Como um ATS pode gerar valor para uma equipe de RH

Um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos é recrutar e selecionar pessoas que se encaixem no perfil das vagas. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, 92% dos recrutadores consideram um desafio recrutar pessoas no Brasil.

E na prática, como isso afeta a rotina do setor de Recursos Humanos de uma empresa?

São muitos os desafios no processo de recrutamento e seleção: é preciso gerenciar a equipe de recrutadores, fazer triagem dos currículos, acessar os canais de busca, entrar em contato com os candidatos, aplicar as entrevistas e os testes e, finalmente, acertar na contratação – tudo dentro de um prazo estipulado.

Um aliado indispensável para um processo de gestão de RH estratégico é o uso da tecnologia. É por essa razão que um software de Recrutamento e Seleção conhecido como ATS pode facilitar – e muito – o gerenciamento dos processos da área de RH.  Quer saber mais? Confira a seguir como um ATS pode gerar valor para o setor de Recursos Humanos.

Ganho na produtividade e economia de tempo

A sigla ATS, do inglês Applicant Tracking System, que pode ser traduzida livremente como sistema de rastreamento de candidatos, refere-se a um software de Recrutamento e Seleção que automatiza todo o processo, ajudando a identificar os gaps que geram atraso na entrega das demandas e ainda auxilia a equipe no processo de tomada de decisão.

Automatizar o processo significa melhorar a produtividade e ganhar tempo com algumas ações. Vejamos:

  • Praticidade na divulgação: um sistema de rastreamento de candidatos possibilita que você divulgue as vagas simultaneamente em mais de um canal de comunicação, atraindo mais candidato em menos tempo.
  • Simplificação na busca de candidatos: se as vagas são divulgadas em diferentes canais,  como sites de busca, redes sociais e e-mail, a ferramenta possui recursos de pesquisa rápidos e eficientes para buscar candidatos no próprio banco de dados – você encontra tudo em apenas um lugar.
  • Ganho de tempo com as entrevistas por vídeo: uma das etapas com maior tempo despendido é a fase das entrevistas; o gap vai desde o não comparecimento dos candidatos até a falta de perfil para a vaga. Com o recurso das entrevistas por vídeo, você pode fazer uma pré-entrevista e identificar se aquele candidato preenche os requisitos básicos da vaga.
  • Ganho de tempo com o autocadastro: produtividade e agilidade no processo com o uso do recurso do autocadastro do candidato, onde ele mesmo preenche as informações.

Maior controle do processo seletivo

Um ATS proporciona uma visão mais precisa e detalhada do trabalho e do que cada um da equipe de recrutamento deve fazer, permitindo uma gestão mais assertiva e melhor aproveitamento do tempo.  Através de dados estatísticos de informações anteriores, a equipe saberá qual a necessidade interna para cada etapa do processo seletivo, permitindo que a gestão atue de forma antecipada, inclusive prevenindo possíveis problemas no cumprimento de prazos.

O software também disponibiliza recursos para gestão de agendamento, presença nos processos seletivos, provas e avaliações comportamentais.

Mais assertividade para o recrutador

Com o histórico de informações em mãos possibilitado pela ferramenta, o recrutador sabe qual é a média de currículos que precisa receber para preencher o volume de vagas a partir de dados estatísticos de processos seletivos feitos anteriormente. É possível ainda saber em quais canais (redes sociais ou sites de emprego) as candidaturas tiveram um maior volume. Junte a isso a função da ferramenta que ajuda a avaliar o melhor perfil de candidato para a vaga. Assertividade aqui parece ser a palavra exata.

Processo transparente

Os sistemas de gestão de Recrutamento e Seleção ainda possibilitam maior transparência no processo de seleção, melhorando a comunicação entre cliente e empresa, pois permite que o cliente acompanhe todas as etapas do processo, acessando as informações através de um portal do cliente.

Ficou com alguma dúvida sobre como um ATS pode gerar valor para o setor de Recursos Humanos? Deixe um comentário no espaço abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco.


About

Leave Comment