Conheça 5 segredos para atrair bons candidatos

Uma grande dificuldade enfrentada pelas empresas atualmente é a contratação de profissionais verdadeiramente qualificados, que tragam as competências necessárias para a execução do trabalho com excelência. Para atrair bons candidatos, é possível empregar diversas técnicas que façam com que a empresa e suas vagas sejam atraentes.

Neste post, vamos apresentar essas técnicas, a fim de que a sua organização possa contar com funcionários mais qualificados e obter maior produtividade.

Se você quer aprender os segredos para a atração dos melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho, continue a leitura!

Por que investir na atração de talentos?

O maior ativo de uma corporação é seu capital humano. A presença de profissionais engajados, com alto grau de conhecimento e capacidade de inovação, faz toda a diferença no crescimento de uma empresa, seja em índices de produtividade ou no aumento da qualidade dos serviços e produtos.

A contratação dessas pessoas depende exclusivamente da capacidade da empresa se vender como boa empregadora, tornando uma vaga em aberto em oportunidade de desenvolvimento individual. Apenas com essa valorização, é possível chamar a atenção de pessoas qualificadas e que vão trabalhar com verdadeiro engajamento.

Assim, a vaga vai ser disputada por pessoas competentes, mesmo que elas estejam em outras empresas.

Com uma atração de talentos eficiente, além da melhora na produtividade e lucro, a empresa vai experimentar índices de retenção maiores e um melhor clima organizacional.

Se a cultura favorecer a participação dos funcionários, a corporação vai contar ainda com boas ideias e projetos capazes de impulsionar o crescimento corporativo.

Como é feita a atração de talentos tradicional?

Para chamar a atenção dos profissionais para uma vaga, as empresas costumam anunciar o cargo em aberto e assim, começam a receber os currículos das pessoas interessadas.

A palavra currículo vem do latim curriculum vitae, que significa “carreira de vida”. É por meio deste documento, que o profissional apresenta um resumo da sua trajetória profissional, mostrando os locais onde trabalhou, as funções que exerceu, formação, conhecimentos e habilidades.

Com base nas informações dispostas no currículo, o recrutador avalia se o candidato tem os pré-requisitos necessários para ocupar a vaga, convocando- o para uma entrevista ou mantendo seus dados em um banco de talentos, para que ele seja contratado em outra oportunidade.

Como passar a atrair bons candidatos?

Para conseguir chamar a atenção dos talentos mais disputados do mercado, o RH deve realizar ações mais efetivas e complexas do que apenas anunciar a vaga e selecionar os currículos recebidos. É preciso pensar em um posicionamento da empresa, que vai depender de uma série de outras ações. Destacamos as principais.

1. Investir em employer branding

A maneira com que a empresa trata seus funcionários e as oportunidades de desenvolvimento que oferece impactam diretamente na sua imagem como empregadora. Chamamos essa imagem de employer branding, ou marca empregadora.

Essa imagem é tão forte que a simples menção de que uma boa empresa está contratando novos funcionários, pode mover centenas ou milhares de profissionais a se candidatarem a essa vaga, mesmo que num nível abaixo do seu cargo atual. Isso ocorre porque a organização tem um employer branding tão positivo que trabalhar no local se torna uma meta de vida, pois o profissional sabe que tem chances reais de crescimento se for contratado.

2. Melhorar a qualidade de vida e bem-estar

Quando falamos de qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, estamos abordando as condições que a empresa oferece para que o funcionário tenha uma sensação de conforto.

Isso diz respeito não só às instalações físicas, como um local limpo e ergonômico. Cabe à empresa promover um bom clima organizacional, estabelecer uma cultura que priorize o respeito e a valorização dos funcionários.

O bem-estar dos colaboradores é fundamental para alcançar bons índices de produtividade. Principalmente, se levarmos em consideração pesquisas que apontam que 1 milhão dos trabalhadores nos Estados Unidos faltam ao trabalho diariamente em decorrência do estresse.

Uma das ações de programas de bem-estar são as ações de redução do estresse financeiro, para saber mais confira esse artigo.

3. Oferecer um bom plano de carreira

Mais do que bons salários ou condições agradáveis de trabalho, as pessoas procuram por chances reais de crescimento. Essa postura é principalmente encontrada em profissionais que investem na própria carreira, capazes de oferecer uma bagagem interessante de conhecimentos para a empresa.

Certamente um bom candidato vai preferir trabalhar em um local em que haja o reconhecimento dos seus esforços, sendo recompensado pela sua dedicação.

Por isso, aposte na construção de um plano de carreira transparente e bem estruturado, em que o funcionário saiba exatamente o que deve ser feito para ascender profissionalmente.

4. Divulgação da vaga

A divulgação das vagas em aberto nos canais corretos pode fazer toda a diferença na hora de atrair o candidato ideal. Para conseguir esse resultado, é necessário primeiro entender o perfil do profissional que você está procurando, e com isso direcionar o anúncio nos espaços acessados por essas pessoas.

A tecnologia é uma ótima ferramenta para otimizar a divulgação, e os recrutadores podem usar as redes sociais ou construir uma página de recrutamento no site da empresa.

Fazer uma boa descrição de vaga também é indispensável para atrair bons candidatos, indicando as competências procuradas e mostrando os pontos positivos da empresa, “vendendo” a oportunidade.

5. Uso de softwares de recrutamento

Outra ferramenta eficiente que, graças à tecnologia, está ao alcance das organizações é o uso de softwares de recrutamento. Com uma boa plataforma, é possível gerenciar todas as etapas do processo seletivo, otimizando o tempo necessário para a contratação.

A identificação das competências iniciais é feita com mais facilidade, diminuindo o número de pessoas convocadas para a entrevista e tornando o processo mais direcionado e objetivo.

Com a aplicação dessas técnicas, é possível atrair bons candidatos para a sua empresa, elevando a qualidade do quadro de funcionários. Sua principal dificuldade a partir disso vai ser escolher entre tantos profissionais competentes!

Este conteúdo foi desenvolvido pela Xerpa, que desenvolveu uma ferramenta capaz de otimizar as tarefas mais burocráticas de Departamento Pessoal, transformando o RH das empresas, aumentando o dinamismo e assertividade dos processos.

Acesse o nosso blog e confira mais posts com dicas de recrutamento e gestão de pessoas!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment