Compleo Vídeo: o uso do software substitui a entrevista presencial?

A necessidade de selecionar um profissional com a máxima eficiência e em menor tempo possível requer que as empresas invistam em ferramentas que otimizem os processos e auxiliem o RH nas tomadas de decisões estratégicas. É com essa finalidade que o Compleo Vídeo foi criado.

Neste conteúdo, você conhecerá como a vídeo entrevista pode auxiliar o RH da sua empresa a escolher os perfis mais adequados e como utilizar essa ferramenta de forma eficiente. Confira!   

O que é Compleo Vídeo?

É uma plataforma utilizada para auxiliar no processo de recrutamento e seleção do RH. Sua funcionalidade é a entrevista por vídeo, que é capaz de fornecer aos recrutadores informações importantes sobre os candidatos, para que eles decidam os perfis mais adequados que deverão continuar participando das próximas etapas.

Como funciona o Compleo Vídeo?

Com o objetivo de tornar a vídeo entrevista um processo mais fácil, os primeiros passos são para a parametrização do sistema. Nessa etapa os usuários cadastram todas as vagas abertas, informando os dados básicos, requisitos e objetivos. A ferramenta é acessada via web e não instalada no computador, o que melhora ainda mais o seu desempenho.

A partir disso, o usuário precisa definir e cadastrar as perguntas que os candidatos devem responder (é possível cadastrar até 10 perguntas). Por exemplo: “como foi a sua experiência na última empresa em que trabalhou?”.

Todos os candidatos recebem as mesmas perguntas e gravam as respostas pelo vídeo. Dessa forma, o recrutador tem um parâmetro de comparação eficiente, capaz de selecionar somente os mais capacitados para continuar no processo.

O RH também determina o tempo de resposta do candidato para cada pergunta, sendo o período máximo de 3 minutos. Além disso, outras configurações podem ser definidas como: o candidato pode regravar a pergunta se não gostou da resposta? A gravação será automática, buscando uma resposta mais espontânea, ou será concedido um tempo para ele pensar e pesquisar? 

Para convidar os candidatos é obrigatório o cadastro do nome e e-mail, de forma simples e rápida. Se os dados estiverem em planilha, basta fazer o upload para o sistema extrair os dados e enviar o convite para todos de uma só vez.

O próximo passo é criar um texto de e-mail para os candidatos, podendo deixá-lo cadastrado previamente e utilizá-lo sempre quando necessário. É importante informar o tempo previsto para responder e o link para baixar o aplicativo (Android, IOS ou no computador).

Ao receber o convite, o candidato poderá ler as instruções, clicar no link para baixar o app ou ir para o site, assinar os termos de uso, receber informações iniciais, gravar uma pergunta se quiser testar (somente para se ambientar, a pergunta não será enviada) e realizar a entrevista.

Depois, o profissional receberá 1 pergunta de cada vez, de acordo com o roteiro estabelecido pelo RH. Antes de gravar a resposta ele saberá se pode ou não regravá-la, e o tempo máximo de resposta. Esse processo acontecerá em cada pergunta até a conclusão da entrevista e o envio.

Finalizada essa etapa, o recrutador recebe uma notificação informando que o candidato concluiu o processo. A partir desse momento, o RH tem acesso ao conteúdo do vídeo e poderá assisti-lo quando desejar. Inclusive anotar observações e adicionar notas aos candidatos, fazer comparações e compartilhar o vídeo com os demais gestores, a fim de decidir os perfis mais adequados.

Quando utilizar um software para fazer entrevistas?

Para processos seletivos mais eficientes, um software é importante para mostrar aquilo que o currículo não apresenta. Isso porque um sistema pode auxiliar o RH no esclarecimento de dúvidas referentes à experiência, conhecimento do profissional, um pouco de sua personalidade, além de constatar a veracidade das informações  e contribuir para uma boa experiência do candidato.

Utilizar a entrevista por vídeo como uma etapa adicional no processo seletivo é importante para que somente os perfis mais aderentes à vaga sejam convidados para participar da seletiva presencial e demais etapas, eliminando o tempo gasto com candidatos fora do perfil.

Quais os benefícios do Compleo Vídeo?

A Compleo Vídeo é uma ferramenta capaz de otimizar os processos seletivos e torná-los mais eficientes, podendo ser configurado de acordo com a vaga — com simples manuseio. As vantagens incluem ainda:

  • passo a passo muito bem definido e aplicativo compatível com Android e IOS, que facilita a gravação do candidato, além do acesso via desktop;
  • a entrevista pode ser analisada várias vezes e enviada para outros profissionais avaliarem, inclusive de outras filiais/localidades; 
  • agilidade no processo seletivo com redução do número de entrevistas presenciais; 
  • redução de custos para os candidatos e para a empresa com deslocamentos; 
  • maior alcance e, assim, a possibilidade de entrevistar candidatos que moram distante.

Há também a análise de expressões faciais com o uso da inteligência artificial, que fornece insights das emoções dos candidatos durante a gravação da vídeo entrevista e ajuda o recrutador a ter mais assertividade na triagem. 

Além disso, o recurso de transcrição da entrevista de vídeo para um formato de texto facilita a busca de candidatos por palavras-chave no sistema. O texto pode ser transcrito em 5 idiomas diferentes: alemão, português, espanhol, inglês e francês.

A entrevista por vídeo substitui a entrevista presencial dos candidatos?

A intenção não é essa! A ideia é fazer com que a entrevista por vídeo seja uma etapa complementar do processo seletivo, filtrando os candidatos mais adequados à vaga para que, posteriormente, sejam convidados a participar da seletiva presencial. Assim, é possível reduzir o tempo e custo desperdiçados com profissionais fora do perfil.

A vídeo entrevista apresenta o que o currículo não mostra, como a linguagem, expressões faciais e, caso a vaga exigir fluência em determinado idioma, os testes podem ser feitos pelo vídeo, tornando-se uma etapa eliminatória.

Além disso, profissionais de todos os lugares do mundo poderão se candidatar à vaga e, dessa forma, o RH terá um leque maior de opções, sem aumentar os custos durante o processo. Essa funcionalidade aumenta a visibilidade da empresa e sua marca empregadora.

Quando é necessário fazer uma entrevista presencial?

A entrevista presencial não deve ser excluída dos processos seletivos, mas limitada aos profissionais com aderência maior à vaga. Entrevistar candidatos fora do perfil custa tempo e causa frustração para os envolvidos.

Sendo assim, a entrevista por vídeo permite filtrar essa etapa e auxiliar para que somente os mais adequados sejam entrevistados pessoalmente. Geralmente, essa fase é uma das últimas de um processo seletivo e, portanto, precisa ser a mais eficiente.

Como começar a utilizar o Compleo Vídeo?

O produto atende desde a empresa que está iniciando seu processo seletivo com a vídeo entrevista até aquelas que estão com vários processos em andamento. Isso porque ele trabalha com vídeos ilimitados em qualquer modelo de licenciamento, mudando o plano de acordo com a quantidade de processos seletivos abertos simultaneamente e as funcionalidades do software.

A partir da adesão do Compleo Vídeo, a empresa recebe um treinamento inicial para apresentação da ferramenta e um passo a passo. Além disso, também são disponibilizados materiais explicativos de como utilizar o sistema, que podem ser acessados sempre que necessário.

Se a meta da sua empresa é otimizar os processos de recrutamento e seleção escolhendo os melhores talentos para compor as equipes, entre em contato com nossos consultores. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas e indicar a melhor ferramenta conforme a sua realidade!


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment