Como ter uma equipe de recrutamento imbatível

Muitas empresas preocupam-se em adotar as melhores estratégias de recrutamento para que as contrações sejam cada vez mais assertivas, levando em conta a sua cultura e modelo de negócio e o perfil dos candidatos selecionados.

Mas será que adotar essa postura é o suficiente para que as equipes trabalhem para o crescimento dos negócios ou é apenas um dos processos de uma estrutura mais complexa e que demanda outros cuidados?

Antes de exigir dos recrutadores os melhores resultados, é preciso escolher e formar os melhores profissionais para compor o time, e essa pode não ser uma tarefa simples. Quer saber como montar uma equipe de recrutamento imbatível? Confira.

Leve em conta a cultura da empresa para escolher entre os perfis

Durante o recrutamento para trabalhar no RH, um grande erro é definir por contratações analisando a experiência do candidato de forma isolada. É preciso identificar o perfil do profissional levando em consideração o cenário no qual ele vai desempenhar as suas funções, ou seja, em uma cultura e diretrizes previamente instaladas. Deve haver uma sinergia entre as competências do candidato para exercer o trabalho de recrutamento e o modelo de negócios.

Levar em conta essa análise é essencial para evitar os gastos com desligamentos prematuros  e a rotatividade de funcionários neste setor, que é tão importante para a operação de RH da empresa.

Ofereça planos de carreira

Além da função clara do trabalho, o profissional, principalmente o de recrutamento, precisa enxergar um porquê de estar desempenhando seu papel em uma determinada empresa. Para o empreendedor, isso significa muni-lo de razões para que ele não procure outras oportunidades, porque o que é dado a ele vale a dedicação para a construção de uma carreira sólida.

Uma das formas de oferecer isso ao funcionário é com planos de carreira estabelecidos, que levam em conta os seus objetivos pessoais, as expectativas da empresa em relação ao profissional e o caminho para que ambos sejam conquistados.

Invista em treinamentos e cursos de capacitação

A capacitação da equipe de recrutamento é, antes de tudo, um investimento na saúde da sua empresa. Tendo os melhores analistas de RH, as outras áreas, por consequência, também vão sofrer impactos positivos, com a seleção de candidatos mais bem preparados e com perfis alinhados com a cultura da empresa.

Além disso, quando a empresa oferece treinamentos e cursos para os seus funcionários, eles se sentem parte de um todo e valorizados por ela apostar nas suas competências e no seu desenvolvimento profissional. Ou seja, essa é mais uma forma de manter o time de recrutadores motivados, vestindo a camisa da empresa e ajudando os negócios a prosperarem.

Repeite a individualidade de cada profissional

Uma equipe de recrutamento imbatível não é formada por profissionais perfeitos, aliás, é exatamente o oposto. O grande segredo para montar uma equipe bem estruturada é, antes de tudo, entender e respeitar a individualidade de cada profissional, com seus pontos fortes e fracos. O que faz os seus recursos humanos ser verdadeiramente um time é ter perfis de funcionários que, desempenhando suas funções, complementam uns aos outros, trazendo, dessa forma, mais consistência e resultados expressivos para a área de RH.

E na gestão da sua empresa, quais as estratégias adotadas para ter uma excelente equipe de recrutamento? Conte pra gente pelos comentários!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment