Descubra como um SaaS pode te ajudar a crescer e reduzir custos

O Brasil passa por um dos momentos mais delicados de sua economia, com uma crise bastante severa e que tende a piorar. Com várias empresas vivendo na corda bamba para não fechar, muitas estão começando a enxugar ao máximo seus gastos para poder sobreviver.

A redução de custos, seja na esfera da bonança ou dos maus presságios como agora, é algo que toda empresa deve buscar, mas é preciso fazer essa redução de forma inteligente para que não hajam maiores problemas e por que não dizer, custos indiretos e desnecessários.

Neste artigo, vamos explorar como o SaaS pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e ainda, como não parar de crescer mesmo em tempos de crise. Vamos dar dicas de como implementá-lo em sua empresa e quais os desafios que ele pode oferecer.

O que é um SaaS?

A ideia é antiga, mas a forma de implementação é nova. O SaaS é um software de serviços que funciona como uma franquia: a sua empresa compra o programa ou sistema, utiliza em sua empresa e paga uma mensalidade pelo uso do produto. Além do software em si, a empresa que gerencia este SaaS, disponibiliza servidores e segurança, evitando maiores dores de cabeça para o gestor.

Quais as vantagens do SaaS?

Enquanto muitas empresas ainda se fecham na ideia de ter sistemas próprios, o SaaS prova que é possível ter softwares e serviços de qualidade e com um preço interessante, que ofereça exatamente aquilo que a empresa precisa.

Com um SaaS, é possível ter um software que se adeque ao tipo de mercado e estilo de liderança que você possui, além de ter a disponibilidade de um servidor que garanta qualidade no serviço de cloud computing (facilitando a interação com seus liderados) e uma segurança total nas informações.

O SaaS não obriga que sua empresa compre a licença do produto que está adquirindo e usando, mas cobra uma mensalidade ou taxas pelos serviços prestados.

Um bom exemplo de SaaS é o Skype, programa de mensagens tanto por texto quanto por vídeo e áudio que tem serviço gratuito e pago, e oferece para as empresas uma mobilidade total em todos os departamentos, ao mesmo tempo que garante a segurança em cada local.

Quais os desafios que o SaaS pode oferecer?

Basicamente, o maior problema do SaaS é sem dúvida a segurança. Isto porque é um serviço que usa a computação em nuvem para funcionar em toda sua empresa e quando falamos, por exemplo, do BYOD (bring your own device), a preocupação com os dados que circulam nesta nuvem é ainda maior.

É preciso ter alguns cuidados para que o SaaS não se torne um problema:

  • Fornecer login e senha somente para pessoas autorizadas;
  • Manter sua equipe sempre treinada nos softwares e servidores do SaaS;
  • Ter uma proteção a mais em relação a computação em nuvem usada fora da empresa(home office);
  • Manter o sistema sempre atualizado e com realização de backup´s constantes.

Por ser um serviço 100% online, o SaaS acaba sendo muito mais barato do que a compra de um programa ou licença que com o tempo perde seu valor com suas atualizações não tão frequentes. O interessante do SaaS é que ele também suporta todos os outros softwares que a empresa utiliza, como por exemplo e-mails, programas de notas fiscais entre outros.

É importante salientar que apesar do SaaS ter crescido muito, é importante fazer orçamentos e avaliar bem os serviços e produtos disponíveis, e não somente o preço. Somente assim, você pode adquirir um bom produto e um serviço ainda melhor, que lhe dê tranquilidade, segurança e otimize e reduza seus custos para vender mais.

Voce já conhecia o SaaS? O que achou desta nova modalidade de serviços? Compartilhe sua opinião conosco!


About

Leave Comment