Compleo Vídeo: entenda como melhorar o recrutamento online

O processo de recrutamento e seleção depende de modernas ferramentas para ser feito com acerto. Uma das principais é a entrevista por vídeo, pois agrega flexibilidade, eficácia e conforto à contratação. Para tanto, você precisa conhecer o Compleo Vídeo.

Diversas empresas estão modernizando suas práticas de RH. Da seleção de talentos até a análise de desempenho, tudo pode ser feito com o apoio de softwares de ponta. Líderes que não enxergam essa nova realidade perdem qualidade e competitividade, portanto, colocam em risco a saúde das equipes de trabalho e do próprio negócio.

Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o assunto. No artigo de hoje vamos falar do recrutamento online e sobre como o software Compleo pode te ajudar. Boa leitura!

Afinal, o que é o Compleo Vídeo?

Geralmente, as entrevistas de seleção são feitas pessoalmente. No entanto, existem alguns desafios — como as barreiras físicas e a falta de tempo — que tornam a tarefa mais difícil e onerosa do que deveria ser. A tecnologia pode facilitar todo o trabalho.

O Compleo Vídeo é a solução de destaque! Em resumo, consiste em um software de entrevista por vídeo. Ele permite que recrutador e entrevistado se conectem por meio de vídeos em um ambiente virtual, tornando a triagem fluida, agradável e acertada.

Para ficar mais claro, o Compleo Vídeo possibilita ao recrutador definir algumas perguntas que são enviadas para o candidato por meio da ferramenta e ele grava as respostas por vídeo. Logo, as interações podem ser mais frequentes e substanciais.

Algumas funcionalidades dão “brilho” ao software. A análise de emoções com uso da inteligência artificial, a transcrição automática da entrevista para texto e a avaliação colaborativa dos vídeos (é possível compartilhá-lo com outros líderes da empresa).

O software Compleo Vídeo é uma solução para todo o RH e, portanto, para o sucesso do negócio. Ele reduz o número de entrevistas presenciais, mitiga o tempo médio para contratação e elimina custos ligados à triagem. Sendo assim, é uma ótima vantagem.

É possível integrar o Compleo Vídeo e outros sistemas de RH?

Há uma série de tecnologias que são comuns ao RH, como o software de recrutamento e o de análise de perfil comportamental. Para que tenham mais funcionalidade, devem ser integrados a outros sistemas. Agora, o Compleo Vídeo permite essa integração?

Sim! O software de entrevista em vídeo conta com API’s (Application Programming Interface), que facilitam a interação com uma ou mais ferramentas. Assim, o gestor de pessoas pode trocar dados entre dispositivos, fazer análises profundas e sistêmicas.

Outros dispositivos não têm essa mesma facilidade. Objetivando “prender” o gestor de ponta a ponta, só se conectam a softwares do mesmo fornecedor ou de parceiros. Isso, além de afetar a estratégia de gestão de pessoas, gera novos custos à empresa.

Quais as vantagens dessa ferramenta para o RH?

Primeiro, é importante destacar a modernização do setor de recursos humanos. De um setor “à parte”, responsável por demandas burocráticas, para um departamento estratégico, digital e próximo dos candidatos talentosos. No entanto, existem muitas outras vantagens que podem ser observadas, algumas das principais são:

Maior fluidez no processo de contratação

O processo de seleção pode ser mais demorado e estranho que o necessário, em especial quando depende só dos métodos tradicionais. A entrevista em vídeo permite que tudo seja ágil, fluido e funcional, sem perder tempo com filas ou agendas que não são cumpridas em sua totalidade. No fim, RH e candidatos ganham.

Reduz o número de entrevistas presenciais

O curriculum vitae (CV) do candidato nem sempre tem as informações necessárias. Para consegui-las, é normal que o gestor agende entrevistas presenciais — mas isso só demanda mais energia e tempo. O software Compleo Vídeo permite que o talento responda todas as dúvidas em vídeo, sem precisar de novos encontros presenciais.

Reduz o custo de contratação

Uma nova contratação pode custar caro, especialmente quando não sai de acordo com o planejado. O software de entrevista por vídeo permite que o gestor arquitete um processo “enxuto”, com menos etapas e custos operacionais. Também reduz a chance de uma má contratação, mitigando gastos com o turnover de recém-contratados.

Como funciona a instalação?

O software Compleo Vídeo é diferente dos sistemas antigos, que precisavam ser instalados. O sistema de entrevista pode ser acessado por meio de um navegador na internet, como o Internet Explore. Não é necessário nenhum software adicional.

Isso porque o sistema apresenta tecnologia em nuvem, o cloud computing. Todas as informações podem ser acessadas por meio da internet, sem precisar arquivar dados no computador da empresa. Isso gera segurança da informação, além de comodidade.

Por sua vez, o candidato tem a opção de fazer o vídeo da entrevista por meio de um navegador com webcam e microfone ou utilizar os aplicativos do Compleo Vídeo para IOS e Android. Desse modo, pode ter acesso às entrevistas e informações da seleção.

Em resumo, não é preciso de muito trabalho e nem do suporte de um profissional de TI. Após o cadastro, basta acessar o site e começar a usar.

Como funciona a gravação da entrevista online?

O processo é composto por etapas diferentes, da criação do roteiro até a gravação e envio das respostas. Para facilitar o entendimento, definimos um passo a passo.

Em primeiro lugar, por meio do Compleo Vídeo, a gestor de pessoas escolhe a vaga em aberto e cria um roteiro de perguntas para o candidato responder. O gestor pode definir o tempo mínimo e máximo das respostas, aumentando o controle do processo.

Após a criação do roteiro, o recrutador seleciona quais candidatos receberão a entrevista e o texto de e-mail enviado. No corpo do e-mail, será informado como o candidato pode fazer o vídeo, data limite da gravação e outros dados importantes.

Recebido o e-mail, o candidato pode gravar suas respostas utilizando um computador com webcam e microfone. Antes de cada pergunta, o candidato será informado sobre a pergunta em que está (por exemplo, pergunta 1 de 3), qual o tempo para a resposta, se ele pode regravar e se a gravação será iniciada automaticamente.

Alguns minutos após a gravação, o vídeo estará disponível para o recrutador. Ele pode voltar o vídeo sempre que quiser, fazer comentários sobre a entrevista e compartilhar com outros gestores interessados, iniciando um processo mais colaborativo.

Agora você sabe o que é o software Compleo Vídeo e como ele facilita a etapa de recrutamento e seleção de novos profissionais. Ao utilizar tecnologia de ponta, seu processo de contratação poderá ser mais ágil, acertado e estratégico, resultando em vantagens para os candidatos, equipes de trabalho, setor de RH e toda a organização.

Quer saber mais sobre o Compleo Vídeo e conhecer todas as funcionalidades? Aproveite para entrar em contato com um dos nossos especialistas. Vamos lá!


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment