Conheça a realidade virtual aplicada ao RH

A realidade virtual no RH já é uma realidade concreta, que traz possibilidades muito vantajosas às empresas. Quando se fala dessa tecnologia, rapidamente nossa primeira lembrança é inspirada nos filmes, mas tudo acontece mais naturalmente hoje. Há muitas formas interessantes de aproveitá-la!

As empresas podem simular situações de trabalho com o objetivo de avaliar se os candidatos estão prontos para o cargo ou simplesmente aproximar seus times internos dos prestadores de serviço. Todas essas possibilidades já são concretas e fazem parte da rotina de algumas companhias mundo afora.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a realidade virtual no RH, como ela é aplicada e quais benefícios podem ser obtidos. Confira!

Como a realidade virtual pode ser usada no RH?

Durante muito tempo, a realidade virtual foi vista como algo praticamente inalcançável no status atual da ciência. Bastante presente em filmes de ficção, esse recurso era idealizado de forma futurística, mas a questão é que ele já está entre nós. Apesar de não ser tão irrealista como os filmes retratam, trata-se de algo incrível e que se torna interessante.

A realidade virtual no RH é apenas parte de uma adesão dos setores corporativos a esse recurso, utilizando a simulação de situações para diversas finalidades. Criar cenários e colocar pessoas dentro de realidades que antes só podiam ser imaginadas são algumas das principais possibilidades de uso.

No RH, já há finalidades bem definidas e, principalmente, com viés estratégico. A seguir, entenda melhor como esse recurso é aplicado e que tipo de ganhos gera em cada uma das situações.

Recrutamento

O principal atrativo da realidade virtual é permitir que pessoas vivenciem experiências visuais, simuladas por equipamentos, sem saírem do lugar. Tal função se mostra muito interessante quando a aplicação é no recrutamento de novos candidatos para a empresa. A possibilidade de fazer isso remotamente tem sido bastante utilizada por empresas.

Antes da entrevista presencial, uma série de outras etapas pode ser finalizada sem que que o candidato precise se deslocar. Para as companhias, isso também representa otimização de tempo e custos. As dinâmicas de grupo podem ser simuladas a partir do uso da realidade virtual, por exemplo.

Nos testes de qualificação do candidato, a realidade virtual dá suporte para simular situações pelas quais ele passará no cotidiano de trabalho. Assim, é possível observar como a pessoa se sai antecipadamente.

Integração

A integração é uma importante etapa — a qual todos os novos contratados devem experimentar. Essa é a garantia de que os colaboradores estarão devidamente conectados à empresa, sem deixarem de conhecer nenhum setor e, principalmente, os processos que cada um deles executa no cotidiano.

Durante muito tempo, a integração foi um processo monótono e excessivamente teórico. Isso acontecia simplesmente porque nem sempre é possível colocar o novo funcionário em diversas situações de trabalho. Por fim, as integrações não surtiam o efeito desejado, diferentemente do que ocorre com o uso da realidade virtual.

Esse recurso permite que o colaborador faça tours por todos os departamentos, ajudando-o a entender o funcionamento estrutural da empresa. Por meio da realidade virtual, cada pessoa contratada pode iniciar seu trabalho com um profundo conhecimento das atividades da companhia.

Treinamentos

A realidade virtual no RH também é bastante útil para os treinamentos, uma vez que ajuda a simular diversas situações em que os colaboradores são inseridos. É muito importante qualificar os funcionários e prepará-los para diferentes demandas do cotidiano. Porém, a teoria nem sempre é suficiente!

Com a realidade virtual, o funcionário é de fato inserido em situações diversas nas quais o ambiente de trabalho e as atividades são fielmente simuladas. Assim, ele lida com tarefas para as quais já deve estar preparado — graças à parte teórica do treinamento, que ofereceu a bagagem necessária.

As capacitações podem ser oferecidas a qualquer momento e para qualquer colaborador. Tanto os recém-chegados, que precisam se adaptar às funções, quanto os mais antigos, que devem se qualificar para novas demandas, podem realizar as práticas com a ajuda da realidade virtual.

Quais são os benefícios da realidade virtual no RH?

A realidade virtual é de grande ajuda no RH, pois traz ganhos estratégicos que vão desde a questão financeira até a garantia do melhor desempenho dos colaboradores. Abaixo, entenda melhor quais são e como esses benefícios geram possibilidades mais interessantes às empesas!

Menos custos

Se você pode simular uma situação, certamente consegue ter menos custos envolvidos do que se ela realmente acontecesse. Em um treinamento, a simulação evita a necessidade de ida a campo, que pode envolver custos. O mesmo acontece com as entrevistas, já que não é preciso receber o candidato.

Colaboradores preparados

Ao realizar treinamentos, a garantia é de que o colaborador esteja pronto para exercer sua função. No entanto, quando é utilizada a realidade virtual, esse preparo é ainda mais eficaz, já que simula situações reais de trabalho. Independentemente do estágio do funcionário, ele será capaz de evoluir ainda mais.

Seleção mais eficaz

O recrutamento é parte fundamental do trabalho do RH, sendo que não pode haver dúvidas acerca de quem será escolhido. Atualmente, uma seleção estratégica tem relação direta com a tecnologia. A realidade virtual simula situações concretas de trabalho, o que fortalece a observação e dá maior certeza a respeito das capacidades do candidato.

Quais ferramentas já são utilizadas?

Para realmente desfrutar da realidade virtual, algumas ferramentas possibilitam que diversas experiências sejam colocadas em prática. Abaixo, conheça as principais e entenda como elas funcionam de acordo com o que o RH pretende!

Tour em vídeo

tour em vídeo inclui filmes que possibilitam um entendimento mais aprofundado de sistemas e ambientes, explicando detalhadamente cada ponto. É como se o colaborador fizesse um passeio por essas áreas (que podem ser setores da empresa) apenas assistindo a um vídeo com a exploração dos locais.

Óculos VR

Já os óculos VR trazem uma experiência de imersão: ao usá-los, o colaborador ou candidato se sente dentro de uma realidade paralela. Trata-se de uma atividade que busca o realismo e gera a sensação de que a pessoa é parte do local. Isso porque ela visualiza situações e locais, além de ter a chance de interagir com tudo o que está a seu redor.

Sem dúvida alguma, o futuro da tecnologia é cada vez mais concreto e já se tornou parte do cotidiano das empresas. A realidade virtual no RH possibilita muitas vantagens estratégicas que podem fazer toda a diferença para as pretensões da empresa.

Que tal receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum post!

E-book Marketing e RH


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment