CORONAVÍRUS: 3 atitudes para lidar com a situação no recrutamento e seleção

Imagem de capa do post CORONAVÍRUS: 3 atitudes para lidar com a situação no recrutamento e seleção
Imagem conheça o Compleo

Com a pandemia do novo Coronavírus decretada pelo Ministério da Saúde no Brasil, e diante de alguns casos confirmados em empresas, as organizações dos mais diversos portes têm tomado providências para conter o avanço da doença entre seus colaboradores.

Algumas companhias, inclusive, estão adiando eventos e orientando seus colaboradores a evitarem receber fornecedores, além de divulgarem informações de prevenção entre seus funcionários.

Quando a questão é o recrutamento e seleção, para não adiar os processos — o que pode impactar negativamente o andamento das atividades organizacionais —, a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada.

Ao longo da leitura, vamos mostrar, para você, três atitudes para lidar com a ameaça do Coronavírus no recrutamento e seleção. Confira!

O que é o Coronavírus?

Trata-se de uma grande família de vírus, identificada com uma estrutura em formato de coroa. Essa família de vírus é conhecida desde os anos 60 e causa infecções respiratórias, podendo evoluir para outras doenças graves, a exemplo da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

A manifestação desse novo vírus, batizado de Covid-19, doença que culminou no final de dezembro de 2019, na China, teve sua primeira morte registrada em 9 de janeiro de 2020.

A taxa de mortalidade do Coronavírus está em 3,74%, sendo considerada baixa, mas ele tem uma alta capacidade de contaminação, por isso a preocupação das autoridades brasileiras e das empresas em conter o avanço do contágio.

Sintomas do Coronavírus

Os principais sintomas da doença são:

  • febre;
  • tosse seca, lembrando uma tosse gripal;
  • falta de ar;
  • infecção respiratória grave, em casos de complicação da doença.

Formas de transmissão

As principais formas de transmissão listadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são:

  • por indivíduos infectados, ao tossirem ou espirrarem;
  • por contato físico das gotículas da saliva infectada, quando essas encontram mucosas do nariz, do olho e da boca por meio de beijos e abraços;
  • em superfícies contaminadas. Isso acontece quando a saliva contendo o vírus fica depositada em alguns locais, como uma maçaneta ou um corrimão. Um indivíduo toca na superfície contaminada e, depois, leva a mão para o contato com mucosas da boca, do olho e do nariz.

Prevenções

Lavar frequentemente as mãos e de forma correta é a principal recomendação para evitar a transmissão do vírus, de acordo com a OMS.

Além disso, é preciso evitar aglomerações e usar álcool 70 para higienizar as mãos. Ao tossir ou espirrar, o recomendado é não utilizar as mãos, mas o cotovelo, para evitar que a saliva contaminada se espalhe no ambiente.

A Organização Mundial da Saúde ainda recomenda manter uma distância de, pelo menos, um metro de indivíduos que apresentam algum sintoma.

Para quem puder adiar viagens, inclusive as internacionais, é aconselhável fazê-lo, já que, atualmente, muitos países fecharam as suas fronteiras para tentar frear a transmissão do Coronavírus.

A depender do nível de risco de exposição, também é recomendável o isolamento de pessoas contaminadas por até 90 dias.

Como a tecnologia pode ajudar o RH a lidar com a situação?

As empresas, ao acompanharem o avanço da doença pelos veículos de comunicação, também estão orientando seus funcionários e públicos de relacionamento quanto a medidas de prevenção acerca do novo vírus.

Recomendações, como evitar visitas guiadas nas empresas e o recebimento de fornecedores e outros públicos (quando possível), vêm sendo passadas. Além disso, diversas empresas estão adotando o trabalho home Office como medida para conter a circulação de pessoas.

Quando o assunto é recrutamento e seleção, também é recomendado não receber uma grande quantidade de candidatos em um mesmo ambiente. Uma forma inteligente de driblar essa situação e não comprometer o cronograma de contratações da companhia é usando a tecnologia. Veja, a seguir, como isso pode ser feito!

1. Faça a aplicação de testes on-line

 A aplicação de testes de habilidades e psicológicos são de extrema importância para avaliação dos candidatos. Muitas empresas aplicam esses testes presencialmente, agendando data e hora com os candidatos, que muitas vezes dividem o mesmo ambiente na hora de responder as questões.

Uma alternativa para o RH evitar esses encontros presenciais é a automatização dos testes. Com ajuda de um software de recrutamento e seleção como o Compleo, é possível cadastrar as perguntas e respostas e a ferramenta é capaz de corrigi-las automaticamente. Com a automatização dos testes, os candidatos podem respondê-los da sua casa, sem a necessidade de se deslocar até a empresa.

2. Faça entrevistas ao vivo

Com as entrevistas por vídeo ao vivo, você pode fazer as primeiras etapas do processo de seleção com os candidatos por meio de vídeos ao vivo, conferindo, para o seu processo de recrutamento e seleção, muito mais agilidade e eficiência. Isso porque não há a necessidade de contato direto com o candidato, o que evita o possível contágio com o Coronavírus.

Para isso, basta agendar o dia e a hora com um candidato. O sistema gera um link, que você compartilha com o profissional. Ele acessa e vocês podem conversar como se ele tivesse ido ao escritório da empresa.

3. Realize entrevistas gravadas

Com um software de recrutamento e seleção, ainda é possível que o candidato grave as entrevistas. Funciona assim: você envia, para ele, um roteiro de perguntas ou propõe que ele exponha alguma conquista profissional ou fale de algum desafio que enfrentou na carreira, por exemplo.

O candidato grava o vídeo e o recrutador pode analisar, posteriormente, determinadas questões, como a comunicação interpessoal do candidato, a oratória, a dicção, a capacidade de expor e sintetizar ideias, entre outros fatores.

Isso também otimiza o tempo da equipe de recrutamento e seleção, já que a agenda do recrutador não fica bloqueada, e ele pode assistir ao vídeo no momento mais oportuno. Outra vantagem é que é possível compartilhar o material com outros analistas e gestores. Todo esse cenário torna possível que a equipe de Recursos Humanos se dedique a questões mais estratégicas na organização.

Diante de cenários como o que estamos vivendo hoje, em que uma pandemia decorrente do Coronavírus é iminente, contar com a ajuda da tecnologia é uma excelente solução para dar andamento aos processos de recrutamento e seleção, ao mesmo tempo em que esses processos são otimizados.

Outra vantagem é que você evita um grande número de pessoas circulando pela empresa, o que ajuda a diminuir a difusão do contágio, preservando a sua saúde e a dos demais colaboradores da organização.

Diante desse cenário, adquirir o Compleo Vídeo é a solução mais adequada para atender à demanda de recrutamento e seleção a distância, conferindo mais agilidade e eficiência aos processos da empresa.

Se você gostou deste artigo sobre Coronavírus, com 3 atitudes para lidar com a situação no recrutamento e seleção, entre em contato para saber mais sobre os nossos serviços!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados