Descubra quais são os 5 principais tipos de perfil profissional

Há diferentes tipos de perfil profissional e é necessário conhecê-los para contratar com acerto. Alguns talentos são mais dominantes, enquanto outros são estáveis ou influentes. Por isso, é preciso ter atenção a essas características, pois elas indicam se o profissional tem aderência à empresa.

Em resumo, o perfil comportamental é o conjunto dos pontos fortes e fracos da personalidade de cada pessoa. Algumas são muito extrovertidas e comunicativas, já outras são introvertidas e analíticas. Essas peculiaridades, juntas, arquitetam o chamado perfil comportamental.

Nos próximos tópicos, explicamos os 5 principais tipos de perfil dos profissionais, quais os seus benefícios e como identificá-los no local de trabalho. Continue a leitura!

Qual é a vantagem de identificar o perfil comportamental?

Existem muitas vantagens. A primeira é a certeza que estará contratando um candidato que tem aderência à empresa e ao time de trabalho. Do contrário, o recém-contratado pode gerar conflitos internos e deixar a empresa de modo precoce, elevando os custos e o turnover.

Para explicar melhor, imagine contratar um profissional do tipo metódico para uma empresa altamente inovadora. Ele vai querer seguir regras e processos, porém, seus colegas de trabalho vão preferir trabalhar com base em estratégias emergentes. Logo, não haverá muita sintonia.

Não por acaso, as firmas mais bem-sucedidas contam com vários mecanismos para identificar o perfil dos candidatos às vagas de trabalho. O objetivo é conhecer o máximo do indivíduo, seus pontos fortes e fracos, antes que entre na empresa. Afinal, depois, desligá-lo custa caro.

Outra vantagem está na manutenção dos empregados. Em alguns momentos, é preciso demitir profissionais desajustados e, em outros, promover talentos para cargos de liderança. Dessa forma, conhecer o perfil comportamental faz toda a diferença para decidir com acerto.

Existem outras situações em que conhecer os tipos de perfil profissional pode ajudar, como, por exemplo, para definir os programas de treinamento, criar planos de sucessão, criar estratégias de integração, melhorar as campanhas de endomarketing e assim por diante. Então, vale o investimento.

Quais são os 5 principais tipos de perfil profissional?

As variações de perfil dependem do método de análise. Por exemplo, a ferramenta DISC oferece quatro variáveis de personalidade — dominância, influência, estabilidade e cautela. Nos tópicos seguintes, confira os 5 perfis mais importantes e fáceis de encontrar na empresa.

1. Comunicador

Como o nome sugere, é o tipo de pessoa que sabe se comunicar e influenciar. Comumente é alguém carismático, que gosta de falar em público, dar sua opinião e ter colegas de trabalho ao seu lado. É natural que ocupe, por exemplo, cargos de venda, relação pública ou liderança.

Pessoas com esse perfil costumam unir outras pessoas, apaziguar conflitos e direcionar seus colegas de trabalho. Como pontos negativos, possuem certa dificuldade de seguir instruções do superior, obedecer métodos de trabalho e podem influenciar negativamente seus colegas.

Manter profissionais do tipo comunicador é um desafio. Nesse caso, o recomendado é criar um ambiente onde as relações interpessoais sejam estimuladas. Também é preciso oferecer boas chances de carreira. Do contrário, podem acionar sua rede de contatos e buscar outras chances de trabalho.

2. Planejador

É o tipo de profissional visionário, que sabe aonde quer chegar e como fazer isso. Costuma trabalhar em ritmo constante, avaliar bem os recursos disponíveis e manter profissionalismo no ambiente de trabalho. É comum que ocupe cargos estratégicos e de alta confiança.

Talentos com perfil planejador costumam entregar trabalhos no prazo e padrão previamente definidos, por isso dificilmente oferecem surpresas negativas. Como pontos críticos, não lidam bem com o improviso, não trabalham bem com a pressão ou com tarefas urgentes.

Garantir que o profissional planejador continue no negócio exige, antes de tudo, uma visão de longo prazo. Esse talento precisa entender que tem futuro na empresa, que pode crescer e ser recompensado pelos resultados entregues. Do contrário, vai planejar sua saída da empresa.

3. Executor

O profissional de perfil executor faz o que é necessário para cumprir seus objetivos, não tem medo de trabalhar e nem dos desafios. É corajoso, vai direto ao ponto e não perde muito tempo. Costuma ocupar cargos operacionais, por exemplo, de engenharia e logística.

Como ponto positivo, o executor costuma trabalhar com metas claras, persiste bastante até chegar aonde deseja e demonstra autoconfiança. Por outro lado, tende a ser mais imprudente que seus pares, teimoso e, por falta de planejamento, viver apagando “incêndios”.

Para reter esse tipo de colaborador, é interessante criar um ambiente autônomo e com forte senso de meritocracia. Esse talento precisa entender que é recompensado por seus resultados e não por critérios subjetivos (como a proximidade com a liderança ou tempo de “casa”).

4. Analista

É o profissional mais minucioso, que tem atenção aos detalhes para planejar ou executar suas tarefas. Costuma ter êxito nas tarefas repetitivas, que demandam rotina ou que exigem maior capacidade cognitiva. É natural de ocupe cargos de controladoria, auditoria ou pesquisa.

Como os outros cargos, tem seus pontos positivos e negativos. Comumente são mais precisos, entendidos e alimentam uma forte visão estratégica. No entanto, podem ter dificuldades para tomar decisões, trabalhar sob pressão ou focar nas coisas que realmente importam.

Por ser naturalmente um colaborador estável, é mais fácil de ser retido à empresa. Todavia, não trabalha bem com a desordem, imprevistos recorrentes ou a falta de compromisso dos líderes. Logo, caso esses fatores persistam, o profissional analista tende a deixar a empresa.

5. Empreendedor

O último perfil diz respeito ao tipo de profissional mais inconformado, que gosta de encontrar soluções para os problemas e promover melhorias. Costuma trabalhar bastante e pensar fora do lugar-comum. Por isso, é mais propenso a cargos criativos, nas áreas de P&D, marketing ou projetos.

Entre seus pontos fortes, é possível destacar a capacidade de trabalhar em equipe, gerenciar o tempo e se dedicar por inteiro aos projetos. Por outro lado, profissionais com esse perfil costumam ser instáveis dentro da empresa e buscam por novas colocações no mercado (ou abrir um negócio próprio).

Para mantê-los, é preciso criar um ambiente que valorize a criatividade e permita a inovação. Filosofias do tipo “pense como dono” e “faça você mesmo” podem gerar grandes resultados. A empresa deve dar as ferramentas certas para que esses colaboradores trabalhem com êxito.

Como identificar os tipos de perfil dos profissionais?

Existem diferentes técnicas para identificar os tipos de perfil profissional. Dinâmicas em grupo, por exemplo, podem ajudar muito. O indicado é contar com sistemas de análise comportamental, que se baseiam em várias perguntas para mapear a personalidade dos indivíduos.

Enfim, como pode observar, são muitos os benefícios de conhecer a fundo os colaboradores. Todos os perfis — comunicador, planejador, executor, analista e empreendedor — têm forças e fraquezas, cabendo ao gestor de pessoas gerenciá-las com acerto. Para identificar esse perfil, porém, é sempre interessante contar com a ajuda de tecnologias de ponta.

Gostou do nosso artigo sobre os tipos de perfil profissional? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades diretamente em seu e-mail!

Gestão de RHPowered by Rock Convert

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment