Conheça as etapas do funil de contratação de um profissional

Um processo seletivo é composto de diversas etapas importantes que compõem uma estratégia chamada de funil de contratação de um profissional. Da captação de um candidato até o momento que ele faz parte da empresa, cada fase precisa ser desenvolvida de determinada forma.

Seguir esse fluxo de etapas garante que a empresa contará com um colaborador adequado ao que era pretendido. Esse alinhamento, a propósito, não é apenas técnico, uma vez que o perfil comportamental precisa estar de acordo com a cultura organizacional da companhia.

Neste conteúdo você entenderá como funciona o funil de contratação, quais são suas etapas e como é importante entender esse fluxo. Confira!

O que é o funil de contratação e quais são suas etapas?

O funil de contratação de profissional é o ciclo de etapas que envolve todo o processo de recrutamento de um novo colaborador. A ideia é que a empresa trabalhe de forma estratégica desde a atração do profissional até a sua adaptação, uma vez contratado.

Em um processo seletivo, o funil vai realmente estreitando o caminho e, naturalmente, alguns deixarão de participar. A ideia é realmente fazer com que só restem os mais alinhados com o que a vaga exige. Para isso, esse ciclo é dividido em etapas que ajudam a estruturar a seleção de maneira mais organizada.

Atração

O trabalho na etapa de atração começa com um levantamento do perfil profissional, alinhando requerente aos recrutadores. A partir disso, a divulgação da vaga é feita em uma estratégia inbound, ou seja, a ideia é que o candidato seja atraído e, então, busque mais informações sobre a empresa.

Esse trabalho de captação é feito por meio de vários canais, como sites de vagas, redes sociais, grupos da web e o que estiver ao alcance. A ideia é se posicionar com clareza em relação às exigências da vaga e, a partir disso, selecionar os profissionais que se encaixam no que é buscado.

Conversão

Após essa etapa de atração, a empresa faz mais um afunilamento para checar se todos os candidatos atraídos realmente estão alinhados com o que é buscado. Em seguida, testes iniciais podem ser aplicados, de origem técnica ou comportamental. A ideia é explorar os requisitos exigidos e detectar quem realmente se encaixa.

Também é possível realizar dinâmicas de grupo e o que mais for necessário para afunilar ainda mais o processo. A ideia é chegar ao mínimo de profissionais e melhores qualificados possíveis.

Por fim, após essas etapas, há as entrevistas “olho no olho”, sempre com base em um roteiro construído junto ao gestor responsável pela vaga. São avaliados pontos como:

  • capacidade de comunicação;
  • proatividade;
  • dinamismo;
  • capacidade de liderança;
  • relacionamento interpessoal.

Contratação

A contratação é o fechamento do ciclo, ou seja, a aprovação de quem passou por todas as outras etapas do funil de contratação de um profissional. Nessa etapa, a equipe de recrutadores vai decidir quem é o mais preparado para assumir o cargo e então indicará o nome desse candidato para terminar o processo junto à empresa.

No momento da indicação, já há uma certeza de que aquele é o profissional ideal, no entanto, a empresa ainda pode querer fazer mais alguns questionamentos. São pontos mais simples para observar detalhes e tomar uma decisão certeira. Após isso, a contratação é selada.

Engajamento

O engajamento vem depois que o candidato já se tornou funcionário da empresa. Apesar de ser parte ainda do funil de contratação de um profissional, seu foco é em manter esse colaborador envolvido com o que ele se propôs ao se candidatar para a vaga. Nesse estágio, o trabalho da empresa é mantê-lo motivado e aberto a lidar com os desafios do cotidiano da sua ocupação.

Nesse processo, também pode ser necessário que a equipe de RH faça avaliações periódicas para entender em qual nível está o trabalho desse colaborador. Seu desempenho e engajamento diante do seu papel são observados tri ou semestralmente, com retornos precisos.

Qual é a importância de entender essas etapas?

As diferentes etapas do funil de contratação de um profissional formam um fluxo perfeito para garantir a captação da pessoa mais qualificada para ocupar um cargo. Em cada uma dessas fases é possível explorar ao máximo as características do candidato e entendê-lo amplamente.

Um ponto que merece destaque é o alinhamento de ideias do gestor com os recrutadores. Para que essas etapas se desenvolvam da melhor forma, as exigências devem ser muito bem compreendidas. Só isso garante que o trabalho em cada fase da contratação seja estratégico, ou seja, visando o resultado esperado.

Do contrário, um profissional perfeito para a vaga pode ser simplesmente deixado para trás. Ainda pior, alguém não preparado pode ser selecionado devido à falta de questionamentos importantes para extrair mais dessas pessoas. As perguntas consideradas fundamentais não podem ser negligenciadas de forma alguma.

Bons questionamentos ajudam o candidato

Quando o recrutador entende a importância das etapas, automaticamente ele compreende o seu papel na busca por extrair as informações do candidato. Por vezes, por conta de timidez ou nervosismo, essas pessoas não conseguem mostrar suas qualificações. O recrutador precisa saber questionar e deixar quem está do outro lado mais à vontade.

Para chegar a esses resultados, no entanto, a flexibilidade e a criatividade precisam ser exercidas. Questionamentos ultrapassados como os velhos “pontos positivos e pontos negativos” já não trazem resultados profundos. Também é importante manter o candidato interessado no processo, e isso garante que ele mesmo se engaje e fale mais sobre si.

Nesse cenário, o recrutador favorece uma comunicação melhor e que resulta em um detalhamento maior das qualidades do colaborador. Quando ele se sente motivado a mostrar suas capacidades, o processo seletivo atinge o nível de profundidade esperado.

Estrutura do processo precisa ter feedback

De nada adiantaria falar de etapas do funil de contratação de um profissional se, independentemente da escolha ou não, ele não receber um feedback. Uma empresa deve sempre se preocupar com sua imagem, e isso faz toda diferença ao trabalhar com estratégias inbound de recrutamento.

Comunicar a continuidade ou o fim da participação do candidato no processo é indispensável. Essa é uma demonstração de respeito e, acima de tudo, profissionalismo. A propósito, essas pessoas também investem tempo e esforços para mostrar que podem ser o profissional que sua empresa busca. Um RH humanizado se destaca no mercado!

Como um software de entrevista por vídeo pode ajudar?

Essa ferramenta é fundamental para a etapa de conversão de um processo. A entrevista em vídeo permite detectar detalhes comportamentais e características pessoais do colaborador, porém, eliminando o fator nervosismo. Ele grava suas respostas às perguntas enviadas em casa e depois as submete para avaliação do recrutador.

O software de entrevista por vídeo também permite detectar por meio da tecnologia as reações que o candidato teve durante suas respostas. Isso proporciona um suporte de análise muito avançado que pode fazer diferença na decisão de conduzir ou não o profissional às próximas fases da seleção.

O funil de contratação de um profissional é um importante conceito que pode ajudar a  entender os processos seletivos de maneira mais estratégica. A partir disso, resultados melhores serão obtidos.

O Compleo tem as melhores soluções para gestão de processos seletivos para empesas. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

E-book Marketing e RH


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment