Destrinchando um formulário de abertura de vagas

Deseja saber quais campos são importantes para um formulário de abertura de vagas? Leia nosso artigo e veja em detalhes. Aproveite e baixe um modelo no final do artigo!

Para quem não trabalha no ramo do Recrutamento e Seleção de pessoas, pode parecer que a definição de um perfil profissional seja algo fácil de ser desenvolvido, levando em conta apenas alguns pontos principais de um currículo como estudos acadêmicos, experiência e pretensão salarial.

Mas a definição perfeita de um perfil de vaga é algo muito mais complexo e delicado, que deve ser definido antes mesmo do momento de avaliar currículos. O perfil de Vaga precisa ser claro para que o profissional que se interessar por ele, entenda exatamente o que é preciso para conseguir aquela oportunidade.

Vamos ver neste artigo, quais são as principais informações que devem constar em um formulário de abertura de vagas bem feito e que busca os candidatos certos, evitando que a empresa e o recrutador caiam num erro comum, o de focar em candidatos opostos ao que a empresa realmente precisa.

Rumo a definição perfeita

Você precisa saber exatamente o que a empresa quer, o que ela procura e almeja deste novo funcionário de abertura de vagas.

A definição do perfil da vaga deve levar em conta mais do que um cargo e habilidades, mas o que o gestor do setor espera de uma pessoa e a empresa necessita.

O formulário de abertura de vagas

A seguir, separamos os principais grupos de informações que um formulário de vaga precisa ter:

  • Identificação da vaga: Grupo de informações onde é possível identificar o título da vaga, a data de abertura e os responsáveis pela sua abertura dentro do cliente;
  • Informações sobre a vaga: Aqui são registradas informações como quantidade de vagas (pode ser mais de uma com o mesmo perfil), local de trabalho, horário previsto, modalidade de contratação (CLT, estágio, temporário, etc), previsão de início, principais benefícios e faixa de remuneração;
  • Informações sobre o perfil: Onde são mapeadas as informações mais importantes da vaga, as definições de ordem mais específica sobre o perfil, tais como: sexo, idade, formação, escolaridade, idiomas, certificações, cursos e conhecimento em tecnologia. Dentro desse grupo destacamos 3 campos a serem preenchidos que merecem uma atenção especial, são eles:

– Competências pessoais: Descrição das principais competências que o profissional deverá ter para atender a posição, tais como colaboração, comprometimento, criatividade, comunicação, flexibilidade, organização, proatividade, liderança entre tantas outras;

– Descrição das atividades: Descrição detalhada das principais atividades que o profissional deverá executar;

– Atribuições e responsabilidades: Descrição sucinta das principais responsabilidades pertinentes as atividades a serem desempenhadas.

  • Informações sobre a empresa:  Se você leu o meu artigo sobre Cultura da empresa x Perfil  ficará mais fácil de compreender a importância desses 3 campos descritos a seguir:

– Informações do gestor: Qualquer informação do gestor que atuará diretamente com o profissional será bem vinda, como por exemplo: carga de trabalho, estilo de gerenciamento, momento da equipe (se houver pares), sobre subordinados (se houver), entre outras informações que possam ajudar a entender melhor o perfil desejado para aquela posição;

– Características da área: Informações sobre o tipo de área dentro da empresa (estratégica, tática, operacional), histórico de contratações, dress code das pessoas da equipe, principais desafios e o momento atual da área dentro da organização, todas essas informações poderão ajudar ainda mais a compor o perfil desejado;

– Traços culturais da organização: Informações sobre o posicionamento da empresa no mercado, histórico de crescimento e aspectos culturais da empresa ligados a organização, tais como:  políticas internas, estrutura e modelo hierárquico (muito verticalizada ou não), clareza de processos, relação com poder de decisão (nível de empoderamento), políticas de desenvolvimento e aprendizado, comportamento interno, comunicação interna, inovação, entre outros assuntos que possam determinar como a empresa pode ser representada como um organismo vivo e social.

Gostou de nossas dicas para montar um formulário de abertura de vagas? Concorda, discorda, gostaria de contribuir com a sua opinião para melhorarmos ainda mais esse formulário, então deixe seu comentário. Até a próxima!

Formulário de abertura de vaga


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment