Como você mede o retorno de sua divulgação de vagas?

Imagem de capa do post Como você mede o retorno de sua divulgação de vagas?
Imagem conheça o Compleo

Achar bons candidatos requer um bom trabalho de divulgação de vagas, mas onde fazer isso?

Atualmente existem diversos canais nos quais é possível divulgar uma oportunidade de emprego e atrair candidatos. São sites especializados em recrutamento como a Catho; Infojobs, Indeed, entre outros. Além deles existem as redes sociais, sendo algumas o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Considerando todos os meios disponíveis de divulgação, é preciso mensurar qual é o mais vantajosos para o seu processo de recrutamento e seleção. Por isso, além de conhecer bem os canais de divulgação de vagas é preciso considerar o ROI do recrutamento, ou seja, o retorno que cada um proporciona.

Existem diferentes maneiras de fazer esse acompanhamento e descobrir qual é o mais vantajoso. Confira como fazer.

Analise o número de candidatos por vaga

Quando se trabalha com um software de recrutamento como o Compleo ATS é fácil contabilizar o número de candidatos para cada vaga. Ele organiza as candidaturas conforme a vaga selecionada e contabiliza quantas foram.

O recrutador pode acompanhar esse número por hora ou diariamente. Assim, ao chegar a um número estipulado pode começar a dar andamento a próxima etapa do processo seletivo. O melhor é que esses dados são apresentados de forma simples, não sendo preciso confeccionar nenhum tipo de relatório, pois, o sistema faz isso e forma automática.

Saiba de onde os candidatos vieram

Muito mais do que saber o número de currículos recebidos para uma vaga é preciso conhecer a sua procedência. Imagine divulgar uma oportunidade em 10 canais diferentes, entre redes sociais, página da empresa e sites de vagas.

Deve-se saber exatamente o número ou percentual proveniente de cada canal. Isso permite identificar quais são os que dão mais retorno. É possível que haja diferença entre eles conforme o perfil de vagas.

Por exemplo, uma vaga de gerência pode atrair mais candidatos se divulgada no Linkedin, já a vaga operacional pode dar maior retorno em um site como o Indeed. Esse acompanhamento deve ser feito para que no futuro se invista no canal certo.

O Compleo ATS apresenta esses resultados, permitindo que se analise por meio de gráficos e planilhas quais são os canais mais vantajosos para divulgação de vagas.

Mensure o aproveitamento de candidato por canal

Imagine, por exemplo, divulgar um vaga no Facebook e receber 1.000 currículos por esse canal. Simultaneamente se divulga a mesma vaga na Catho e recebe 100 currículos. Em um primeiro momento o que se imagina é que é mais vantajoso divulgar no Facebook, uma vez que ele traz mais retorno.

Porém, após fazer a triagem dos currículos, utilizando filtros de perfil do Compleo ATS, nota-se que a Catho proporcionou um melhor retorno. Isso porque dos 100 currículos recebidos 40 estavam dentro do perfil contra apenas 20 do Facebook.

Como o Compleo ATS faz toda a gestão do candidato, desde a candidatura da vaga até a contratação, é possível fazer esse comparativo por meio de gráficos. O que inicialmente parecia ser mais vantajoso pode não ser, quando analisada uma etapa mais avançada do processo seletivo.

Calcule o ROI do recrutamento

Apesar de existirem diversas ferramentas gratuitas para a divulgação de vagas algumas ainda são pagas. Isso não é nenhum problema se o retorno sobre o investimento compensar.

Além de pagar para divulgar a oportunidade é preciso contabilizar a mão de obra do recrutador, espaço para entrevistas e outros custos associados ao processo seletivo. Com base nos custos é que se descobre se o canal escolhido proporciona um bom retorno ou não.

Um canal que retorna currículos com o perfil de vagas adequados costuma ter um ROI maior do que aquele que não apresenta bons candidatos. É preciso cruzar as informações apresentadas pelo Compleo ATS em relação aos perfis selecionados de cada canal com os custos para calcular esse valor.

Agora que já sabe como medir o retorno das suas vaga de recrutamento e seleção, não é mais preciso ter gastos elevados. Com o Compleo ATS se tem os dados apresentados em forma de gráficos e planilhas para trabalhar. Assim, se analisa quais são os canais de divulgação de vagas que proporcionam um melhor retorno e pode-se gerenciar o tempo investido em cada um.

Se deseja conhecer como o Compleo ATS apresenta essas informações, visite o site e saiba mais.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados