Compleo Vídeo e Compleo ATS: qual escolher?

Imagem de capa do post Compleo Vídeo e Compleo ATS: qual escolher?
Imagem conheça o Compleo

Softwares de RH dão importante suporte a demandas, como atração de candidatos qualificados e triagem. A busca é por reduzir esforços e o tempo em cada tarefa. Em meio a isso, Compleo Vídeo e Compleo ATS são dois softwares dos que mais se destacam.

Ambos são eficientes e entregam um apoio completo na gestão de demandas, especialmente no processo de recrutamento. Para as empresas e gestores de RH, conhecer as funcionalidades desses sistemas é indispensável. Isso ajuda a tomar a melhor decisão por qual usar e ainda a entender como eles se complementam.

Neste post, mostraremos as principais funcionalidades do Compleo Vídeo e Compleo ATS e como eles podem ser úteis à sua empresa. Confira!

O que é o Compleo ATS?

O Compleo ATS é um tipo de sistema bem conhecido no mercado, voltado para a gestão, porém, com um foco específico: o processo de recrutamento de uma empresa. Ele é completo e dá o suporte para otimizar todas as etapas da seleção, desde a abertura e divulgação da vaga até o fechamento, com o talento encontrado.

A ferramenta ajuda o recrutador a otimizar tempo em todas as etapas do processo seletivo. Isso é possível graças às automatizações que o sistema oferece ao ajudar o candidato a avançar nas fases seguintes da seleção.

O melhor de tudo é que as etapas podem ser personalizadas e o processo é amplamente acompanhado. Cada RH só programa as etapas que forem pertinentes ao tipo de processo seletivo utilizado.

Compleo Vídeo e Compleo ATS

Cadastro de vaga

A primeira etapa é, naturalmente, o cadastro da vaga. O software dá suporte para que a descrição tenha os requisitos exigidos e fique bastante clara aos profissionais. Ele também automatiza o disparo e a divulgação em diversas plataformas, obtendo boa visibilidade e atraindo candidatos qualificados.

Aplicação de testes

Após a triagem inicial, feita através de um questionário, o candidato chega até o teste online, se a empresa quiser aplicá-lo, naturalmente. O Compleo ATS permite desenvolver questionários, dispara-os para o e-mail dos candidatos, recolhe as respostas e ainda mensura o desempenho — tudo de forma automatizada.

Entrevista por vídeo

Uma das funcionalidades de maior destaque no Compleo ATS é a entrevista por vídeo. O recrutador define perguntas que serão feitas e, após isso, o candidato recebe por e-mail um link que o direcionará a uma plataforma. Lá, ele visualiza as questões e grava o vídeo com as suas respostas.

O candidato pode usar a câmera do celular, do tablet ou do notebook. Esse processo não é ao vivo. O vídeo com as respostas é gravado e, então, assistido pelo recrutador posteriormente, já que, assim, ele pode fazer uma análise mais profunda do comportamento do candidato.

Esse recurso é fundamental para dispensar a necessidade de entrevistas presenciais, gerando menos custos, garantindo mais tempo para avaliar as reações do candidato e também poder entrevistar pessoas de qualquer lugar do Brasil.

Como funciona o Compleo Vídeo?

Compleo Vídeo e Compleo ATS são sistemas diferentes, mas que têm coisas em comum — justamente a função de entrevista por vídeo. Enquanto o ATS é completo e cuida de todo o recrutamento, o Vídeo tem o foco nessa funcionalidade de enviar as questões e gerenciar o processo de entrevista por vídeo exclusivamente.

A interface do sistema é enxuta e completa, tornando o uso prático e repleto de recursos, mas somente aqueles que são realmente úteis. Isso facilita a adaptação e o uso, que precisa ser o mais simplificado possível, afinal, estamos falando das rotinas do setor de RH, sempre repleto de demandas.

Disparo facilitado para as entrevistas em vídeo

O Compleo Vídeo facilita muito o envio dos convites para entrevistas de vídeo. Se o setor já tem uma lista pronta com todos os contatos, seja gerada por um software, seja gerada pelo Excel, esse mailing pode ser importado direto para o Compleo Vídeo.

A partir dessa primeira etapa automatizada, todas aquelas pessoas recebem o convite diretamente no e-mail, de forma simples. O recrutador terá apenas que fazer a importação dos contatos e, com poucos cliques, enviar a solicitação da entrevista para todos os candidatos que se qualificaram para essa etapa.

Qual a melhor alternativa?

Ao analisar as funcionalidades e a utilidade do Compleo Vídeo e Compleo ATS, fica bem claro entender o que cada um traz e qual é o nível de operação deles. Naturalmente, o Compleo ATS é um sistema completo de gestão de RH, incluindo a entrevista por vídeo, que é o principal foco do Compleo Vídeo.

Decidir por um desses dois é uma ação que cabe a cada empresa, sempre considerando as suas necessidades e o status atual do seu departamento. Naturalmente, se não há nenhum sistema de apoio, o Compleo ATS é a solução mais completa e que atende todas as demandas.

No entanto, é muito comum que as empresas já utilizem um sistema ATS em seu RH, porém, que não tem a funcionalidade de entrevista por vídeo. Nesses casos, contar com o Compleo Vídeo pode ser a melhor decisão, já que ele funcionaria como um software à parte, que ajudaria a tornar a operação completa.

Como torná-los complementares?

Compleo Vídeo e Compleo ATS podem ser sistemas complementares e, na verdade, eles se potencializam quando são utilizados em conjunto. Poucas empresas percebem isso, mas, por exemplo, ter uma entrevista por vídeo apenas facilita o processo, mas não permite fazer uma análise mais profunda do resultado.

Quando as informações colhidas no vídeo são integradas com o ATS, é possível analisar, por meio de dados, o que o comportamento do candidato representou. Essa mensuração é otimizada e a empresa consegue ter uma análise mais profunda, preparando a equipe de RH para a melhor tomada de decisão.

Portanto, contar só com o Compleo Vídeo pode ser, sim, uma solução interessante, desde que a empresa já tenha um outro sistema ATS ou, até mesmo, um ERP que gere todo o negócio e tenha um módulo de RH nele. Assim, a integração possibilita o máximo de desempenho e resultados precisos a partir da entrevista.

Para as companhias que não têm nenhuma solução ainda, o Compleo ATS é completo e ideal. Ele permite que todas as etapas do recrutamento sejam geridas e executadas em um só ambiente.

Compleo Vídeo e Compleo ATS são duas soluções de ponta e que podem ajudar muito uma empresa! Como você viu, diferentes necessidades vão direcionar a opção por um desses softwares.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça melhor as soluções para RH do Compleo!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados