Conheça as tecnologias essenciais para o recrutamento

O uso das tecnologias para recrutamento não se restringe à divulgação de vagas em sites especializados. Já é possível contar com soluções que ajudam a otimizar e agilizar essa rotina, promovendo benefícios tanto para a equipe do RH quanto para os candidatos que participam desses processos.

Neste artigo, explicamos o suporte que elas oferecem, as opções disponíveis no mercado (e como elas funcionam) e listamos quais são as vantagens que esse investimento pode proporcionar para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!

Como a tecnologia auxilia no processo de contratação?

Existem tecnologias que ajudam a automatizar processos de recrutamento e seleção e torná-los mais rápidos e eficazes. Isso contribui para que as equipes se tornem mais produtivas. Por meio de softwares específicos, é possível realizar entrevistas por vídeo, aperfeiçoar a triagem de currículos, eliminar etapas desnecessárias, realizar testes e encontrar os candidatos mais adequados para as vagas, por exemplo.

Quais são as tecnologias essenciais para o recrutamento?

Nos próximos tópicos, vamos apresentar duas das principais tecnologias voltadas para o recrutamento e seleção de candidatos.

1. Compleo Vídeo

O Compleo Vídeo é um produto que atende a parte de recrutamento realizada por meio da vídeo-entrevista. Em outras palavras, ele é como um módulo voltado apenas para essa etapa.

Algumas empresas já oferecem um software focado no recrutamento e seleção, porém, sem a funcionalidade de usar a entrevista por vídeo. O Compleo Vídeo vem justamente para suprir essa lacuna e possibilitar que as organizações consigam aplicar a tecnologia no dia a dia.

2. Compleo ATS

Já o Compleo ATS é um software mais completo, que faz a gestão de todo o processo — desde o momento da abertura da vaga até a contratação do candidato. Ele conta com diversas tecnologias integradas e, entre elas, a vídeo-entrevista (na qual é possível montar um roteiro de perguntas e enviar para o candidato, que deve gravar um vídeo com as respostas).

Elas dispensam a realização de uma entrevista presencial?

A tecnologia não dispensa um contato presencial. No caso da vídeo-entrevista, o principal apelo é diminuir a quantidade de audições presenciais desnecessárias. Pensando no fluxo de contratação, temos os seguintes passos:

  • a empresa recebe os currículos;
  • o recrutador os analisa;
  • é feito o contato com os candidatos que a empresa acredita ter um perfil adequado para a vaga e marca-se a entrevista.

Contudo, existem chances de que, no momento da conversação presencial, com o contato pessoal, o recrutador perceba que o profissional não é o ideal.

Nesse contexto, um dos objetivos do Compleo Vídeo é adicionar uma etapa depois da leitura do currículo. Assim, as perguntas são enviadas para os profissionais que têm o perfil esperado e elas serão respondidas por meio de vídeo.

Ao analisar o material, chama-se para a entrevista presencial apenas aqueles que mostraram um desempenho satisfatório (dentro dos critérios avaliados pelo recrutador). Assim, economiza-se bastante tempo — tanto da empresa quanto dos candidatos.

O que é necessário para a implementação dos sistemas?

As soluções ficam hospedadas na nuvem, o que significa que a empresa só precisa ter conexão com a internet disponível e não há necessidade de instalação de licenças em cada máquina. A partir do momento em que a contratação do software é feita, realizamos um processo de onboarding para auxiliar a empresa com o setup e os primeiros passos.

Essa configuração é rápida. Entre os pontos mais importantes, estão:

  • a configuração do site de carreira;
  • a definição de cores;
  • a inclusão do logo da empresa no site de carreiras.

A partir daí, publica-se a primeira vaga e começa-se a receber os candidatos.

Quais as vantagens de utilizar o Compleo Vídeo e Compleo ATS?

Além da economia de tempo, já citada, a utilização de tecnologias para recrutamento pode ser muito vantajosa para o RH e a empresa, de modo geral. A seguir, mostramos os principais benefícios de contar com as soluções. 

Criação de um processo de triagem

Ao cadastrar uma vaga, é possível registrar perguntas que serão utilizadas para uma triagem automática — em um processo chamado de “questionário de triagem”. De acordo com o perfil da vaga, o recrutador pode elaborar questões direcionadas e específicas, criando uma lógica de acordo com as respostas do candidato.

A partir daí, já é possível saber se o profissional está aprovado ou reprovado no processo. Ganha-se em economia de tempo já na primeira fase da candidatura.

Montagem e realização de testes

Outra funcionalidade que a ferramenta disponibiliza é a montagem de testes. Nela, é possível criar testes de acordo com a necessidade da vaga. Isso quer dizer que eles podem ser mais técnicos ou comportamentais.

Aqui, é possível configurar algumas questões como:

  • o tempo de teste;
  • respostas corretas;
  • aprovar ou reprovar com base na nota alcançada.

Registro do histórico dos candidatos

A solução também permite o registro e a manutenção de um histórico dos candidatos. Dessa forma, se eles voltarem a se candidatar em uma outra vaga futuramente, os recrutadores conseguem visualizar o histórico e as avaliações obtidas anteriormente.

Realização de um recrutamento colaborativo

O recrutamento colaborativo consiste na possibilidade de envolver outras pessoas durante a avaliação dos currículos e dos vídeos. Assim, gestores das áreas conseguem auxiliar na elaboração de perguntas e, quando os vídeos são recebidos, os resultados podem ser compartilhados.

Com base nisso, eles podem fazer comentários e ponderações que vão ajudar a tornar o recrutamento ainda mais acertado, em um período de tempo menor.

Realização de operações em lote

Também é possível realizar operações em lote. A solução permite que os recrutadores se comuniquem com os candidatos, oferecendo um feedback a respeito do processo. Essa etapa é fundamental para a empresa mostrar que se importa com os profissionais e ajuda a melhorar a imagem no mercado de trabalho.

Apesar de oferecer esse retorno não ser uma tarefa simples, a ferramenta permite que seja feito um filtro com os candidatos reprovados e, a partir daí, enviar os e-mails em lote — tanto o ATS quanto o Vídeo têm essa funcionalidade.

A ideia é facilitar todas as rotinas que envolvem a necessidade de enviar um volume muito grande de e-mails de uma só vez. E isso também inclui convite de entrevista (e o recebimento das respostas) e a realização de testes, por exemplo

Além de tudo isso, vale destacar as outras possibilidades que os softwares oferecem para as empresas.  Entre elas, estão:

  • criação de relatórios gerenciais;
  • elaboração e acompanhamento de indicadores de desempenho (que ajudam a aperfeiçoar os fluxos de recrutamento).

Vale frisar que essas tecnologias podem ser adotadas não só por empresas especializadas em RH, mas também por departamentos de Recursos Humanos, responsáveis pelas contratações na organização. 

E os benefícios para os candidatos?

Dependendo da forma como a empresa usa a ferramenta, ela otimiza a comunicação com o candidato, enviando informações a respeito do andamento do processo. Além disso, a solução também permite que os documentos sejam enviados de forma digital e que eles sejam automaticamente associados ao perfil.

Também existe a possibilidade de realizar o cadastro para mais de uma vaga, o que é feito com a criação de um login. As informações contidas no currículo são extraídas automaticamente e associadas ao perfil dentro do software.

No momento em que o questionário de triagem é respondido, o profissional recebe um feedback informando se ele tem (ou não) o perfil da vaga. Isso já evita a criação de expectativas, caso ele não avance para as próximas etapas.

Outro fator que vale a pena destacar é a diminuição dos custos ligados a esse processo, já que a entrevista por vídeo contribui para que ele não tenha que se deslocar (e gastar com transporte) até a empresa para realizar essa etapa.

Como você pôde ver, é possível contar com diferentes tecnologias para recrutamento e elas oferecem diversas vantagens (tanto para o setor quanto para os candidatos), tornando a relação custo-benefício bem satisfatória para a área de RH e para o negócio.

Gostou de saber como a tecnologia é uma grande aliada das atividades? Aproveite para entrar em contato conosco e saber muito mais sobre como as soluções Compleo contribuem para otimizar seus resultados!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment