Como um software de gestão de RH otimiza o trabalho do time?

Imagem de capa do post Como um software de gestão de RH otimiza o trabalho do time?
Imagem conheça o Compleo

A área de RH está preparada para se beneficiar das tecnologias emergentes mais do que nunca. Hoje em dia, algo que está cada vez mais comum é a utilização de um software de gestão de RH, podendo ajudar as empresas a melhorar os sistemas de gerenciamento de talentos, auxiliando com melhores registros dos colaboradores e otimizando as práticas de contratação.

Muitas empresas, independentemente do porte ou setor, já fizeram o “salto” na automação de sistemas de RH. Para aqueles que ainda não fizeram essa transição, as seguintes práticas são algumas das razões pelas quais o software de gestão de RH pode ser algo extremamente benéfico para sua empresa. Confira!

1. Economia de espaço e aumento da organização

Uma coisa que os sistemas de RH praticamente garantem é a economia do espaço nas empresas. Eliminar ou minimizar os registros em papel elimina a necessidade de extensos sistemas de arquivamento e grandes áreas de armazenamento, o que pode, por sua vez, poupar o dinheiro da sua empresa em aluguel e utilitários.

Quando os registros são mantidos em um sistema automatizado, torna-se muito mais fácil organizar e recuperar as informações necessárias. Os sistemas de RH podem ajudar a melhorar sua organização, dependendo dos sistemas existentes e dos recursos do software. Por isso, é muito importante analisar de quais funcionalidades sua empresa necessita mais.

2. Agilidade no compartilhamento de informações

Os sistemas de RH podem possibilitar que empregadores ou gerentes compartilhem informações com toda a organização em um clique. Se sua empresa investe em comunicação interna com seus funcionários, essas informações podem ser acessadas a partir de qualquer lugar a qualquer momento.

Uma das funções interessantes do software de RH, é a possibilidade de criar ambientes virtuais de comunicação, ajudando a eliminar inconsistências ao compartilhar informações preciosas sobre mudanças processuais e outras notícias da empresa.

3. Quebra de barreiras geográficas

Para as empresas que operam em diferentes cidades, um sistema de RH pode ajudar os funcionários e gerentes a se comunicarem a partir de seus smartphones e participarem de conferências on-line, por exemplo. Dependendo do setor da empresa, pode ser possível se comunicar completamente on-line e contratar funcionários qualificados sem nunca precisar viajar ou fazer o deslocamento do colaborador.

O software de RH também pode ajudar a estabelecer uma maior consistência em sistemas e padrões quando existem inúmeros locais da empresa em uma grande área geográfica.

4. Facilidade de acesso e praticidade

À medida que a força de trabalho se torna cada vez mais dinâmica, os softwares de RH se desdobram para atender as diferentes maneiras como os funcionários se conectam entre si. O design responsivo e a otimização móvel estão dominando os ambientes empresariais, implementando diariamente novos aplicativos online, testes de seleção virtuais, entre outros.

As empresas estão se esforçando para fornecer acesso aos funcionários por meio de dispositivos móveis. Essa tendência tende a continuar evoluindo, porém é importante considerar os recursos que serão oferecidos, a mecânica do processo de comunicação e a interface que será criada para os funcionários.

5. Incentivo a um ambiente mais colaborativo

Outra grande funcionalidade de um software de gestão de RH diz respeito as plataformas de comunicação entre os colaboradores. Elas auxiliam na hora de reunir e compartilhar informações importantes, reforçando as iniciativas de comunicação no local de trabalho.

Além disso, essas plataformas facilitam um processo colaborativo, incentivando o trabalho em equipe e a inovação. O RH provavelmente se beneficiará de tal colaboração, já que os funcionários ficam cada vez mais envolvidos no processo.

6. Otimização da tomada de decisões

Com a ajuda de análises e relatórios de dados, os gerentes podem otimizar a tomada de decisões em muitas áreas. Um software de gestão de RH podem ajudar os gerentes a determinar quando e quem contratar e quais serão os melhores métodos para o desenvolvimento dos funcionários.

Além disso, eles também podem ajudar os gerentes a determinar como aumentar a produtividade e melhorar os sistemas de acompanhamento, embora isso requeira habilidades de análise, bem como o acesso à informação.

7. Melhora no uso do capital humano

O software de RH torna o trabalho dos profissionais de RH muito mais eficientes. O pessoal de RH não precisa gastar tempo escrevendo e arquivando informações de funcionários e pesquisando arquivos para responder a perguntas ou fazer alterações. Com informações fáceis de acessar e disponíveis em um só lugar, os profissionais de RH têm mais tempo para se dedicar a empreendimentos que realmente beneficiem a organização.

Entre esses novos focos, pode-se citar uma busca constante pelo gerenciamento efetivo da cultura da empresa, além de novas maneiras de incentivar o feedback entre os funcionários. A utilização dessas tecnologias permitirá que os gerentes de RH avaliem as tendências do mercado e saibam como aplicá-las conforme a necessidade da empresa.

8. Aumento da eficácia do gerenciamento de desempenho

O gerenciamento de desempenho pode ser alterado de um processo de avaliação para, por exemplo, uma sessão de feedback diária ou semanal em que os gerentes realmente descobrem como um funcionário está progredindo e usam informações para efetivamente desenvolver o colaborador.

Os sistemas de RH facilitam a obtenção de feedback de várias fontes para que se possa criar uma visão holística e, ao mesmo tempo, profunda de cada colaborador. Com essa informação, os gerentes podem desenvolver os funcionários de forma mais focada, fornecendo conselhos específicos e sugerindo sistemas de treinamento que serão de grande benefício para ambas as partes.

9. Aceleração de quase todos os processos

Como você pôde perceber, um software de gestão de RH pode agir em diversas esferas e áreas. De maneira geral, são de grande ajuda para integrar informações e dados, economizando tempo dos colaboradores e evitando retrabalhos.

O grande benefício é a diminuição de erros processuais, pois as informações são cruzadas e analisadas por um software que não deixa passar erros comuns do ser humano.

À medida que o papel do RH continua a mudar, a adoção de tecnologias provavelmente continuará a evoluir para atender às necessidades do RH e, claro, das empresas. O envolvimento dos funcionários e a gestão de dados direcionarão a adoção de novas tecnologias nos próximos anos e redefinirão o papel do RH em um ambiente empresarial de constante mudança.

Depois de aprender mais sobre os benefícios de usar um software de gestão de RH, que tal descobrir como ter uma equipe de recrutamento imbatível? Acesse o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »