Isso porque, ao evitar um perfil de colaboradores linear, a organização consegue ascender múltiplas vozes em seu quadro de recursos humanos, o que permite a exploração dos melhores potenciais de cada pessoa.

Como as organizações podem se beneficiar com a presença da diversidade nos times?

A diversidade das empresas permite o estabelecimento de um ambiente organizacional mais humanizado, cujas melhorias nos relacionamentos interpessoais são visíveis. Confira, agora, algumas vantagens de explorar políticas para a diversidade no ambiente corporativo.

Potencializa a inovação

Uma equipe diversa é traduzida em talentos com diferentes perfis humanos. Ao unir os inúmeros backgrounds, diferentes vivências e experiências, os times da empresa ficam mais ricos, o que possibilita a criação de profícuas soluções, seja para problemas do cotidiano, seja para a implementação de novos negócios. 

Enriquece o debate estratégico

Nessa esteira entra o debate estratégico. O fato de uma organização procurar que seus times sejam preenchidos por pessoas de culturas e perfis heterogêneos favorece o debate estratégico e o diálogo profissional. Em outras palavras, as ideias passam a circular com mais facilidade, não ficando restritas a um determinado grupo tido como “superior” em relação aos demais colaboradores. 

Amplia a produtividade

A sensação de pertencimento entre os colaboradores da empresa, como dissemos na introdução deste artigo, é um fator importante para a produtividade. O simples fato de um indivíduo sentir-se confortável em falar sobre sua vida pessoal, família e relacionamentos torna o ambiente ao seu redor favorável para que ele produza mais e melhor, uma vez que não se sentirá intimidado por questões inerentes à sua personalidade, condição física ou modo de vida. 

Engrandece a reputação da marca no mercado

O investimento na diversidade também é uma excelente ferramenta de marketing institucional. Como existem inúmeros movimentos lutando por direitos e visibilidade, uma empresa que apoia a diversidade como um todo tem nas mãos um trunfo para aumentar sua reputação no mercado.

Prova disso é o fato de empresas como GE, Carrefour, IBM e Atento estarem dando oportunidades de trabalho a transexuais ou apoiarem a causa LGBT+. De outro lado, a Mastercard está investindo em uma equipe gestora multiétnica, com latinos e asiáticos. Já a Procter & Gamble criou programas de incentivo profissional que beneficiam largamente o público feminino.

Quais desafios superar para uma empresa abraçar a diversidade?

A pesquisa Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil, promovida pelo Instituto Ethos, apontou números que refletem como a cultura e organização sistêmica das empresas estão entre os maiores impasses para a promoção de políticas para a diversidade. Entre os números, destacamos:

  • as maiores empresas brasileiras têm apenas 2% de portadores de deficiência entre os colaboradores (o mínimo exigido por lei);
  • as mulheres estão presentes em apenas 13,96% das vagas executivas;
  • o salário das mulheres corresponde a 70% da massa salarial masculina;
  • não há indígenas em cargos de gestão;
  • apenas 4,7% dos cargos executivos são ocupados por negros.

Esses dados são apenas um recorte do cenário corporativo brasileiro, que se tornam um desafio para a implementação de políticas para a diversidade nas empresas. Vejamos outros a seguir.

Vencer o preconceito

O preconceito é um dos piores problemas para a promoção da diversidade. Nesse rol estão mulheres, LGBT+, negros ou seguidores de religiões de matriz africana, portadores de deficiência, idosos. Além disso, peso e aparência também são fortes motivos para um preconceito institucionalizado.

Entender o sentido da diversidade

Se uma empresa deseja investir em políticas para a diversidade, primeiramente precisa entender o significado do termo. A diversidade não pode ser fatiada em atender a determinados segmentos apenas. Com isso, as estratégias de recursos humanos precisam abraçar todas as pessoas e suas individualidades.

Modificar a cultura organizacional

Esse é outro grande desafio, pois exige uma efetiva mobilização institucional para trabalhar as políticas para a diversidade. A empresa deverá criar uma agenda de treinamento que estimule os colaboradores a se engajarem com essa causa, bem como já no processo seletivo será necessário avaliar os candidatos sob a premissa da diversidade.

É preciso lembrar que, quando as empresas contratam uma força de trabalho mais diversificada, com ela está implícita uma gama mais ampla de aptidões e conhecimentos. Diversidade nas empresas significa diversidade de habilidades e, portanto, ofertas de produtos e serviços inovadores, o que resulta em competitividade e possibilidade de crescimento sustentável.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre recursos humanos.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados