Compleo ATS: entenda como funciona e quais as suas vantagens

O investimento em tecnologia viabiliza a automatização dos processos e proporciona muitos benefícios para as empresas, entre eles o aumento da produtividade, o ganho em agilidade e eficiência, a redução de erros e a melhora na tomada de decisão, por exemplo.

Neste post, vamos mostrar como o Compleo ATS contribui para otimizar rotinas de recrutamento e seleção dentro das empresas. Quer saber como a sua pode se beneficiar com essa solução? Então, continue a leitura e confira agora mesmo!

O que é o Compleo ATS?

O Compleo ATS é um software voltado para as rotinas de recrutamento e seleção e tem como principal objetivo transformar a forma como o RH trabalha seus processos seletivos.

Para que serve o Compleo ATS?

A ideia do sistema é, justamente, otimizar as rotinas de recrutamento e seleção dentro das empresas. Nesse sentido, ele atua a fim de:

  • melhorar drasticamente a execução dos processos seletivos que ainda são realizadas de forma manual (e lenta);
  • reduzir a quantidade de entrevistas presenciais desnecessárias;
  • auxiliar na triagem automática de candidatos, evitando que o recrutador perca muito tempo avaliando quantidades massivas de documentos;
  • transformar testes em papel (difíceis de aplicar e corrigir) em testes eletrônicos com correção automática;
  • eliminar a dificuldade de comunicação com diversos candidatos por meio de envio de e-mails em lotes;
  • reduzir o tempo necessário para cadastrar um documento na ferramenta por meio da extração automática dos dados do documento;
  • eliminar a falta de visão gerencial e possibilitar a criação e o acompanhamento de indicadores de desempenho por meio dos processos gerenciais.

Nesse último caso, vale ressaltar que os relatórios são personalizados com base na realidade e nas necessidades que cada empresa apresenta.

Como funciona o Compleo ATS?

A princípio, é feito o cadastro do fluxo de contratação na sua empresa, ou seja, registram-se as etapas do processo seletivo na ferramenta. O software também auxilia na criação de um questionário de triagem — todas as perguntas feitas ao profissional no momento da candidatura (o objetivo é fazer uma triagem prévia dessas pessoas).

Também é possível cadastrar seus próprios testes com perguntas de múltipla escolha, escolha única ou dissertativas. A correção pode ser feita de forma automática e a solução ainda permite realizar a triagem automática dos candidatos de acordo com a nota obtida nos testes.

Outra funcionalidade que vale a pena citar é a possibilidade de realizar entrevistas por vídeo. Nesse caso, o recrutador cadastra as perguntas que serão utilizadas, as envia para os candidatos, que respondem por meio de um vídeo.

Também é possível realizar operações em lote para a gestão de grande volume de candidatos. Entre elas, estão o envio de e-mails, envio de agenda, mudança de etapa e a solicitação de avaliação.

Outras funcionalidades do software incluem:

  • site “Trabalhe Conosco” personalizado;
  • gestão dos processos seletivos por filiais ou clientes (com o Trabalhe Conosco personalizado para cada um dos perfis);
  • integração com parceiros para a publicação de vagas;
  • extração automática dos dados do documento (diminuindo o tempo necessário para o cadastro);
  • documentos enviados para o e-mail da empresa são automaticamente extraídos e cadastrados na ferramenta;
  • criação de relatórios personalizados e indicadores gerenciais.

Quais são as vantagens de usar o Compleo ATS no recrutamento e seleção?

Tanto para o departamento quanto para as empresas de RH, é possível liberar o acesso do Compleo aos solicitantes e clientes. Por meio desse módulo, eles podem solicitar e acompanhar as vagas, além de avaliar os candidatos.

Essa fase de avaliação pode ser colaborativa, ou seja, ser realizada em conjunto com outros recrutadores ou com a equipe de solicitantes.

O recrutador também pode elaborar perguntas para realizar uma pré-triagem dos candidatos e configurar comportamentos diferentes de acordo com a resposta dada. Uma parte desse processo é feito de forma automática, o que contribui para a redução do tempo gasto no processo.

Além do mais, pode ser feita uma entrevista por vídeo, que é integrada à ferramenta com diversas configurações que possibilitam uma avaliação prévia do candidato, antes mesmo da entrevista presencial.

Outros pontos fortes do sistema:

  • comunicação personalizada com os candidatos, por meio dos e-mails em lote;
  • busca de candidatos por distância do local de trabalho;
  • o processo deixa de ser feito por papel, planilhas ou e-mail (o que contribui para reduzir o tempo, o risco de erros e necessidade de retrabalhos).

Para empresas que não são do segmento de recrutamento e seleção, por que vale a pena investir nessa ferramenta?

Em muitos casos, o RH faz a gestão dos processos seletivos por meio de papel, planilhas e e-mail. Em situações assim, não há histórico dos candidatos que passam por um processo seletivo, se ele já participou em outras ocasiões, como foi avaliado, entre outras coisas.

Além disso, mais de 90% das funcionalidades e vantagens da ferramenta se aplicam para empresas de qualquer segmento que contratam funcionários. É o caso dos questionários de triagem, dos testes, das entrevistas por vídeo, do Trabalhe Conosco integrado, dos filtros de triagem e do e-mail em lote para candidatos, por exemplo.

Ao aderir à ferramenta, um departamento de RH reduz tempo gasto nos processos, trabalha de forma organizada e aumenta a satisfação dos candidatos e clientes internos (solicitantes de vagas).

Quais são os diferenciais da ferramenta?

Existem alguns diferenciais que o software Compleo ATS oferece em relação a outras ferramentas disponíveis no mercado. São eles:

  • software de vídeo de entrevista integrado à solução;
  • várias opções para automatizar o processo seletivo e se comunicar com milhares de candidatos;
  • diversas opções de personalização da ferramenta, de forma que ela fique aderente aos processos de trabalho das empresas;
  • possibilidade de cadastrar seus testes dentro da ferramenta e triar automaticamente o candidato de acordo com as respostas

Como contratar o Compleo ATS?

A contratação do software pode ser feita por meio de um plano mensal ou anual (com desconto). Na maioria dos casos, não há custos de setup e a dependência de uma área de TI da empresa é muito baixa — dependendo da situação, ela chega a ser desnecessária.

O investimento no software Compleo ATS é bem vantajoso e transforma a gestão dos processos de recrutamento e seleção, mesmo para as empresas que não têm essa atividade-fim do negócio. Isso quer dizer que qualquer organização que gerencie rotinas de contratação de colaboradores pode se beneficiar dessa ferramenta.

Quer entender melhor por que sua empresa precisa contar com uma solução como essa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com um de nossos especialistas!

Gestão de RHPowered by Rock Convert

About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment