Como um software baseado em ATS pode gerar resultados para sua empresa

Imagem de capa do post Como um software baseado em ATS pode gerar resultados para sua empresa
Imagem conheça o Compleo

Já mostramos algumas vezes em nossos cases, o que um bom software  baseado em ATS pode fazer pelas empresas que trabalham com recrutamento e seleção. O Compleo ATS, por exemplo, auxilia nas etapas de gerenciamento e processo de escolha e contratação, de uma forma muito simples e eficiente.

Neste post, vamos explorar os resultados que cada empresa conseguiu ao adotar o software de recrutamento e seleção, mantendo o foco em dois aspectos essenciais, como veremos a seguir. Confira!

Produtividade e gestão

A escolha do software possibilitou a melhoria em dois principais pontos importantes em um processo de recrutamento e seleção:

  1. Aumento da produtividade pelo uso das diversas funcionalidades do software.
  2. Melhoria da gestão dos processos seletivos devido ao acompanhamento da operação e informações gerenciais sobre a operação.

Como ficou isso, na prática?

Recruteme: Aumento de Produtividade e redução e custos

A empresa de recrutamento Recruteme eliminou os processos manuais e ampliou em 40% o número de posições preenchidas mensalmente. Você pode conferir isso aqui!

A busca da redução de custos e aumento na produtividade levou a empresa a contratar o Compleo ATS (Applicant Tracking System).

O software permitiu oferecer aos clientes a transparência necessária para que eles pudessem acompanhar todas as etapas do recrutamento de forma clara e simples.

Antes da adoção da nova solução, os clientes sabiam que estavam entrevistando para determinada posição, mas não tinham grandes detalhes sobre ela. Hoje, a equipe responsável consegue mapear todo o processo.

Quem não sabe como rastrear todas as etapas sente na pele o quanto o processo de recrutamento pode se tornar “doloroso e cansativo”. Contar com uma ferramenta que auxilie nesse quesito, portanto, é muito importante.

Actionline: Melhoria da Gestão de Processos

A Actionline é uma multinacional argentina com mais de 2.500 funcionários no Brasil. A empresa presta serviços de call center para organizações líderes em seu segmento no país e pertence a um dos maiores grupos de serviços de comunicação de marketing da América Latina, o WPP.

A empresa vivia um desafio constante, comum no mercado de call center. Pelo fato de o setor ampliar ou diminuir as equipes de atendimento segundo a demanda por novos projetos, isso exige excelência na gestão e contratação de atendentes.

Com o software Compleo ATS, a Actionline conseguiu aumentar a captação de currículos em 70%, reduzindo pela metade o número de entrevistas pessoais e integrando o anúncio às redes sociais.

Segundo os responsáveis, antes do Compleo ATS, o controle do recrutamento e seleção era feito em planilhas em Excel, mas elas não permitiam nenhuma integração entre os cargos e as redes sociais. No entanto, atualmente com o software, assim que se publica a oferta, o Compleo ATS replica automaticamente para todas as redes sociais da empresa.

Outros fatores de impacto de um software baseado em ATS

Além dessas questões específicas para as empresas apresentadas, um software desse tipo, como é o caso do Compleo ATS, apresenta outras vantagens que ajudam na consolidação de resultados.

Ter atenção a esses pontos faz toda a diferença para selecionar a opção correta e mais adequada para os processos de seleção do seu empreendimento.

Dentre as outras vantagens, estão:

Recursos customizados

Cada processo de seleção e recrutamento tem as suas próprias especificidades. Além de tal aspecto variar de acordo com o tamanho e a atuação da empresa, também é diferente para cada posição que será preenchida.

Por isso, não faz sentido utilizar uma solução que seja única e que, ao atender a todos de uma só forma, não atende a ninguém. É por isso que um software baseado em ATS possui recursos customizados, de modo a criar fluxos específicos e altamente direcionados.

O Compleo ATS, por exemplo, permite a elaboração de um fluxo de contratação que é totalmente personalizado, adequando-se ao que faz sentido para o seu empreendimento.

Segurança de dados

Imagine receber as informações de centenas de candidatos e, da noite para o dia, ver todos esses dados perdidos.

Nessa situação, são grandes as chances de perder, definitivamente, o candidato que seria a melhor opção — afinal, ele pode não ser atingido novamente e, com isso, não se inscrever.

Além de tudo, o comprometimento da disponibilidade e da confiabilidade de informações gera prejuízos de produtividade. Com a necessidade de refazer toda a divulgação, o resultado será o aumento no tempo para a contratação e a elevação dos gastos.

Por outro lado, contar com uma opção que tenha segurança de dados é fundamental, como camadas de criptografia e proteção. Além disso, o uso de uma solução na nuvem e do tipo SaaS é especialmente útil.

Caso haja qualquer problema com o local de uso da ferramenta, é possível recuperar facilmente os dados da nuvem.

Capacidade de escalar o processo

Quanto mais caro é um processo, menos escalável ele é. Já que é preciso mover muitos recursos, o negócio perde a capacidade de replicá-lo em alto volume, pois não possui o que é necessário para essa execução em massa.

Isso tem tudo a ver com um software baseado em um ATS porque ele ajuda, justamente, o processo de seleção a ficar escalável. Pelo fato de ser mais rápido, menos complexo e menos oneroso, o efeito é que dá para contratar em maior volume sem precisar aumentar os gastos na mesma medida.

Com a ajuda do Compleo ATS, os empreendimentos têm sucesso, portanto, em conseguir preencher um número maior de posições, tornando tudo mais barato.

Atuação colaborativa

Estando na era da colaboração, faz sentido que o recrutamento atue da mesma forma. Para permitir isso, a tecnologia dos softwares também visa a oferecer a colaboração como uma ferramenta.

No caso do Compleo ATS, isso vem, em primeiro lugar, na forma de divulgação nas redes sociais. Assim, dá para expandir o alcance utilizando o engajamento de outras pessoas.

Entretanto, dá para ir além. Há ferramentas para a avaliação do candidato por várias pessoas, ajudando na análise de parâmetros e consideração de fatores, afinando o processo para o futuro.

Ocorre, também, a melhoria quanto à gestão de indicações e referências. A partir disso, fica mais eficiente e dinâmico fazer contratações que são, de fato, as melhores.

Mais vantagens

Além dessas vantagens específicas, quem adota um software de recrutamento e seleção como o Compleo ATS pode contar com recursos como:

  • telas de fácil navegação e uso que simplificam o dia a dia dos recrutadores, principalmente aqueles que trabalham com volume e pouco tempo;
  • integração com portais do mercado que ajudam a divulgar ainda mais;
  • ferramenta de testes integrados aos processos seletivos;
  • ferramentas que conseguem gerar compartilhamento do processo entre os próprios funcionários de forma a envolvê-los em indicações e referências que ajudam a trazer candidatos mais qualificados, entre outros.

Em relação à melhoria no processo de gestão, considere também:

  • definição de um workflow para o processo seletivo para obter uma visão de funil;
  • informações centralizadas em um único lugar;
  • gestão dos canais de divulgação para otimização do investimento com anúncios;
  • visões dos números sobre os processos e analistas de recrutamento.

Assim como a Recruteme e a Actionline, diversas outras empresas estão adotando um software baseado em ATS e garantindo melhoria em seus processos de recrutamento. Se você também quer elevar a eficiência de seus processos de recrutamento e seleção, entre em contato com um especialista e solicite uma demonstração gratuita.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados